Hiragana Pixel Party


Para quem está a estudar a língua japonesa este jogo tinha aquele potencial didático para ajudar na memorização dos alfabetos nipónicos, mas não. Senti-me ainda mais confuso depois de alguns minutos com Hiragana Pixel Party. Que é uma festa é, não há volta a dar, mas Hiragana Pixel Party é mais jogo rítmico que outra coisa. É um jogo com ênfase no treino da memória muscular e nisso até se safa.


Os visuais queridos e coloridos, as músicas mexidas com a nossa participação fazem deste runner um jogo a ser jogado se não tiverem mais nada para fazer. Também pode ser apelidado de sidequest se já tiverem conhecimentos básicos da língua. O público ocidental agradece qualquer janela para a cultura oriental e que lhes permite conhecer alguma coisa, aprendendo no processo, mas não recomendo usarem este jogo como iniciação. Se de início é bastante simples e acessível, o jogo evolui e aumenta de dificuldade: passa de dois caracteres para mais e para palavras inteiras; a velocidade está sempre a aumentar também. Se acharem que este alfabeto é fácil, então fiquem a saber que a Sprinloaded inseriu sem quaisquer custos adicionais o alfabeto Katakana, apenas usado para palavras internacionais como o nosso nome e isso.

Para ajudar à festa, a posição dos caracteres muda consoante a tentativa. Se acabam por decorar uma posição é bem provável que seja diferente da próxima vez, portanto prestem atenção ao ecrã e ao som que enuncia os caracteres antes de cada obstáculo. Se acertarem, a personagem salta, se falharem, perde energia até perder o nível. Estou a tentar arranjar mais pontos positivos sobre este jogo, talvez a pixel art – tenho um fraco pelo estilo e os cenários são bastante mais interessantes e misteriosos com criaturas em segundo plano que poderiam dar origem ao seu próprio jogo.


Não obstante, apesar de não ter gostado não quer dizer que vocês não possam. O jogo consegue coçar aquela comichão por jogos rítmicos e cultura oriental. Talvez entre sessões de estudo até saiba bem ou talvez fiquem mais frustrados. Ou passem à frente, o mundo não acaba.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Springloaded Games.

Latest in Sports