Smoke and Sacrifice
A jogabilidade é bastante simples, sendo um RPG de ação com vista isométrica sem aprofundar muito nas mecânicas disponíveis, e um dos pontos fundamentais é a sobrevivência, onde ver o ecrã de Game Over não é assim tão raro e numa espécie de aviso, o jogo não tem auto-save, obrigando-nos a gravar em pontos específicos. Não que o jogo seja muito difícil, mas a escassez de itens para recuperar vida, por exemplo, faz com que pensemos duas vezes antes de atacar um inimigo desconhecido. Aos poucos descobrimos novas receitas que vão desde alimentos a diversas armas ou equipamento que nos preparam melhor, equipamento esses que estamos constantemente a arranjar ou melhorar, embora que no geral estejamos sempre a criar novos itens com o loot que vamos adquirindo ao enfrentar os vários monstros.
Um dos pontos mais fortes do jogo é o seu estilo artístico, onde tanto os personagens como os cenários estão detalhados, embora algumas vezes estes se tornem confusos quando estão vários elementos uns em cima dos outros. Tem sido bastante mais recorrente ver uma forte aposta na ilustração em jogos indie, e cada vez mais encontramos estéticas interessantes como neste título, e explora uma fusão interessante entre o horror e o género RPG, que não é assim tão comum. Infelizmente a banda sonora não está ao mesmo nível, mesmo sendo calma e enquadrando-se no ambiente do jogo, é facilmente esquecida.
Os fãs do género dark fantasy têm aqui um bom jogo, mesmo não explorando mais a parte do horror ou tensão que normalmente encontramos em jogos mais ao estilo survival horror. Mas é pena que a história deixe um pouco a desejar, com surpresas previsíveis e um motivo principal que é constantemente esquecido ou ignorado, em prol de procuras constantes por itens! Ainda assim a aventura tem bons momentos, e uma bela atenção à ilustração que nos deixa a admirar as várias criaturas criadas (poucos momentos antes delas nos matarem sem remorsos).
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para Steam, gentilmente cedido pela Plan of Attack.