Summer Game Fest: principais novidades


Foi a grande abertura do verão dos jogos, a principal apresentação que, embora tivesse com as expetativas controladas, ainda tivemos algumas surpresas e uma boa quantidade de trailers. Houve um foco, os indies foram uma constante do início ao fim, dando destaque a estúdios pequenos em vez de triple As, o que não quer dizer que os grandes nomes da indústria também não tivessem destaque no palco.


Em cima podem ver a apresentação na íntegra, mas, assim de forma a resumir e destacar vários dos títulos que apareceram, é com um grande nome que começamos este pequeno apanhado do que foi apresentado na noite de sexta: LEGO Horizon Adventures abriu a noite e em grande! Aloy parte para uma nova aventura em formato pequeno que quem já conhece os jogos da LEGO veja aqui um novo jogo que segue bem a fórmula a que já está habituado. A grande surpresa é, talvez, as plataformas onde o jogo vai estar disponível na PlayStation 5PC e... Nintendo Switch! Uma aventura disponível na próxima época natalícia.


Seguiu-se então uma apresentação com imensos títulos, atualizações de jogos já no mercado e novos trailers de jogos já anunciados. Vimos Star Wars Outlaws (30 de agosto), um trailer cinemático do Massive Multiplayer Online e survival de Dune: Awakening, vimos um bocado mais de Black Myth: Wukong (20 de agosto) e um trailer de Metaphor Re:Fantasio (11 de outubro), o novo RPG ao estilo Shin Metami Tensi/Persona da ATLUS, que teve direito à presença dos seus criadores em palco. Dragon Ball: Sparking! ZERO (que sai também a 11 de outubro) mostrou mais um leque de personagens, uma história que pode seguir um rumo diferente ao que estamos habituados e, por falar em jogos de luta, Fatal Fury: City of the Wolves pode demorar até ao seu lançamento em 2025, mas tem deixado muita gente entusiasmada.

Como disse, foi uma noite com grande foco em jogos indies, com é o caso de Deer & Boy, um anúncio para 2024 que parece puxar ao sentimento. Tivemos Neva, o novo jogo dos criadores de Gris onde o seu estilo artístico é inconfundível, com lançamento para este ano também, ou a Blumhouse Games que nos atirou com vários jogos de terror seguidos e, por falar em horror, Slitterhead mistura ação com ficção científica a 4 de novembro. Vimos em melhor detalhe Hyper Light Breaker com a sua ação frenética e, também cheio de ação e estilo de surpresa surge Tears of Metal, onde a ação, o ambiente medieval nórdico é retratado com bom um estilo artístico.

Houve indies que foram surpresas... peculiares, como foi o caso de Cuff Bust (2025) onde somos alienígenas a fugir de uma prisão ou, ainda mais bizarro temos Killer Bean (2024) onde somos um agente com uma aparência bem questionável. Mas para algo mais pacato ou, bem, nem por isso, temos o jogo de escalada Cairn (2025) não ideal para os que tenham vertigens. E como é difícil de evitar falar do universo do bizarro surge WanderStop, um jogo com um aspeto bem reconfortante e um ambiente tranquilo... só que é dos criadores de The Stanley Parable, por isso, tem tudo para nos deixar a olhar de lado para o ecrã, confusos!


Falando em surpresas neste Summer Game Fest, de séries já estabelecidas com espaço para novidades surge Sid Meier's Civilization VII (2025), ou o novo título no universo da escola mágica de Hogwarts com Harry Potter Quidditch Champions (3 de setembro) e ainda a ação frenética de Warhammer 40,000: Space Marines 2 (9 de setembro). Também de ação é Delta Force: Hawk Ops que, embora sem data de lançamento definida, deixou muitos de nós nostálgicos, até porque Black Hawk Down marca presença neste título, de algum modo. Mas talvez das maiores surpresas foi Mighty Morphin Power Rangers: Rita's Rewind (2024), um jogo de arcade retro ao estilo do que tem sido feito com as Teenage Mutant Ninja Turtles.

Para os possuidores de óculos VR temos Batman: Arkham Shadow (outono 2024) e Asgard's Wrath 2, este que já está disponível. Por falar em jogos que já podemos jogar houve ainda um pequeno trailer de Party Animals para relembrar a todos que esse jogo existe. Também Valorant apareceu para anunciar o seu lançamento em consolas, já para este ano, tal como New World que caminha para esses formatos ao mesmo tempo que lança uma nova expansão, com lançamento a 15 de outubro.


Sobrou ainda espaço para algumas surpresas para jogos já disponíveis, com conteúdos adicionais onde alguns deles chegariam bem mais cedo que o esperado, como a expansão Night Springs de Alan Wake 2, já disponível, que traz rostos bem conhecidos dos universos dos jogos da Remedy, anúncio que se fez acompanhar da revelação da edição física deste jogo. O fenómeno PalWorld pode ainda estar em early access, mas já tem uma nova área e conteúdos à nossa espera a 27 de junho, mas, para terminar este grupo de DLCs, vimos o que nos espera para o segundo ano de personagens adicionais em Street Fighter 6, com o regresso de M. Bison e Elena, contudo o grande destaque vai mesmo para Terry Bogard e Mai da série Fatal Fury. Veremos algumas das personagens da Capcom no próximo Fatal Fury em moeda de troca? Quem sabe...

A apresentação começou em grande e terminou em grande, com uma apresentação mais a fundo de Monster Hunter Wilds, com a presença dos criadores em palco e, ainda, um novo vídeo de Phantom Blade 0! Foram vários os nomes, preenchendo duas horas do evento com jogos, títulos que nos acompanharão não só até ao final do ano como em 2025 também. No geral foi uma boa apresentação, contida e longe de ser bombástica, mas foi uma noite bem passada!

Latest in Sports