Conan Exiles


Esteve durante mais de um ano em Early Access no Steam até que, finalmente, teve direito ao seu lançamento oficial para o Steam e as consolas PS4 e Xbox One. Quer isto dizer que Conan Exiles está pronto?

Infelizmente não está. Ainda mesmo antes do lançamento oficial, a Funcom revelou que o jogo já tinha ultrapassado um milhão de unidades vendidas em Early Access, o que poderá ter resultado em alguma pressão para se lançar uma versão "final", mas Conan Exiles está longe de estar pronto para o mercado. Pelo menos, no que diz respeito a esta versão para a PlayStation 4.


Este título é um jogo de mundo aberto de sobrevivência ao estilo "sandbox", com uma boa dose de construção, sobrevivência e violência. É possível construir uma fortaleza ou derrubar a dos adversários, mas primeiro há que começar pelos básicos e fabricar roupas e armas rudimentares. Cada coisa a seu tempo, e se há algo que este jogo irá pedir é tempo. Mas antes de explorar o que quer que seja, o jogo apresenta-nos a sua primeira grande barreira: a jogabilidade.

Os controlos deste jogo deixam imenso a desejar. Coisas simples como orientar a personagem para enfrentar os adversários em combate poderão revelar-se um enorme desafio, especialmente quando temos mais do que um inimigo a atacar. As animações são bastante rudimentares para os padrões de hoje e os gráficos estão muito pouco polidos, pelo que temos situações absurdas como escalar uma rocha e ter a personagem agarrada no ar. Enfim, há muito trabalho aqui a fazer. Os criadores optaram por uma arte realista e o resultado disso é que todas as falhas se tornam gritantes. Há momentos, porém, em que os cenários estão lindos. Não foi por falta de ambição.


O jogo pode ser jogado tanto em modo online como em single-player, sendo que na segunda opção o mundo é preenchido de jogadores controlados por Inteligência Artificial. A Funcom criou um mundo visualmente interessante e com uma "sandbox" surpreendente no que diz respeito ao que é possível fazer e construir, um mundo bárbaro onde todos os jogadores terão de lutar para sobreviver. O problema é que o jogo já tem um milhão de jogadores mas ainda não está acabado, estando a pedir bastante trabalho a nível de jogabilidade e polimento visual. Provavelmente valerá a pena esperar por novas e grandes atualizações.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports