EA Sports™ UFC® 5

Nem sou fã de UFC, tenho um colega bem perto de casa que é lutador de MMA de nome Pedro Carvalho, que deve ser reconhecido por alguns, mas sabemos bem que não temos grandes adeptos de momento. O que não significa que no futuro cresça, contudo, é sempre bom termos um título destes e confesso que foi uma surpresa.

Este é sem dúvida um desporto com a sua violência, tanto na vida real como no jogo em si, porque no meu primeiro combate deu para entender com cada soco que o meu lutador apanhava, conseguia andar de lado e ficar com a cara bem estragada. Desde os típicos cortes nos lábios e, no geral, como o sangue que é derramado e isso deve-se ao realismo que foi aqui imposto.

É necessário referir desde já que o jogo não é fácil, isto porque para além das estratégias de combate que devem ser usadas, a quantidade de ações para executar é imensa e pode por vezes dar um nó na cabeça do jogador caso não se dedique a treinar. Desde esquivar, executar golpes nas pernas ou na cara como na barriga, tudo isto vai exigir muita atenção e habilidade para esquivar e ripostar, como também agarrar o oponente e deitar abaixo, que como sempre, há várias formas de vencer um combate, seja este por ponto ou por K.O.


Nas submissões por exemplo, surgem vários comandos executáveis para o lutador se livrar, seja simplesmente erguer-se e afastar-se como também tentar dar a volta por cima e tomar controlo da submissão, e isso vai requerer esperteza do jogador para acabar por cima da luta até ao final do encontro.

Os impactos parecem reais, por vezes o jogador leva uma tareia que consegue entender que não há forma de ripostar, caindo ao tapete de forma inanimada, ou até contra as grades, é de um realismo fenomenal e impressionante. Isto são pormenores que vão deixar o jogador entusiasmado e a tentar dar tudo por tudo, para não cair mas fazer com que o adversário fique K.O. o mais rápido possível. No entanto é preciso e, sublinho uma vez mais, estratégia, isto não se baseia apenas em dar socos e pontapés como num outro jogo de luta. É preciso perícia, é preciso verificar a barra da stamina do nosso lutador, o próprio bloqueio não dura eternamente e são pequenos aspetos a ter em conta em todas as lutas que acabam por ser um factor determinante.

Já que falamos neste fator determinante de tentar ganhar o controlo de uma luta, o meu exemplo é o perfeito de tal, isto porque numa luta online tentei derrubar o adversário o mais rápido possível sem ter prestado muita atenção a barra de stamina. Não que o oponente estava de facto a sofrer os danos, o problema foi quando se agarrou a mim e colocou-me numa posição submissa em que a stamina fazia toda a diferença. Conclusão, acabei por perder o combate.


Vamos então passar aos modos de jogo que são mesmo muitos, mas iremos tentar resumir isto para terem uma ideia do tempo que vão poder passar com UFC 5. Podemos falar já do modo online já que toquei no assunto no parágrafo anterior. No modo online existe um modo carreira sem ser o da campanha offline, este modo oferece ao jogador a possibilidade de usar o seu avatar para lutar contra outros jogadores, evoluir e subir de ranking e sagrar-se campeão, simplesmente genial. Mas há também o Ranked Championships para competir em torneios conforme o ranking. Já o Blitz Battles é um modo em que os jogadores têm de jogar de acordo com as regras lançadas de forma aleatória e por fim claro, o típico quick fight para umas partidas sem grandes stresses.

Passemos ao offline onde podem jogar igualmente um modo carreira, no qual passei mais tempo e foi na verdade o que me deu imenso gosto jogar. Este modo carreira está perfeito para aqueles que nunca jogaram UFC na vida e querem experimentar. Ao contrário de outros jogos no qual eu recomendaria jogarem primeiro o tutorial aqui não é preciso, isto porque após a criação do vosso avatar vão viver uma experiência espetacular no qual contam com o vosso treinador e o seu apoio para se tornarem lutadores profissionais. À medida que progridem vão surgindo tutoriais até que aperfeiçoem as vossas técnicas e se sintam familiarizados. Este é na minha opinião o modo mais divertido.

Depois claro, existem sempre os modos habituais de jogo como neste caso o Fight Now que, tal como o nome indica, é para um combate rápido offline ou com algum vosso amigo em couch co-op. E há um outro modo de nome Fight Contracts em que surgem diariamente várias lutas de modos diferentes para obterem prémios, já para finalizar e reavivar a memória, nunca é demais voltarem a praticar no modo Learn para relembrar como jogar ou aprimorar uma técnica.

UFC 5 não é um jogo fácil a primeira vista, no entanto há muitas formas de aprender e conhecer bem as ações. Os fãs do desporto vão adorar pois os combates são intensos, já quem está numa de descobrir um jogo UFC, este será certamente a escolha perfeita para começar a entrar neste mundo e quem sabe, ficar fã do desporto também.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series, gentilmente cedido pela PlayNxt

Latest in Sports