Antevisão: Ratchet & Clank


Publicado originalmente no Split Screen

"Joga o jogo, baseado no filme, inspirado no jogo!" é a divertida, mas certeira, abordagem com que a PlayStation está a promover o seu próximo jogo de plataformas e aventura, Ratchet & Clank. Na realidade, o jogo e o filme foram desenvolvidos em paralelo, pensados de forma a se complementarem e narrar a história de diferentes perspetivas. Ambos são uma reimaginação do jogo com o mesmo nome para a PS2, que deu origem a uma série bem sucedida e agora é alvo de um "reboot" – expressão popular em Hollywood e que também já ganhou bastantes adeptos na indústria dos videojogos.

Na semana passada, a convite da equipa da PlayStation, tivemos a oportunidade de experimentar este título ainda antes do visionamento do filme. O jogo é uma aventura de plataformas e acção bastante leve e com um grande sentido de humor, muito graças aos diálogos e aos comentários do narrador. A experiência do jogo é bastante cinemática, com bastantes sequências de animação de grande qualidade. Aliás, todos os visuais são bastante impressionantes, com um grafismo muito detalhado e animações excelentes. Com um filme de animação em paralelo, é perceptível o empenho da equipa de desenvolvimento e fazer o jogo mais aproximado possível do que se teria no cinema.


Sendo uma reimaginação do jogo original, Ratchet & Clank permite visitar muitos dos ambientes existentes no clássico da PS2, mas tem também conteúdos completamente originais. A maior parte do tempo de jogo consiste em explorar os cenários com várias sequências de plataformas intercaladas por combates contra os inimigos - felizmente há um grande arsenal de armas por onde escolher. Não trazendo nada de particularmente novo ou impressionante em termos de jogabilidade, é um jogo bastante acessível a toda a família e irá certamente deliciar os mais pequenos após o visionamento do filme (ou até mesmo antes).

Ratchet & Clank (o jogo) será editado na PlayStation 4 a 20 de abril. O filme homónimo estreará nos cinemas nacionais a 5 de maio, contando com as vozes de Tiago Teotónio Pereira e Luciana Abreu, entre outros, na versão portuguesa.

Latest in Sports