Let's Sing 2025
Cantemos? No Let’s sing 2025 temos a oportunidade de ser uma superestrela ou apenas passarmos um bom bocado a cantar alguns dos êxitos mais badalados dos últimos anos, mas será que tem conteúdo suficiente que justifique a compra?
Pois bem! Eu sempre gostei de cantar, transpiro música e praticamente de todos os géneros, portanto não foi a minha primeira experiência a jogar um videojogo musical, onde agarramos microfones e em conjunto com amigos ou até mesmo a solo, cantamos todo o tipo de música dependendo do nosso espírito. O Let’s Sing 2025 chegou-me às mãos e fazia algum tempo que não cantava num videojogo, portanto eu e a minha mulher afinamos as vozes e fomos experimentar o que este jogo tinha para oferecer. De facto, a lista de músicas é bastante boa, isto caso tenham uma carteira recheada para comprar músicas, pois infelizmente e facilmente a pior coisa que este jogo tem é a quantidade de músicas disponíveis de raíz, fiquei desiludido.
Já que estamos a falar em desilusões, há também outro fator que me deixou um bocado frustrado, não que eu seja um excelente cantor, mas usar o smartphone para substituir o microfone real não é algo que funcione perfeitamente e isso estragou bastante a experiência. É preciso ter uma boa conexão de rede Wi-Fi e um smartphone com um poderoso microfone, pois tive dificuldades em cantar para detetar a minha voz no jogo, mesmo com todas as definições de sincronização e para que tudo estivesse a funcionar perfeitamente bem, foi uma batalha digo já. Se por acaso conseguirem adquirir os microfones reais para o jogo, aconselho desde já a usarem, para além de ter mais piada, certamente vai funcionar de forma mágica já que com os smartphones ou pelo menos eu, não foi tarefa fácil.
Tudo se trata de música e saber cantar bem, isto caso queiram acertar nas notas como deve ser, mas para tal também é necessário terem músicas que gostem, conhecem, que vos façam vibrar, e de facto as músicas disponíveis de raiz ficam aquém. As melhores músicas são todas a pagar, isso deixou-me bem frustrado porque tinha grandes êxitos e estava entusiasmado em cantar, Bob Marley é um bom exemplo, um dos artistas que não está disponível no pacote de origem, uma pena tremenda.
As músicas incluídas de raiz, daquelas que eu conheço são, por exemplo, Zombie dos Cranberries, uma escolha ótima, a meu ver, para não falar da excelente Peggy Gou em que passei muito tempo durante este ano a ouvir, incluindo a excelente e famosíssima música dos One Republic que explodiu nas rádios com o filme Top Gun Maverick. Esta última é vibrante, sonante, uma alegria em cantar, por fim posso referir a famosa Hakkuna Matata do Rei Leão, e eis que surge algo que infelizmente, não tem, a versão portuguesa.
Para além das poucas músicas que temos disponíveis de raíz, há um VIP Pass que podem adquirir escolhendo pagar mensal ou anualmente e aí sim, vão ter direito a tantos outros clássicos de peso, coisa que de raiz deixa muito a desejar e se quiserem cantar qualquer música verdadeiramente famosa por nostalgia. Só mesmo adquirindo este VIP Pass, ou então podem sempre cantar músicas da Ariana Grande, que para pessoas da minha geração, diz rigorosamente nada.
O jogo tem um modo online o que é engraçado, mas sem dúvida alguma que o modo multiplayer local é onde vão encontrar toda a diversão, pois nem todos cantamos da mesma forma e eu ter jogado com a minha mulher foi no mínimo hilariante. Podem jogar em modo competitivo ou em duetos, o mesmo acaba por acontecer no modo carreira, em que começamos do zero e o percurso leva-nos a ser uma superestrela no mundo da música, no entanto, todo este percurso conta com músicas repetidas, apenas temos a opção de ir escolhendo músicas diferentes das 20 que existem de origem. Ainda neste modo, vão conhecer artistas diferentes e novos desafios, como também ganharem seguidores no vosso clube de fãs.
No modo co-op local ou mesmo a solo, a parte engraçada é termos os videoclips das músicas em alta definição por detrás das letras das canções, dá uma vibe de um Karaoke profissional ao contrário daqueles que vemos nos cafés do famoso Kantatu, quantas horas em bares até às 04h00 a cantar com amigos com uns copos em cima. Agora sempre podemos estar por casa e cantar com uma TV de 75 polegadas, umas boas colunas 5.1 e a companhia que desejarmos, só de realçar e sublinhar que o pior aspeto são mesmo as músicas que o jogo tem no seu pacote original, tenho de voltar a referir, uma verdadeira desilusão.
Um jogo de Karaoke nos dias de hoje com apenas 20 músicas em que a maioria são canções recentes, pelo menos para alguém da minha geração, deixa a desejar e muito. Portanto, ou são realmente fãs e cantam tudo aquilo que vos der na gana sem grandes escolhas, ou então compram o pass VIP para ter acesso a mais do dobro das canções incluídas em Let’s Sing 2025.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PlayStation 5, gentilmente cedido pela Ecoplay