Vostok Inc.


Passam-se anos e anos e os jogos baseados em Asteroids continuam a surgir. Vostok Inc. não é exceção alguma, no entanto conta com algumas novidades que podem prender os fãs do género. Será isto o suficiente para qualquer jogador? Fiquem já a conhecer os detalhes nesta análise.

Vostok Inc. é um tradicional shoot’em up simples e divertido para ir jogando passo a passo. O que quero dizer com isto é que não foge muito do velho clássico Asteroids, a diferença é que em Vostok Inc. há mais para descobrir e fazer do que andar apenas a disparar contra os nossos inimigos, o que acaba por refrescar o género de jogo que já viu tantos outros títulos a tentar reinventar.


Jimmy é a personagem que nos dá as indicações de como devemos proceder no jogo, explicando os comandos e interagindo com os inimigos em chamadas humorísticas. A ideia do jogo é fazer “rios de dinheiro” com o objetivo de alargar um império espacial viajando de planeta em planeta e até ir “para o infinito e mais além” pelo nosso sistema solar (onde facilmente reconhecemos o nosso pequeno e familiar Planeta Terra) até chegar a outros sistemas solares pelo universo fora.

A ideia do jogo é destruir asteróides e inimigos para recolher bens necessários para construir estações espaciais alargando assim, a nossa corporação. Mas o investimento não vai apenas para a corporação, vamos poder usar os recursos para construir centros comerciais, restaurantes, igrejas e escritórios nos mais variados planetas e fazer upgrade aos edifícios mencionados. O jogo conta com uma parte de gestão e não se limita aos níveis de tiroteio no espaço, é aí que o jogo ganha mais interesse em relação a outros do género. Existem momentos em que enfrentamos bosses num cenário com espaço mais limitado e aí o loot será superior a qualquer outro que vão encontrando pelo jogo fora, como é evidente. Todo esse loot serve para apostar forte na gestão e vão realmente ganhar muito dinheiro, mas ainda assim é preciso ter os “pés assentes na terra”, pois enquanto progredimos o custo de construção também aumenta. Controlem bem a vossa “carteira” e não se iludam com a quantidade de dinheiro que vos entra no bolso.

No que diz respeito à jogabilidade é muito simples, o manípulo direito serve para disparar e o esquerdo controla a nossa nave espacial. Os inimigos variam de galáxia em galáxia mas são facilmente derrotados. Por isso, é um pouco básico sim, mas dá para entreter e divertir, principalmente se tiverem a versão Nintendo Switch devido à sua portabilidade.


Vostok Inc. não quebra barreiras mas traz uma variedade agradável, embora fácil e sem grande exploração, mesmo este tendo a ação a passar-se no espaço. Não deixa de ser um jogo bom para quem gosta de uma mistura de ação/gestão, embora passemos mais tempo a gerir. Pode tornar-se um pouco repetitivo ou aborrecido e, por isso, é melhor para jogar em curtas sessões.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Little Big PR.

Latest in Sports