OlliOlli World

Foram muitos os jogos da franquia OlliOlli, todos eles em 2D e com grande sucesso devido à sua jogabilidade de fácil aprendizagem mas difícil de dominar, para além de ter sido sempre viciante mesmo para aqueles que não são fãs do género. Agora, o mais recente título OlliOlli World chega em 3D mas mantendo a jogabilidade tão característica da série num plano 2D e sim, o vício continua!

Tudo começa com uma narrativa bem bizarra, personagens cheias de fantasia e um mundo com um design único e colorido como nunca antes visto na série. Há uma história que servirá de pretexto para todo este novo mundo de OlliOlli, como dito antes, sempre muito bizarro mas sempre muito divertido e hilariante com as tais cores vibrantes que dão vida a este novo jogo.


É natural que inicialmente, os níveis são mais básicos e os próprios controlos aparentem ser coisas simples mas, com a progressão dos níveis, os obstáculos começam a ser mais impiedosos e as habilidades começam a ter de ser mais afinadas, tanto que o jogador pode acabar por ficar meio confuso com tanto salto e truques para realizar e cortar a meta final. No entanto, tem algo que falta a muitos jogos, a verdadeira diversão, que é um ponto extremamente importante nos dias de hoje combinando com a originalidade. OlliOlli World faz esse trabalho lindamente e mesmo com o aumento da dificuldade dos níveis, o jogador nunca se sentirá frustrado com cada queda, aprendendo assim com os erros e o timing dos saltos.

Como dito, o design dos níveis e personagens é um dos pontos fortes, com isto, à medida que o jogador termina os níveis, vai obtendo mais acessórios para personalizar a sua personagem, o mais engraçado é mesmo os ecrãs de carregamento apresentarem sempre personagens de jogadores e as suas personalizações, por isso personalizem o vosso personagem com o maior estilo pois ele será visto por todos os jogadores no mundo.

  
Os níveis são incríveis, os cenários completos de animações, uma velocidade sem quebras, é um jogo fluído e podem ainda contar com caminhos alternativos com mais obstáculos em cada nível, isto no caso de desejarem um desafio ainda maior. Existem side quests que obrigam o jogador a pontuar um determinado número de pontos num determinado tempo, estes níveis não são tão divertidos pois trata-se de uma pista em loop, que perde toda a piada do jogo e a própria adrenalina que é sentida nos níveis da campanha.

A ideia é realizar combos de truques para obter o máximo de pontos possível, isto para contar no ranking mundial como também obter acessórios, basta impressionarem os vossos colegas skaters que surgem na campanha ao efetuar truques/metas que eles impõe ao jogador. Pode parecer complicado conhecer os truques possíveis de realizar mas para tal, existe um menu que vos apresentará todos os truques normais e especiais para que possam realizar os truques pretendidos e exigidos pelos colegas e acreditem, existe mesmo muitos, no entanto apenas alguns serão apresentados no inicio do jogo para ter algum conhecimento, depois disso, o jogador estará por sua conta e terá de tentar realizar o máximo de truques possível e claro, impressionar os colegas com a sua variedade, desde os grinds aos flips.


 
São 5 zonas repletas de níveis para completar, uma campanha que durá por volta de 4 horas mas que tem muito mais para oferecer, há imensos desafios para completar, isto sem contar com a conclusão de todos os níveis na pontuação máxima, tudo isso acaba por ser bem mais desafiante que a campanha, daí o jogador ter realmente paciência e gosto em ultrapassar todos os desafios.

O modo online servirá para competir com todos os jogadores que adquiriram OlliOlli World e tentar bater os recordes uns dos outros e um gerador de níveis aleatório que obriga a todos a jogar com a máxima concentração pois será sempre uma novidade e os obstáculos desconhecidos tornam a experiência ainda melhor.


OlliOlli World é decididamente um escape à realidade e o bilhete de entrar num mundo bizarro e colorido com uma brisa de liberdade e adrenalina que deixará os jogadores felizes e viciados ao longo dos percursos vibrantes que o jogo oferece.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 5, gentilmente cedido pela Private Division.

Latest in Sports