A primeira visita ao Manga & Comic Event (MCE) em Faro!


Já passou quase um mês, é verdade, mas não poderia deixar passar em branco uma referência ao evento de cultura pop que mais me impressionou até agora em 2018. Refiro-me ao MCE - Manga & Comic Event, cuja sétima edição decorreu em Faro a 4 e 5 de agosto.

O MCE é organizado pela NGA - Associação Núcleo de Geeks do Algarve e oferece à região Sul do país um evento excelente para os fãs de Manga, Comics, Cosplay, Videojogos, Boardgames, etc. Se te consideras "geek", é provável que encontrasses lá algo para ti.

Sem altos patrocínios, naturalmente estamos a falar de um evento numa escala muito mais pequena que um Iberanime ou uma Comic Con, sem stands de grandes marcas a promover os seus produtos. De facto, havia apenas um corredor no evento dedicado ao comércio de merchandising, ainda assim recheado de produtos apelativos ao público em questão. O que havia, no entanto, era um conjunto de atividades interessantes nos diversos espaços do recinto, com entrevistas, jogos, atuações e, claro, o concurso de cosplay. Tudo feito com uma enorme dedicação!

Há muitos anos que não visitava um evento de cultura "geek" onde conseguisse sentir tão bem o empenho da organização e que incentivasse à participação em várias atividades. Apesar do extremo calor que se sentiu nesse fim de semana, houve a preocupação de criar espaços à sombra, visto que boa parte do recinto é no exterior, e também não faltaram as bebidas frescas no bar, o que poderia ter sido um problema dada a afluência.



Podem ver mais imagens e stories do evento na nossa conta do Instagram em instagram.com/meusjogos.pt/

Habitualmente, os eventos deste género dividem-se entre o "demasiado comercial" e o "demasiado pequeno", pelo que a experiência no MCE foi uma verdadeira surpresa. Nunca faltou o que fazer, o público estava bastante animado, os apresentadores dos palcos sempre muito bem dispostos e era fácil circular entre as diferentes áreas sem atropelos. Se hoje em dia se fala em descentralização, este é um óptimo exemplo a seguir. Muito mais do que um evento "em Faro", o MCE é para todo o país. Tomara que outras cidades pelo resto de Portugal apoiassem a criação de eventos como este!

Uma visita a repetir, sem dúvida, no futuro!

Latest in Sports