EA SPORTS™ F1® 24

 

Uma nova época um jogo novo, no entanto pouco ou nada muda, mas, uma coisa é certa: se está bom assim, pelo menos não piorou. É a fórmula típica dos jogos de Fórmula 1, eis F1® 24!


Creio que a última vez que joguei um jogo F1 foi no ano 2022 tendo precisamente sido para analisar o outrora mais recente jogo da série. As coisas não mudaram assim tanto quanto isso desde então, além de jogar na mesma plataforma (Xbox Series X), o próprio jogo sofreu poucas melhorias relevantes. Também a série FIFA (agora conhecida como FC) pouco muda anualmente e os jogadores continuam a comprar como se fosse oferecer algo de novo e revolucionário, o qual podemos dizer assertivamente que não o acontece. No caso do F1 passa-se a mesma coisa, ainda por cima com um leque de pilotos curtos incomparável a um jogo de futebol, com imensas personalidades, é preciso dar espaço para fazer o melhor possível para existir de facto um interesse em adquirir um novo jogo da série.

Eu encontrei aqui vários aspetos positivos que me fizeram gostar imenso deste novo jogo, no entanto, confesso que reparei em certos modos de jogo que irá afastar jogadores, mas vamos por partes. Ao iniciar o jogo em qualquer um dos modos principais de jogo, deparámo-nos com um tutorial que leva uma boa dose de minutos para concluir e até entender as suas mecânicas complexas, caso queiram ser o mais profissionais na arte de pilotar e conhecer o vosso veículo. Isto foi percetível assim que comecei a ler texto atrás de texto e entender que não é só pilotar, caso queiramos a experiência verdadeira do F1. Se tiverem paciência e até jogarem no modo casual, acredito que vão tirar muito bom proveito do jogo, sem exagero, pois foi o que fiz e garantidamente diverti-me mais do que imaginava.


É como se fosse o melhor jogo F1 que joguei, mas a memória do último não está muito lúcida e a perceção que tive ao jogar F1 2024 foi de que a nível amador ou profissional, este título é claramente o melhor, o mais equilibrado, está adaptado a todos e qualquer pessoa pode perfeitamente jogar, o que, na minha opinião, é importantíssimo. Se antigamente via o meu pai a jogar TOCA Touring Car 3 na PlayStation (One), saber que hoje posso passar-lhe o comando para as mãos para ele jogar o F1 com todos os comandos de auxílio disponíveis, sentir um pouco a adrenalina e o som dos veículos rápidos como se estivesse a assistir a um Grand Prix, isso deixa-me bastante contente.

Portanto, posso garantir que qualquer jogador poderá tirar bom proveito, mesmo sem entender bem as verdadeiras mecânicas de jogo. Os auxílios serão suficientes, claro que a experiência nunca será a mesma comparando a jogabilidade sem estas ajudas, no entanto, não proíbe do mais amador poder jogar um pouco e quem sabe, mais tarde, alterar a dificuldade e até tornar-se num piloto veterano! No entanto, como dito anteriormente, é necessária muita leitura, muita aprendizagem e muito conhecimento, para tirar o proveito e potencial total do jogo.

No que diz respeito aos modos de jogo, um que devo desde já assinalar é o modo Split-Screen: é muito bom nos dias de hoje conseguirmos ver este modo surgir no menu principal de um videojogo, algo que não tendo, deixa muito a desejar. A obrigação de uma ligação à internet e ausência de modos em ecrã dividido são algo que me fazem torcer o nariz, por isso é sempre bom ver quando alguém permite que duas pessoas num sofá possam jogar juntamente, numa bela tarde de domingo ou após assistirem a mais uma prova de F1, por exemplo.

Falemos dos modos com maior destaque em F1® 24. O modo carreira será, certamente, o de eleição da grande parte das pessoas que adquirirem o jogo. Neste modo podem escolher o Driver Career, My Team Career ou até o Two Player Career. Vão poder jogar com os famosos pilotos, criar um à vossa imagem ou até jogar com pilotos clássicos como Ayrton Senna e Michael Schumacher, ou até mesmo qualquer piloto da F2. É aqui que vão gerir a carreira do vosso piloto, desde contratos, patrocínios, correr para ganhar, este é um modo bastante completo e que pode até ser um tanto complexo. Há toda esta gestão a ser efetuada pelos jogadores e não se pode dizer que é propriamente fácil, por isso é preciso ter conhecimento e claro vontade de realizar um modo destes.

Tal como acontece em Forza Motorsport, as corridas contam com pequenos objetivos, mas normalmente são perfeitamente ignorados porque ao contrário do que acontece em Forza Motorsport, não há uma forma de subir de nível, por isso o interesse é meramente do jogador se quer seguir o que indicam ou simplesmente ignorar e chegar à meta que é inequivocamente o mais importante.


Por fim, algo que devo sublinhar é o facto de o nosso país estar presente, é com grande alegria que nos dias de hoje já consigam incluir pistas portuguesas, algo que já aconteceu em jogos F1 da era dos 128 bits. Ter Tiago Monteiro na capa de um jogo (versão portuguesa claro), mas ter a pista como escolha para percorrer e ter esse reconhecimento, para alguém como eu que cresceu nos anos 80 e viu jogos atrás de jogos de desporto sem a representação do nosso país, é sempre com agrado que este agora seja devidamente representado.


Chegamos assim à meta deste F1® 24 que posso recomendar a quem nunca tenha jogado um jogo F1 recentemente, o grafismo e jogabilidade são espetaculares e o auxílio para os amadores é deveras importante para os primeiros passos. No caso de terem jogado qualquer outro jogo nesta geração, não devem esperar por diferenças radicais, no entanto, nunca podemos apontar o dedo e dizer que é um mau jogo muito pelo contrário. De referir que é mais um F1 com os requisitos mínimos para um jogo do género e cumpre o seu dever perfeitamente.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series, gentilmente cedido pela Playnxt.

Latest in Sports