Loco Motive


Com saudades de uma experiência retro point-and-click? Loco Motive é um título de aventura desse estilo com influências dos clássicos do género. Refiro-me a títulos como Monkey Island, um dos meus favoritos, mas com uma pitada de mistério à la Agatha Christie, ou toda a aventura não se passasse num comboio, com uma história focada em descobrir o autor do assassinato de uma magnata chamada, Lady Unterwald. Desenvolvido pelo estúdio Robust Games e publicado pela peculiar Chucklefish, este jogo apresenta-se com um aspeto gráfico super interessante, animações de se lhe tirar o chapéu, e está cheio de humor, intriga e puzzles.

A história desenrola-se a bordo do Reuss Express, um luxuoso comboio onde ocorre um assassinato misterioso, justamente no momento em que estava a ser lido o testamento que indicaria quem herdaria toda a fortuna de Lady Unterwald. O jogador interpretará três personagens diferentes: Arthur Ackerman, o advogado da magnata, que tinha uma relação muito próxima com ela; o agente secreto Herman Merman, com o seu bigode e personalidade excêntrica; e a detetive amadora Miss Winters. Cada uma destas personagens oferece uma perspetiva distinta sobre o acontecimento principal, com habilidades únicas, o que enriquece a narrativa e adiciona profundidade às interações.

Toda a aventura está repleta de reviravoltas engraçadas, complementadas por voice acting que encaixa na perfeição e dá vida a todas as personagens, até mesmo às secundárias.


A ambientação é perfeita para os fãs de mistério: o cenário, embora passado dentro de um comboio, é muito bem conseguido, com detalhes peculiares em cada nova carruagem. O elenco excêntrico de personagens e o tom cómico transformam esta numa experiência leve e refrescante a cada novo capítulo.

Infelizmente, deparei-me com alguns problemas. É importante salvar o progresso frequentemente, já que o jogo não o faz automaticamente. Aconteceu-me por algumas vezes que, após clicar numa personagem para avançar na história, o jogo parou subitamente, como se as personagens tivessem ficado congeladas no tempo. Quando isso aconteceu, todo o progresso feito até então não tinha sido guardado, o que obrigou-me a repetir algumas secções do jogo.


Loco Motive adota a mecânica clássica dos jogos de aventura point-and-click, ou seja, explorar o cenário, colecionar objetos, recolher informações através de conversas com personagens e resolver puzzles ao longo do caminho. É interessante notar que, ao jogar no computador, é possível usar as teclas para movimentar a personagem, mas será necessário usar o rato para interagir com o ambiente.

O design dos puzzles é criativo e desafiante na medida certa, embora com algumas caminhadas para trás e para a frente. Na minha opinião, os diálogos são um dos pontos fortes, bem escritos, com humor que, na maior parte das vezes, me arrancou um sorriso ou até uma gargalhada genuína.


Como acontece frequentemente em títulos do género, algumas resoluções de puzzles podem parecer um pouco ilógicas. Apesar disso, em Loco Motive, esses momentos são raros e bem diluídos. Os momentos de "click" em que se encontra a solução para os puzzles não demoram muito tempo. É necessário ter alguma astúcia para chegar lá, mas não se torna imensamente difícil. Para os jogadores que se sintam perdidos, é possível pedir uma pista na cabine telefónica presente no comboio, numa clara referência ao telefone na floresta de Monkey Island.

Embora seja possível ter uma boa história sem um aspeto gráfico apelativo, quando ambos estão alinhados é quase mágico. E é exatamente isso que acontece com Loco Motive, onde tudo encaixa no sítio certo. A atenção ao detalhe na ambientação e nas animações das personagens é sublime. O estilo gráfico combina na perfeição com a vibe nostálgica do jogo, e a música, com melodias de jazz e um toque de mistério, cria a atmosfera certa para cada momento.


Loco Motive é uma experiência adorável que brilha ao combinar mistério e comédia com a nostalgia dos jogos point-and-click. Captura na sua essência a vibe dos clássicos do género, respeita o tempo do jogador e apresenta uma personalidade própria. Para os fãs de narrativas envolventes, personagens engraçadas e puzzles inteligentes, esta é uma aventura que merece estar debaixo de olho.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Chucklefish.

Latest in Sports