Stick it to the Man!


Stick it to the Man! recebeu imensas críticas positivas quando foi lançado e, mesmo assim, eu fui uma das pessoas que ignorou por completo a sua existência. Entretanto o jogo teve um novo lançamento, desta vez na Nintendo Switch e finalmente tive a oportunidade de o jogar. Foi um prazer! Mesmo com o seu design apelativo, tinha deixado o jogo passar ao lado, talvez como muitos outros jogadores. Realmente, é incrível como muitos de nós não chegaram a jogar algo tão fantástico.

Se a originalidade é algo que nos dias de hoje tem faltado nos videojogos, Stick it to the Man! demonstra que ainda existem criadores que apostam em algo refrescante num mercado tão saturado e desgastante. O protagonista desta louca e bizarra aventura é Ray Doewood. Assim que iniciamos o jogo, Ray, um cidadão vulgar, sai do trabalho como diariamente o faz, percorrendo o seu caminho habitual até casa, mas eis que um acidente ocorre, o qual muda por completo a sua vida para sempre. Um avião governamental deixa cair algo precioso exatamente na cabeça do azarento Ray Doewood. Ray acorda num hospital com uma grande dor de cabeça e na verdade, descobre que ganhou um poder incrível: uma mão cor de rosa e longa que sai da sua mente. Com essa mão, é possível ler as mentes de todas as pessoas que encontramos na rua.


Ao ler a mente das pessoas (ou até animais) que vamos encontrando, ficamos a conhecer os pensamentos ou sentimentos de cada um. A primeira pessoa que encontramos trata-se de um taxista que se encontra em cima do seu veículo com a corda ao pescoço. Ao ler a mente deste homem desesperado, ficamos a conhecer as razões pela qual ele quer cometer o suicídio. As soluções para estes problemas encontram-se sempre por perto. Às vezes temos de puxar folhas que estão coladas em apartamentos, desvendando assim o interior da casa e a devida solução, ou até roubar pensamentos de pessoas para serem usados e obtermos então a solução desejada. Todas as personagens e cenários são folhas de papel, os checkpoints de nome Mr.Copy, tiram-nos uma fotografia e, caso morramos, somos impressos nesse checkpoint. A originalidade está a olhos vistos e isso agrada-me imenso. Não é qualquer jogo que me consegue surpreender nos dias de hoje e Stick it to the Man! foi uma surpresa extremamente agradável.

O humor bizarro é algo que está patente em Stick it to the Man! e o torna bastante engraçado. Por exemplo, um dos pormenores que não me esqueço facilmente, é duma personagem referir que ainda não terminou o Silver Surfer para a NES, um jogo famoso por ser extremamente difícil. Sem esquecer que os cenários neste jogo estão memoráveis. Começamos por caminhar pelas ruas, mas conforme a estória vai progredindo, Ray caminha no interior da sua mente indo ao encontro das suas memórias de infância, sonhos e até chegamos a visitar um manicómio. Por isso, no que diz respeito aos níveis, existe variedade e também referências a velhos filmes como o clássico “One flew over the cukko’s nest”.

Os diálogos entre as personagens são de facto brilhantes, o voice acting é magnífico e o grafismo é incrivelmente apelativo. Mesmo a sua jogabilidade, fácil de qualquer pessoa aprender e jogar. É um platformer 2D com uma apresentação e estilo visual de ficar boquiaberto. Sinceramente não me recordo de recentemente ter jogado um jogo que me fizesse vibrar tanto com as cores e o seu design tão único e fascinante, principalmente para um indie. A banda sonora é muito animada e deixa o jogador concentrado enquanto que ao mesmo tempo se diverte a escutar as melodias. Não são apenas os cenários que se destacam, o ambiente em si, o estilo desenho animado dos anos 90, as personagens meias bizarras, tudo se encaixa num mundo que criou a sua própria identidade, a equipa que produziu o jogo só pode ser aplaudida.


É verdade que o jogo pode tornar-se repetitivo no aspeto de termos sempre o mesmo objetivo, ler mentes, resolver problemas e seguir para o próximo capítulo. Mas não se preocupem, o jogo prende-nos de tal maneira que isso só poderá acontecer caso no futuro queiram repetir o jogo. Se não tiveram a oportunidade de jogar este soberbo indie no passado, agora não existe desculpa, pois, com a versão da Nintendo Switch podem-no jogar na TV como continuar em qualquer lugar no modo portátil, porque Stick it to the Man! “cola”, mas cola mesmo man!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Zoink Games.

Latest in Sports