Evento em Cantanhede, que reúne os criadores de três clássicos do futebol!


Cantanhede vai, em breve, voltar a afirmar-se como um local em Portugal que reúne o mundo dos videojogos! Local este que já é o berço do Museu LOAD ZX, que nos próximos dias aproveitam a febre do Mundial de Futebol para trazer um pouco do gaming desse desporto, para celebrar em grande!

Se são fãs do desporto rei, ou procuram algo mais para acompanhar o Mundial de forma diferente, de 13 a 14 de junho teremos grandes nomes a falar de clássicos jogos e simuladores de futebol, no Museu LOAD ZX em Cantanhede. O melhor? A entrada é livre! O Football Classics é um evento que junta três grandes nomes dos videojogos num só local, preenchendo bem o fim de semana com diferentes atividades.

Teremos presente Kevin Toms, criador do Football Manager de 1982, Jon Hare que nos trouxe Sensible Soccer em 1992 e Jon Ritman, que em 1984 viciou-nos no ZX Spectrum com Match Day. Três jogos que ainda hoje continuam a reunir comunidades em potugal, dedicadas ao retrogaming e desporto. O evento inclui também a participação em vídeo de Richard Moss, autor de A Tale of Two Halves: The History of Football Video Games, e Luís Filipe, ex-futebolista profissional natural de Cantanhede!


De forma resumida, o programa é o seguinte:
  • Sábado, 13 de junho: entrevistas e meet & greet com Kevin Toms, Jon Hare e Jon Ritman, e uma sessão de jogo livre à noite, após o jantar;
  • Domingo, 14 de junho: mesa-redonda com Jon Ritman e Kevin Toms, sobre a criação de videojogos profissionalmente, uma entrevista em vídeo com Luís Filipe e cerimónia de encerramento, com a banda Level Up;

Fica assim o convite para um fim de semana em Cantanhede, com o Football Classics, onde o gaming retro, aliado à febre do futebol que se faz sentir nestes dias, se encontram! Terminando, e para que nada falte, segue-se o comunicado oficial na íntegra!


Os criadores de Football Manager, Sensible Soccer e Match Day reúnem-se em Cantanhede para celebrar 40 anos de futebol nos ecrãs

Com o Mundial a dominar os ecrãs, o Museu LOAD ZX vai relembrar que o futebol digital tem 40 anos de histórias por contar e os seus criadores vêm contá-las em pessoa.

Cantanhede vai ser o palco de dois dias dedicados à história dos videojogos do futebol e a entrada é totalmente gratuita. Football Classics é o evento que vai juntar, a 13 e 14 de junho, grandes nomes dos videojogos como Kevin Toms (Football Manager), Jon Hare (Sensible Soccer) e Jon Ritman (Match Day).

O evento Football Classics vai decorrer no Museu LOAD ZX, projeto do Município de Cantanhede e da Associação Geração SPECTRUM, e vai permitir entrevistas ao vivo, sessões de Q&A e convívio direto entre estes três convidados de renome e o público.

Títulos como Football Manager, Sensible Soccer e Match Day continuam a reunir comunidades ativas em Portugal, décadas depois do seu lançamento. Fóruns, torneios informais e coleções preservadas por entusiastas, mostram que o interesse não é apenas nostalgia: é uma ligação genuína a jogos que moldaram a forma como gerações inteiras viveram o futebol.
 
A vinda dos seus criadores a Portugal é, por isso, um momento significativo para essa comunidade. O programa inclui também uma participação em vídeo de Richard Moss, jornalista e autor de A Tale of Two Halves: The History of Football Video Games (Bitmap Books), e uma conversa com Luís Filipe, ex-futebolista profissional, natural de Cantanhede, que passou entre outros por Benfica, Sporting ou Braga e que vai dar o seu testemunho pessoal de como viveu a ascensão dos videojogos de futebol durante a sua carreira. 

No domingo, Ritman e Toms partilham o mesmo palco numa mesa-redonda sobre o que significa criar jogos que perduram décadas na memória dos jogadores.

Destaques do programa

  • Sábado, 13 de junho: entrevistas com Kevin Toms, Jon Hare e Jon Ritman, meet & greet para fotografias e autógrafos, quiz de futebol e sessões de jogo livre de títulos históricos em diversos computadores e consolas do espólio do museu.
  • Sábado à noite: Come to Play "Match Day 2": sessão de jogo livre após o jantar
  • Domingo, 14 de junho: mesa-redonda com Jon Ritman & Kevin Toms sobre a criação de videojogos profissionalmente; entrevista em vídeo com Luis Filipe; encerramento musical a carga de elementos da banda Level Up. 
  • Troca de cromos de futebol: os apaixonados que estejam a completar a sua coleção podem trazer repetidos e aproveitar a concentração expectável de colecionadores.
  • Entrada livre nos dois dias

"O Football Classics demonstra a capacidade de Cantanhede de organizar iniciativas de dimensão internacional ligadas à cultura dos videojogos. É um privilégio trazer ao nosso concelho alguns dos nomes mais influentes da história dos videojogos de futebol e proporcionar ao público português uma oportunidade única de os conhecer e ouvir."
João Diogo Ramos, co-fundador e curador do Museu LOAD ZX

"Numa altura em que os portings estão em franco crescimento, é fácil focarmo-nos apenas no presente. Mas proteger a história dos videojogos e garantir que existem espaços para a celebrar, é tão importante quanto construir o futuro tal como estamos a fazer na Redcatpig. O Museu LOAD ZX faz exatamente isso, e com o nível de excelência que o meio exige. Patrocinar o Football Classics é a forma mais direta de dizermos que este trabalho importa."
Marco Bettencourt, CEO da Redcatpig

Detalhes práticos

Data: 13 e 14 de junho de 2026
Local: Museu LOAD ZX, Cantanhede (Auditório e espaços expositivos)
Entrada: Livre


Sobre o Museu LOAD ZX

O Museu LOAD ZX é um projeto do Município de Cantanhede e da Associação Geração Spectrum dedicado à preservação e divulgação do património dos videojogos, com foco no ZX Spectrum e nos primórdios da cultura digital. Reconhecido como referência europeia no sector, o museu alberga uma das maiores coleções de hardware e software vintage do país e organiza regularmente eventos que juntam criadores, historiadores e comunidades de jogadores de Portugal e do mundo.



Sobre a Redcatpig

Fundada em 2019 nos Açores, a Redcatpig é o maior estúdio independente de desenvolvimento de videojogos em Portugal, com equipas na Ilha Terceira, Lisboa e Madeira. O estúdio é responsável por KEO, jogo de combate de veículos com mais de 2 milhões de downloads em 120 países, e. A Redcatpig é patrocinadora oficial do Football Classics 2026.

Latest in Sports