New Style Boutique 3: Styling Star


Já alguma vez se imaginaram no papel de uma gerente duma loja de roupa? Não? Pois já podem saber qual é a sensação de o ser com este Styling Star!

New Style Boutique 3 coloca-nos na pele de uma jovem acabada de chegar à grande metrópole. Sem sequer ter tempo de respirar, é-lhe entregue a tarefa de reavivar uma boutique caída em desgraça pelo seu tio, o despreocupado Tim. Ele decide partir numa viagem à volta do mundo e vê na nossa protagonista a pessoa ideal para tornar o seu estabelecimento num sucesso. E está dado o mote para o início desta nossa aventura pelo universo da moda e do glamour.


A nossa protagonista, inteiramente customizável, tem toda uma vasta cidade para explorar, se bem que de início tal se circunscreva ao apartamento, loja, parque e aos escritórios da NIN10 Productions. Novos locais serão desbloqueados à medida que a história e os dias forem avançando. Com excepção do apartamento, em todos os outros locais o foco irá residir em encontrar outras personagens e tentar convencer estas potenciais clientes a visitarem a nossa loja, servindo-nos para isso do nosso charme (respostas adequadas) e do nosso visual. Relativamente a este último ponto, tal pode ser alterado sempre que estivermos no nosso apartamento.

Será no conforto do lar que o jogador terá a possibilidade de alterar o aspecto visual da sua personagem. E não falo apenas da roupa, mas também da maquilhagem e das unhas. No entanto, este não é o local mais importante do jogo. Tal posição está reservada para a já mencionada boutique. Da mesma forma que acontece com o apartamento, também o aspecto da loja pode ser alterado. Podemos mudar a música ambiente, as cores, a montra ou os expositores que temos no interior de forma a tornar o estabelecimento mais apelativo ao cliente. Para além disto, temos ainda a possibilidade de contratar alguém para nos ajudar.

Não sendo necessário estarmos sempre na loja, convém irmos trabalhar de tempos a tempos, uma vez que será através do nosso bom desempenho na gerência da loja que iremos progredir nesta peculiar aventura. E a gerência da loja faz-se não só pela venda de artigos aos clientes, mas também por manter sempre um olhar atento ao stock e ao género de artigos que têm saído, pois não queremos correr risco de ruptura dos mesmos. É certo que é sempre possível pedir ao cliente para aguardar enquanto vamos restabelecer o stock, contudo é preferível não correr o risco de perdermos a venda por causa disso. Outra maneira de perder vendas passa por não darmos ao cliente aquilo que ele pretende. Isto é, devemos ter em atenção as pequenas pistas que este vai dando em relação às suas preferências de forma a fazer a escolha acertada, se bem que também é inteiramente possível convencermos o cliente a levar algo que de início se tenha mostrado relutante a comprar. Em caso de sucesso não só somos brindados com uma recompensa monetária, como também vemos o nosso styling meter subir (uma espécie de level-up que servirá para desbloquear novas funcionalidades no jogo) e a adoração das clientes, representada por corações, aumentar.


Com certas clientes, poderemos inclusive ligar a marcar uma nova visita à nossa loja, de forma a fazer mais uma venda. As vendas propriamente ditas começam relativamente simples de início, mas vão ficando mais complexas à medida que o jogo vai avançando, pelo que o facto de podermos fazer a pesquisa dos artigos por tipos, preço, cor e estilos é fundamental para evitar perda de tempo.  Para além disso e se tivermos alguma dúvida, temos sempre um guia disponível para consulta no telemóvel do jogo.

Um título que assenta em ciclos de dia, tarde e noite, Styling Star tem uma forte componente multiplayer. Através desta podemos trocar fotos (outras das funcionalidades do jogo) da nossa personagem e itens criados por nós (modo design center).  Um misto de simulação e visual novel, Styling Star deixa-nos acompanhar as variadas histórias dos muitos personagens presentes no jogo, ao mesmo tempo que nos dá uma experiência bastante viciante na gestão do mundo da moda.


Com gráficos coloridos e música adequada ao ambiente, New Style Boutique 3 é uma agradável surpresa para aqueles para os quais este é o primeiro título que experimentaram. Existe muito a fazer e explorar, num título que se completa sem notar em cerca de 20 horas. Apenas peca pelo facto de não haver mais foco na vida privada da nossa personagem. De qualquer das maneiras, um jogo ideal para os novatos da série e um must-have para repetentes.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo 3DS, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports