Freedom Planet 2


4 heroínas num carrossel de mundo, cheio de robôs maníacos e velocidade.

Um ser congelado no fundo do mar acorda. Meses depois a casa das nossas aventureiras é destruída por um robô gigante e começa a procura por respostas. A história das 4 é partilhada desde o início com alguns detalhes diferentes. Mais importante, cada uma delas tem as suas habilidades e a jogabilidade (maioritariamente de combate) muda para cada uma. A demanda leva-nos a procurar apoio de antigos aliados e uma perseguição mundo fora pelos culpados dos diversos ataques a ocorrer.


O gameplay é bastante simples, o objetivo é sempre chegar o mais depressa possível, derrotar o boss e avançar para o próximo mapa. Pelo caminho, temos que nos desviar de diversas armadilhas e lutar (ou evitar) uma catrefada de inimigos, cada um deles com ataques e maneiras de os destruir diferentes. Há segredos em todos os mapas e a recolha de cristais vai aumentando a pontuação e dando mais vidas ao acumularmos uma quantidade significativa. Há também diversos power ups, desde simples como darem-nos oxigénio infinito debaixo de água como alguns que recolhem os cristais nas imediações.


O jogo pede velocidade, os mapas são desenhados de maneira a ser fluídos e velozes às vezes indo para além do razoável para controlo. O facto de ganharmos momento à medida que aceleramos também pode ser difícil de controlar, é um desafio é certo, mas a implementação do mesmo por vezes deixa-nos em posições difíceis. Regra geral, em posição de ir de frente contra uma parede espinhosa ou um inimigo. O combate é simples, mas conhecer bem cada uma das personagens e a lista de golpes ajuda imenso e permite alguma liberdade e criatividade. Temos também bastantes minijogos e maneiras de modificar o que levamos para cada mapa o que ajuda à repetição e a diminuir o impacto da simplicidade.


A banda sonora está muito bem conseguida e serve o tema do jogo perfeitamente. Os ambientes são diferentes de mapa para mapa e até dentro de cada secção tendo perigos, inimigos e organização do caminho enquadrados na temática (túneis em mapas citadinos, plantas gigantes nas florestas). As cutscenes são 100% voice acted e a história ainda que simples tem o seu charme.


Um jogo divertido e com muita replayability, bom para fãs de Sonic, mas não espantoso o suficiente para não fãs.

Nota: Análise efetuada com base no jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Decibel-PR.

Latest in Sports