Pokémon Presents – Julho 2025
Tivemos um novo Pokémon Presents, uma apresentação dedicada à franquia que vai dos videojogos aos multimédia, com novidades para a Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e dispositivos móveis para saciar bem os seus fãs durante pouco mais de 20 minutos. Com Pokémon Legends: Z-A com lançamento daqui por três meses a curiosidade sobre esse título era grande, mas, tivemos aqui muitas mais informações para a franquia. Uma apresentação que podem ver na íntegra, em seguida.
Arrancando com as habituais boas vidas, este Pokémon Presents começou com um curioso Pikachu em redor de uma TV, à boa maneira antiga, batendo na mesma até que ela funcionasse (com uns choques à mistura). O arranque foi feito com o Campeonato Mundial a acontecer na Califórnia este ano, com uma carta especial para comemorar o acontecimento lá. São vários jogos em competição!
Saltando para os multimedia surgem duas séries! A primeira é a continuação de Pokémon Concierge, a série stop-motion da Netflix que regressa a 4 de setembro. A grande surpresa é Pokémon Tales: The Misadventures of Sirfetch’d & Pichu, série também de stop-motion criada pelos estúdios Aardman, conhecidos por criarem Wallace & Gromit. Uma série que parece explorar a região de Galar, donde vimos um pequeno teaser do estilo de animação e alguns dos Pokémon que estarão envolvidos.
Antes de saltar para os jogos em si, vimos PokéPark Kanto, uma atração ao ar livre de Pokémon, no parque de diversões Yomiuriland, em Tóquio no Japão. Uma atração inspirada pela série onde temos a Sedge Town e uma floresta, um local onde os Pokémon e as pessoas coexistem e as icónicas criaturas interagem entre si. Um local para os treinadores e Pokémon se juntarem planeado para 2026!
Saltando para os jogos, tivemos um montão de atualizações para os jogos de dispositivos móveis. Pokémon GO traz o evento Max Finale 2025 onde o destaque é o Gigantamax com Eternatus a ser introduzido no jogo. Também Pokémon Masters EX surge com uma atualiação que estreia Carmine, dos DLCs de Pokémon Scarlet e Violet, para sessões de competição. Mais relaxante é Pokémon Café Remix, com uma atualização inspirada no verão e piratas, com vestimentas a rigor e… ainda mais relaxante é Pokémon Sleep, com os Pokémon lendários de Johto em setembro de 2025 e a nova Amber Canyon.
Por último, Pokémon Unite celebra o seu quarto aniversário com Latios e Latias a juntarem-se à competição, juntamente com o novo modo Electrode Volleyball e uma pequena dica que Pawmi e as suas evoluções também se juntam, num futuro próximo. Não tivemos Pokémon Trading Card Game Pocket, mas vimos um pequeno sneak-peak de Pokémon TCG principal, com o regresso das Mega Evoluções a 26 de setembro.
A grande novidade foi Pokémon Friends, uma pequena aplicação para dispositivos móveis e Nintendo Switch com simples puzzles cujo objetivo é ir diariamente à aplicação, resolver um puzzle e está, numa espécie de tarefa diária para testar as nossas capacidades de dedução. Há peluches a colecionar para decorar o nosso espaço digital, recompensas pelas atividades que temos pela frente, com caminhos elétricos a criar, carris a organizar e muitos balões a explodir. Uma aplicação que já se encontra disponível!
Vimos um pouco mais sobre Pokémon Champions, com lançamento para 2026 para dispositivos móveis e Nintendo Switch, que nos traz uma maneira prática de ter combates Pokémon contra pessoas em todo o mundo, ou contra os nossos amigos. Quer usemos uma equipa nossa com tudo o que temos em Pokémon Home, ou recrutando através do jogo em si, temos uma vasta oferta para praticar o máximo possível os combates. Há ainda uma profunda configuração de atributos para cada um dos membros da equipa, podendo personalizar tudo à nossa maneira para procurar a melhor equipa para as competições.
Ainda na Nintendo Switch foi-nos recordado que Pokémon Scarlet e Pokémon Violet receberam uma atualização gratuita para a Nintendo Switch 2, que melhora a sua performance e resolução. Abrindo a desculpa perfeita para regressar aos jogos serão lançadas Tera Raid Battles com as versões shiny do quarteto lendário da região, com Wo-Chien a estrear esta sucessão de raids já amanhã! Mas… não basta vencer estes Pokémon para os capturar, para tal será preciso um trabalho conjunto de todos os jogadores e derrotar cada um pelo menos um milhão de vezes! Um trabalho cooperativo entre todos os jogadores de Pokémon por tudo o mundo. Para enfrentar o desafio a rigor, há ainda roupas especiais que podemos desbloquear usando o código STRACKSU1T em Pokémon Scarlet, e VTRACKSU1T em Pokémon Violet, através do Mystery Gift.
Este Pokémon Presents termina com uma visão mais aprofundada de Pokémon Legends: Z-A, jogo que saíra a 16 de outubro para a Nintendo Switch e também com uma Nintendo Switch 2 Edition. Vimos aqui Lumiose City e tudo o que ela tem para oferecer, uma cidade que os Pokémon e as pessoas partilham, local onde a moda e o estilo parecem ser a ordem do dia. Um dos grandes focos do jogo é subir o nosso rank através do desafio Z-A Royale, enfrentando todo um leque de poderosos treinadores como os da Rust Syndicate, uma organização que opera na cidade e tem um ar extremamente duvidoso.
Uma cidade para explorar em estilo, onde podemos costumizar a nossa personagem a rigor e depois andar livremente pela cidade, bem acompanhados com os nossos Pokémon com quem podemos relaxar ou até tirar fotografias. Falando em estilo, Furfrou e a sua mecânica onde mudamos o seu pelo, decorando-o com diferentes estilos está também de regresso.
Lumiose tem também todo um leque de personagens, que, na prática servem para trazer de novo mecânicas que foram introduzidas em Pokémon Legends: Arceus. Emma é uma detetive que temos de a ajudar a desvendar diversos mistérios que estão a acontecer por toda a cidade, interagir com os seus habitantes e cumprir todo um conjunto de missões e objetivos. Temos ainda Mable, uma personagem "familiar" de Pokémon X e Y que agora temos de ajudar com a sua investigação, apanhando os mais diversos Pokémon para que ela os possa estudar, algo muito semelhante ao que tivemos também em Pokémon Legends: Arceus com o Professor Laventon.
Há bizarros eventos e acontecimentos pela cidade fora, um deles são os Pokémon que sem a ajuda de treinadores conseguem atingir a Mega Evolution, desculpa mais que perfeita para serem bosses e enfrentá-los à maneira, o que poderá ser um pouco aquilo que irá acontecer com Zygarde, que vimos pequenos apontamentos desse Pokémon lendário durante o trailer. O que não vimos foram novas Mega Evolution, ou melhor, foi revelado apenas o Mega Dragonite, cujo design vai buscar apontamentos de Dragonair como asas na cabeça uma esfera na sua cauda. Esperamos poder ver mais novidades do género durante os próximos meses, assim que se aproxima o lançamento do jogo.
Fora da apresentação tivemos também a confirmação que será lançado um bundle da Nintendo Switch 2 com Pokémon Legends: Z-A – Nintendo Switch 2 Edition cujas pré-reservas começam já a 23 de julho! Não é nenhuma edição especial, mas poderá ser a oportunidade perfeita para os fãs da série que ainda não têm a consola, tendo aqui um lançamento que inclui já o jogo (em versão digital). À semelhança de outros jogos da série há um conjunto de brindes para o jogo, aos que reservarem ou comprarem no seu lançamento, que desta vez temos um Ralts já preparado com a pedra para Mega Gardevoir e ainda um bónus de uma boa centena de Poké Balls para nos ajudar no arranque da aventura.
E… foi assim este Pokémon Presents. Não tivemos quaisquer menções dos jogos Pokémon da GameCube que serão lançados no Nintendo Switch Online e, muito menos, o lançamento dos jogos da série para a Game Boy, Game Boy Colour e Game Boy Advance que há longos anos estão a ser pedidos pelos fãs. É infeliz, talvez seja mesmo melhor perder quaisquer esperanças que estes jogos serão lançados no serviço.