Fabledom


O sonho de viver numa terra encantada onde fábulas, seres místicos e uma floresta verdejante de perder de vista, fez e continua a fazer parte do imaginário de muitas crianças. Fabledom de certa forma deixa viver um pouco esse mundo imaginário, onde o jogador poderá construir o seu reino encantado.
Fabledom apareceu inesperadamente no meu feed de pesquisa da Steam. Muito embora o género City Builder não seja o meu normal go to, este título é diferente e chamou-me à atenção tanto pelo seu estilo gráfico como por todo o bolo que rodeia o seu interior. A criação de um mundo encantado onde humanos possam viver relaxadamente com fadas, cyclops, cavaleiros e princesas. Logo numa fase inicial o jogador será brindado por um voz que acomapanhará durante toda a aventura, fazendo até referências a contos conhecidos e que de certa forma se torna como um amigo, fazendo observações às escolhas e contando a história da aventura criada pelo jogador.

O objetivo será de construir uma cidade capaz de sobreviver às diferentes estações do ano e também lutar contra forças menos amigáveis, de reinos vizinhos. Isto tudo enquanto se tenta encontrar o amor também em reinos vizinhos. Embora não apresente uma personagem principal "de carne e osso" que efetivamente se possa ver, Fabledom convida o jogador a entrar neste mundo encantado com o seu método de criar relações diplomáticas e ainda permitindo escolher qual o parceiro amoroso predileto. Esta é uma mistura incomum, mas bastante divertida, onde a história acaba por ser delineada por estas pequenas escolhas do jogador. 


A vertente de construção de uma cidade, a gestão de recursos e ainda manter uma relação amigável com os reinos vizinhos, parece um desafio bastante pesado, mas, na verdade, é uma experiência bastante relaxante. O próprio jogo vai introduzindo pequenos desafios fazendo com que seja possível uma adaptação aos novos edifícios e pessoas que o reino pode receber, sem nunca deixar o jogador confuso e sem rumo. Contudo, alguns recursos demoram algum tempo a serem produzidos ou capturados. É importante manter um equilíbrio entre a população e os recursos que são obtidos para que nunca exista o perigo de ficar com o ponteiro a zeros durante um grande período de tempo. Não existe uma sensação de pressão para construir certo edifício, embora existam pequenas missões secundárias que podem sair um pouco ao lado pela logística de recursos e pela falta de tempo para a sua conclusão. 


Relativamente à história, o sentido dado à mesma é inteiramente afetado pelo jogador, pelas suas decisões amorosas ou as inimizades que irá construindo com os reinos vizinhos. Neste sentido, acredito que haja alguma replayability e o jogador será abraçado por linhas de texto diferente, trazendo uma risada ou outra ao longo de todo o processo. Estas relações amorosas têm impacto também no próprio reino, já que para cortejar determinada personagem é necessário construir algo para a agradar. Por exemplo, para se namoriscar com o Bard da zona, é necessário construir apontamentos musicais pela cidade, como um edifício, que será ocupado por moradores do reino transformando o carteirão numa festa diária.


Fabledom é indicado para quem quer fugir um pouco da rotina e relaxar, aplicando horas de diversão numa experiência tranquila construindo o seu próprio conto de fadas. Acredito seriamente que este é um caso que se pode aplicar até mesmo aos que não façam dos City Builders uma "dieta" regular.

Nota: Análise efetuada com base no jogo para a Steam, adquirido pelo autor do artigo.

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