Is this game trying to kill me?
A demo deste jogo foi um daqueles tesouros escondidos que encontrei no último Steam Next Fest. A razão pela qual carreguei no botão para a descarregar é meio hilária, foi apenas e só por causa do nome dele pois desconhecia por completo a existência do jogo e nem nunca sequer tinha ouvido falar do estúdio que o desenvolveu (Stately Snail). Composto apenas por 2 pessoas, o estúdio Stately Snail tem vindo a lançar "puzzle games" desde 2015, muitos deles de pouca duração e dá-me ideia que pelo paupérrimo número de análises que os seus jogos têm na Steam (que até são por norma bastante positivas), não há muita gente a saber que esta malta existe.
Is this game trying to kill me? é o típico "escape room" repleto de puzzles onde o objetivo principal é, claro está, escapar de uma cabana isolada do mundo, cheia de armadilhas e envolvida numa atmosfera sombria típica dos jogos de suspense e terror.
O jogo começa com a nossa personagem dentro dessa mesma cabana, sem saber bem como foi lá parar e no meio dela esta um velho computador desligado. Assim que pomos esse computador a trabalhar aparece o dono desta moradia com um ar de quem já deve vários anos à cova dando-nos a conhecer que a única maneira de sair dali é jogando e passando um videojogo. Fácil de adivinhar será o facto de que, ao acontecer precisamente o contrário desta premissa, o nome deste jogo começa rapidamente a fazer sentido.
Nada melhor que partir para o desconhecido sem saber sequer o que nos fez estar nessa situação e ainda por cima com a ameaça de morte a pairar em cima da nossa cabeça... YOLO!
A grande mecânica do jogo é sem sombra de dúvidas a simbiose permanente que existe entre o videojogo que está a ser executado no velho PC e a cabana onde estamos. Uma simples resolução de um puzzle dentro do videojogo não só nos permite avançar no mesmo como pode também revelar ou desbloquear partes de outro desafio em que estejamos presos na hospitaleira (not!) cabana onde estamos presos. O desafio está não só nos puzzles mas também na forma como vamos alternando entre os mundos 2D e 3D e esse par ação/reação é reciproco e com o passar do tempo novas áreas dentro da cabana e do jogo são desbloqueadas permitindo o avançar da história.
O parente pobre de Is this game trying to kill me? é mesmo a narrativa. Certo que o mote do jogo é dizer pouco e deixar que o jogador descubra aquilo que tem que fazer mas um pouco de contexto em certos momentos daria espaço para respirar um pouco de toda aquela azáfama mental e até iria amenizar alguns momentos mais monótonos em que a única coisa que fazemos é andar às voltas pela casa à procura de algo que nos faça progredir no jogo.
Is this game trying to kill me? é uma curta, mas divertida experiência que nos vai surpreendendo e puxando quanto baste pelo nosso intelecto e capacidade de dedução. É uma amalgama de minijogos e quebra-cabeças que obrigam o jogador a estar ciente do espaço onde está, ter atenção ao que está ao seu redor (quer na cabana, quer dentro do "videojogo") e tirar o máximo partido disso para que possa ter sucesso em terminar o videojogo dentro do videojogo e com isso sair da situação de vida ou morte que lhe é proposta.
Foram cerca de pouco mais de duas horas muito bem passadas e que podem não ficar por aí porque o jogo tem vários finais que podem levar a que alguém mais dedicado volte a repetir o jogo para tentar alcançá-los. Se não for esse o caso o preço apresentado da Steam de 13,75 € (preço de lançamento) pode parecer pouco convidativo para alguns tendo em conta que o jogo é extremamente curto mas nesse caso é esperar pelas promoções que certamente acontecerão daqui a uns tempos.
Is this game trying to kill me? saiu no dia 13 de novembro de 2024 para PC (Steam).
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido pela Stately Snail.