Iberanime Porto 2024
Foi um evento familiar, para quem tem vai anualmente ao Iberanime sabe o que lhes espera e esta edição não foi exceção. Nós marcamos presença domingo e, mesmo sendo um dia que habitualmente não costuma haver muita atividade, o pavilhão estava bastante cheio! Embora não tenha usado todo o espaço da Exponor como já assistimos noutras ocasiões e, mesmo com a forte presença do público, a circulação era bastante fácil mesmo quando tínhamos de cortar pelas filas de pessoas para lojas de merchandising e alimentação.
Encontramos de tudo um pouco: imensa banda desenhada, animação japonesa a ser projetada, imensa música e videojogos espalhados por todo o recinto. Demos um olá ao stand da Nintendo onde as mais variadas atividades dos jogos da companhia eram apresentadas, enquanto várias consolas tinham disponíveis para experimentar vários jogos, como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, jogo que tinha destaque no stand. Houve ainda a oportunidade de ver Dragon Ball: Sparking! ZERO a ser projetado num palco, onde pudemos assistir a combates icónicos como Son Goku contra Vegeta, e não só.
Haviam muitas arcades à disposição com os mais variados títulos, muitos deles oriundos do Japão e este tipo de eventos é perfeito para ficar a conhecer e jogar máquinas que nunca experimentaríamos de outra maneira. Foi bom ver tanta gente a jogar jogos clássicos e jogá-los de uma maneira diferente aos comandos, teclado ou rato do costume. Sendo um evento que chama a cultura popular japonesa também não podia faltar o cosplay que marcava boa presença espalhado pelo evento, onde imensas pessoas caracterizavam personagens das mais variadas séries de animação e videojogos!
Estes eventos servem também para dar um "olá" aos rostos familiares com quem habitualmente nos cruzamos, que não denegrindo o evento em si, acaba sempre por ser um dos momentos mais altos neste tipo de acontecimentos. Das coisas que mais me surpreenderam (e deixaram feliz) foi ser possível ter feito StreetPass com a minha "velhinha" Nintendo 3DS, algo que outrora foi um fenómeno em edições de há uma década, memórias que ficam e deixam-nos nostálgicos.
Resta agora ver os números da adesão ao evento que, de repente, parecem ter sido positivos. De resto foi já lançada a notícia que podemos esperar pelo regresso do Iberanime em 2025, ainda sem datas, mas, do nosso lado, faremos tudo para poder ir também!