Notícias

Análises

17 de janeiro de 2018

Nintendo Labo revelado para a Nintendo Switch!



De todos os anúncios que a Nintendo tem feito ao longo dos últimos anos, este é sem dúvida o mais "Nintendo" deles todos. Eis o Nintendo Labo!

Esta é uma nova linha de produtos interativos para a Nintendo Switch, que estará disponível a partir de 27 de abril e irá trazer experiências completamente novas e surpreendentes para esta plataforma. Cada produto desta gama irá trazer um kit com as ferramentas e o software necessário para oferecer experiências "Do It Yourself". Será possível criar um piano, uma casa, uma cana de pesca ou até mesmo um robô!

O conceito é completamente inovador e tira partido tanto da modularidade da consola como das tecnologias embutidas nos Joy-Con. Tudo começa com uma série de placas de cartão, depois é destacar, montar, personalizar... e estão criados os Toy-Con! Eis o vídeo de apresentação:


As possibilidades são imensas e o que vemos neste vídeo é apenas uma pequena amostra do que podemos esperar do Nintendo Labo.

Segue-se um excerto do comunicado oficial da Nintendo:


Nintendo Labo constitui o próximo passo da Nintendo no sentido de oferecer experiências de entretenimento inovadoras. Com cada kit Nintendo Labo, mentes inspiradas de todas as gerações terão a possibilidade de transformar folhas de cartão modulares – concebidas especialmente para interação com a consola Nintendo Switch – em criações denominadas “Toy-Con”. Desde um piano a uma mota, passando por um robô ou uma cana de pesca, cada Toy-Con ganhará vida quando combinado com a consola de formas variadas. Divirta-se a descobrir como a tecnologia funciona e a inventar novas formas de jogar com cada um dos Toy-Con!

Poderá, por exemplo, criar um piano de 13 teclas que dará vida às suas composições musicais assim que a Nintendo Switch e o Joy-Con direito forem inseridos. Ao tocar, a câmara de infravermelhos presente no Joy-Con direito deteta as teclas premidas e reproduz cada nota através dos altifalantes incorporados na consola. Os aspirantes a músicos terão também a oportunidade de fazer experiências com as suas próprias criações musicais.

Poderá ainda dirigir uma mota construindo um conjunto funcional de guiadores, com um Joy-Con inserido em cada um dos lados e a Nintendo Switch estacionada no meio. Basta premir o botão de ignição, virar o guiador direito para ativar o acelerador e depois é só ver a sua aventura de condução a desenrolar-se no ecrã da Nintendo Switch!


Nintendo Labo chega a Portugal no dia 27 de abril com dois kits, “Sortido” e “Robô”, que conterão tudo aquilo de que precisará para criar os seus Toy-Con, incluindo os materiais de construção e respetiva aplicação para a Nintendo Switch.

Kit Sortido
Com o Kit Sortido poderá criar diferentes Toy-Con, incluindo um carro telecomandado, uma cana de pesca, uma casa, uma mota e um piano.
  • Carro telecomandado: insira os Joy-Con esquerdo e direito no seu novo carro telecomandado e conduza através dos controlos por toque na Nintendo Switch. A funcionalidade de vibração em HD proporcionada pelos comandos Joy-Con provoca vibrações que movem o carro na direção que escolher.
  • Cana de pesca: construa a cana de pesca com um carretel unido por uma linha a um suporte que contém a consola Nintendo Switch. Apanhe um de inúmeros peixes exóticos que verá no ecrã da Nintendo Switch lançando a linha com a sua cana de pesca e fazendo girar o carretel para que descenda. Assim que sentir a vibração do Joy-Con inserido no carretel, terá de recolher a linha rapidamente e puxar a cana para cima de modo a concluir a captura.
  • Casa: inserindo vários blocos montados em aberturas nas partes laterais e inferior da casa pode interagir e participar em minijogos com uma criatura engraçada no ecrã da Nintendo Switch virado para a frente. Os blocos serão detetados pela câmara de infravermelhos no Joy-Con direito inserido no topo da casa.
  • Mota: insira cada Joy-Con num conjunto de guiadores para conduzir uma mota no ecrã da Nintendo Switch. Premir o botão de ignição arrancará o motor, girar o guiador direito ativará o acelerador e ao inclinar o corpo ou ao girar os guiadores direito e esquerdo controlará a mota.
  • Piano: Construa um piano de 13 teclas e insira a consola e os Joy-Con para criar a sua própria música. Terá até a possibilidade de criar novos sons e efeitos sonoros. 


Kit Robô
  • Robô: Crie um fato de robô e insira os Joy-Con direito e esquerdo nas respetivas ranhuras da mochila e do visor para assumir o controlo do robô, que será apresentado na TV quando a Nintendo Switch estiver colocada na base. Este kit permite-lhe usufruir de uma variedade de divertidas experiências, incluindo o modo Robô, no qual pode destruir edifícios e ovnis.

Para mais informações sobre o Nintendo Labo, visitehttps://www.nintendo.pt/nintendolabo