Nintendo Direct - Março 2016



Tão depressa tivemos a notícia de um novo Nintendo Direct, como assistimos e fomos recebidos com algumas novidades relativas aos próximos lançamentos, e não só! Com futuros lançamentos ainda sem datas, para esta apresentação seria de esperar saber, afinal, quando iremos ter em mãos muitos desses títulos, mas tivemos ainda algumas novidades por anunciar.


Logo no início fomos atualizados sobre o estado de Star Fox Zero, que se encontra já finalizado e pronto para ser lançado a 22 de abril! Embora envolto em vários rumores sobre possíveis adiamentos, o jogo encontra-se mesmo a caminho juntamente com Star Fox Guard para a eShop, que foi revelado como Project Guard na E3 há dois anos. Estará ainda disponível uma versão First Print que irá trazer os dois jogos num único bundle, juntamente com uma caixa metálica especial. Como novidade, ficamos a conhecer a funcionalidade das amiibo neste jogo: ao usar Fox, a Arwing "transforma-se" num modelo inspirado pelo clássico da Super Nintendo. O que irá fazer o Falco?


Por falar em spin-offs, Metroid Prime Federation Force marcou também presença neste Direct, e tem lançamento agendado para este verão. Ficamos a saber um pouco mais sobre a história deste jogo, um "Prime pensado em função de um multi-player em portáteis", e do modo como se insere na história da série Metroid. Ficamos também com a mensagem que mais será desvendado sobre este título, futuramente. A acompanhar estas novidades, veio também um trailer de história que podem ver aqui: https://youtu.be/swNsWdgXNMg


Para completar a "Tri Force" de séries clássicas da Nintendo, Hyrule Warriors: Legends, com lançamento a 24 de março marcou também presença nesta apresentação. Para quem ainda não conhece este spin-off, onde temos de enfrentar grupos vastos de inimigos, pode já descarregar uma versão demo disponível na eShop, onde controlarão Link, Zelda e Impa. Tivemos ainda informações sobre o título: serão lançados pacotes adicionais de download durante os próximos meses, adquiridos de uma vez só através de Season Pass, ou individualmente. Quem tiver a versão Wii U terá ainda a possibilidade de usar um código que descarrega os novos personagens da versão 3DS, na Wii U, e ambas as versões irão receber gratuitamente Medli, de Wind Waker.


Splatoon, embora seja um jogo recente, já ganhou espaço no coração dos fãs Nintendo e será reconhecido como um bom clássico, no futuro, dado o seu grande sucesso. Embora esteja dado por terminado o conjunto de conteúdos adicionais, o jogo irá receber novas atualizações de modo a ficar mais equilibrado. Serão também lançados pacotes especiais de armas (já existentes) em conjuntos com novas Sub-Weapons. Outros ajustes nas Splashfest serão também lançados, mas desses ainda não temos novidades.


Outro jogo prestes a receber atualizações é Super Mario Maker, que para além dos habituais novos personagens (que tem vindo a receber desde o seu lançamento) novas mecânicas serão introduzidas, como chaves (e respetivas portas) muito ao género Super Mario World, e até mesmo postes com espinhos retiradas também desse jogo. Serão também introduzidas moedas especiais e ainda um novo grau de dificuldade para o Desafio 100 Marios, ainda mais difícil!

Esta apresentação não contava com quaisquer informações sobre jogos para telemóveis (ou até NX), mas ainda assim Miitomo marcou presença, juntamente com mais novidades sobre o lançamento do novo serviço My Nintendo, ainda sem data prevista para Portugal (embora esta esteja para breve). Este será um sistema em que, tanto jogar como adquirir jogos irá resultar em recompensas. Quem se registar ao serviço My Nintendo durante o seu lançamento, terá ainda direito gratuitamente ao Flipnote Studio 3D, que chega (finalmente) ano nosso território.


Após uma longa espera foi revelada a data de lançamento de Fire Emblem Fates, marcada para dia 20 de maio. Neste novo lançamento contamos com uma bifurcação na história, resultando em duas histórias diferentes: Birthright e Conquest, cada um deles com as suas personagens e eventos únicos. Existe ainda um terceiro cenário, Revelations, que leva os jogadores a outro rumo diferente e estará disponível como conteúdo adicional a 9 de junho. Acompanhando o lançamento do jogo será lançada uma edição especial com os 3 capítulos num só cartucho, juntamente com um livro de ilustrações, um SteelBook e ainda um poster. Será também lançada uma New Nintendo 3DS XL alusiva ao jogo, também a 20 de maio (Nota: o jogo não se encontra incluído na consola).


Tokyo Mirage Sessions #FE será lançado cá a 24 de junho, o curioso RPG da Atlus que vai buscar referências do universo Fire Emblem, e dá um toque ao seu próprio estilo. A palavra chave deste jogo é "pop", e todo ele aproxima-se a um "Festival da Canção japonês", com músicas originais da companhia japonesa Avex, performances musicais, imensas referências à indústria do entretenimento e ainda a opção de poder jogar com as vozes originais em japonês. Contudo o sistema de batalha é ao estilo jRPG com turnos, com bases que se aproximam à série Shin Megami Tensei (SMT), esta que tem uma breve dica no título "Tokyo Mirage Sessions" (TMS).


YO-KAI WATCH já é uma série de sucesso no Japão e finalmente será lançada cá a 29 de abril. Juntamente com a série de animação, que também será transmitida em Portugal. esta poderá ser a nova grande aventura para os fãs da Level-5 e os seus títulos, como foi o caso de Inazuma Eleven. Muito ao estilo Pokémon, aqui temos de capturar misteriosas criaturas que, depois, se juntam a nós para enfrentar outros monstros. Para quem quiser ver mais sobre o jogo pode descarregar já uma demo disponível na eShop!


Noutro tipo de monstros e numa vertente mais de ação surge Monster Hunter Generations neste verão. Esta é a versão localizada de Monster Hunter X, que foi lançado no Japão ano passado, onde a ação ganha todo um novo nível através de novos ataques e possíveis combinações, nunca antes vistas. O resultado é a experiência mais personalizável da série até hoje, e podemos até jogar como um Felyne!

À semelhança de jogos passados, este novo título conta com colaborações com outras séries, e desta vez poderemos assumir a aparência de Marth, de Fire Emblem. Para os fãs da série, e que jogaram Monster Hunter 4 Ultimate, temos boas notícias: o save que têm desse jogo irá desbloquear conteúdos bónus neste novo título! Para os fãs mais impacientes não poderão perder uma antevisão da versão localizada do jogo, que a Capcom irá exibir hoje (dia 4 de março) através do cana oficial em http://twitch.tv/monsterhunter_eu, das 17h00 às 19h00 (hora Portugal continental).


Entretanto, a série Paper Mario está de regresso, e Paper Mario: Color Splash será lançado na Wii U em 2016! A temática desta vez é a cor, onde Mario e companhia chegam à Ilha das Seis Cores, esta que está a perder toda a sua cor, e através de um martelo de tinta, Paper Mario consegue dar novamente vida ao mundo que o rodeia. Pouco mais sabemos sobre este título, fora o uso de cartas especiais que resultam em ataques bastante devastadores, mas aguardamos por mais novidades.


E no que parece ter sido um Nintendo Direct carregado de RPGs, tivemos ainda mais informações sobre Dragon Quest VIII: Fragments of the Forgotten Past, um clássico título que nunca foi lançado na Europa e surge num remake lançado para a 3DS. Aqui os heróis têm de desvendar os segredos de vários templos, onde conseguem viajar para o passado de modo a salvar o presente. Ainda sem data de lançamento, o jogo será lançado em 2016.


Mas para um estilo de jogo mais relaxado, os fãs de Kirby podem contar com uma nova aventura em Kirby: Planet Robobot, disponível para a 3DS a 10 de junho. Desta vez invasores robóticos invadiram a Dream Land, e cabe a Kirby usar as suas habilidades de cópia para salvar, novamente, o seu mundo. Este novo jogo de plataformas vem ainda acompanhado por um modo especial, Team Kirby Clash, que permite que até 4 jogadores joguem em equipa e enfrentem vários inimigos. A acompanhar o lançamento do jogo estarão disponíveis novas amiibo da série Kirby, que inclui ele próprio, King Dedede, Meta Knight e Waddle Dee, que usados no jogo oferecem habilidades especiais e específicas de cada personagem.


Ainda dentro de um género mais calmo (ou talvez não) Rhythm Paradise Megamix chega finalmente à Europa ainda este ano, para a 3DS. Este jogo oferece mais de 100 desafios, numa coletânea de 70 mini jogos selecionados de títulos anteriores da série para a Game Boy Advance (nunca lançado na Europa), Nintendo DS e Wii, e ainda 30 novos desafios.

Já dentro do serviço de jogos digitais tivemos algumas novidades sobre jogos anteriormente anunciados, como outras completamente novas. Lost Reavers, o jogo online free-to-play da BANDAI NAMCO terá uma versão beta a 14 de abril, e depois o lançamento em si dia 28 de abril. Aqui os jogadores terão de trabalhar em equipa de modo a conseguir encontrar vários tesouros, enquanto lutam contra zombies e resolvem quebra cabeças.

O serviço de Consola Virtual irá receber uma nova plataforma, a Super Nintendo, em exclusivo para a  New Nintendo 3DS. Já disponíveis encontram-se os clássicos Super Mario World e EarthBound (trailer), a 10 de março teremos The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid, a 17 de março F-Zero e Super Mario Kart, e 24 de março Donkey Kong Country e Donkey Kong Country 2. Todos estes jogos são a versão norte-americana, com a velocidade de 60 Hz e podem ser jogados na resolução original, mas infelizmente, mesmo se já adquiriram estes jogos na Wii U, não os poderão descarregar gratuitamente na New 3DS (já que estamos numa de receber tantos RPGs este ano, deixamos aqui o pedido para ter Final Fantasy III VI, juntamente com outros grandes clássicos do género da SNES, através deste serviço!).


Ainda na 3DS será lançado Azure Striker GUNVOLT 2 neste verão, e desta vez o rival de Gunvolt, Copen, junta-se como personagem jogável. Neste jogo exclusivo da 3DS os jogadores podem usar Gunvolt e atacar inimigos com fortes disparos, enquanto que Copen é também capaz de copiar as habilidades dos sete novos bosses. Se tiverem interesse nesta série, podem adquirir o primeiro jogo na eShop com 33% de desconto, até 1 de abril.



Para descontrair de toda esta ação foi anunciado o Disney Art Academy a 15 de julho, onde qualquer pessoa pode facilmente aprender a desenhar icónicas personagens Disney e Pixar. Mesmo para os que têm mais dúvidas sobre a sua capacidade de desenho podem aprender facilmente, passo a passo como desenhar os vários personagens, e dpeois dar "um toque extra, ao estilo Disney", através de pequenas anotações de brilho ou estrelas, e depois partilhar com os amigos.


Em conclusão temos também as datas de lançamentos de novas amiibo, e coleções de cartas Animal Crossing. A 18 de março temos R.O.B. (cores Famicon), Ryu e Roy de Super Smash Bros, juntamente com as figuras de Animal Crossing de Isabelle (Summer Outfit), Rover, Timmy e Tommy, e Kapp'n, e ainda a terceira série de cartõe amiibo de Animal Crossing, juntamente com o respetivo álbum. Já a 17 de junho chega a quarta série dos mesmos cartões.

Foi uma apresentação rica em jogos, confirmando datas por um lado, e trazendo algumas novidades por outro. Ficamos, deste modo, servidos até junho, mês que decorrerá a E3 e trazendo consigo mais novidades, mas quem sabe se, até lá, não teremos mais um Nintendo Direct. Caso não tenham conseguido acompanhar em direto a apresentação, fiquem aqui com o vídeo, na íntegra:

Latest in Sports