Scribblenauts Showdown


Scribblenauts Showdown foi um daqueles casos em que um jogo é anunciado de surpresa pouco tempo antes de chegar ao mercado, sem grande buzz ou expectativa. Embora de uma franquia bastante reconhecida, não parece ter levado o destaque apropriado. Injustiça, pois o resultado final é um jogo bastante divertido!

A série Scribblenauts sempre se destacou pela impressionante mecânica de fazer surgir nos jogos qualquer coisa de que o jogador se lembre de escrever, com um impressionante leque de centenas (milhares?) de palavras possíveis. Este Showdown introduz esta mecânica num contexto de festa, com uma forte vertente multijogador. O jogo introduz uma série de minijogos onde os jogadores têm de usar a imaginação para influenciar as mecânicas, mas não deixa de parte o conceito de jogabilidade sandbox com alguns níveis mais tradicionais. Tudo convenientemente arrumado num menu que nos permite optar por três modos de jogo: Versus, Embate! e Caixa de Areia.


No modo Versus é onde iremos encontrar todos os minijogos, podendo organizar-se sessões para dois jogadores em diversas categorias ou simplesmente jogar livremente os minijogos que se quiser. É também possível jogar a solo contra o CPU, mas naturalmente a diversão está em partilhar os Joy-Con com outra pessoa. Ao todo há 27 minijogos distintos, com muita variedade entre eles, sendo que alguns irão depender mais da escolha de palavras e outros da destreza do jogador. A maioria deles são divertidos, embora nem todos fáceis de perceber à primeira jogada - culpa também da falta de paciência nos dias de hoje para se ler as instruções em contextos multijogador.

O modo Embate! é o que dá o nome a este Scribblenauts Showdown e consiste num jogo de tabuleiro com cartas e minijogos para até 4 jogadores, precisando apenas dos dois Joy-Con para que todos possam jogar. Isto acontece porque é um jogo feito por turnos e cujos minijogos serão sempre feitos com apenas dois jogadores de cada vez (os mesmos do modo Versus). Neste modo, cada jogador irá receber uma mão de cartas com minijogos e consequências, que será o efeito provocado pela vitória, como avançar no tabuleiro ou fazer o derrotado recuar. É o ideal para sessões de jogo com amigos, acrescentando alguma estratégia à jogabilidade em vez de simplesmente ter as pessoas a contar quem ganhou mais minijogos.


Finalmente, o modo Caixa de Areia (Sandbox) é o mais tradicional, onde um ou dois jogadores podem divertir-se a explorar 8 cenários diferentes com uma série de "starites" escondidas. É um verdadeiro puzzle que apela à criatividade, fiel aos restantes jogos da série. Por exemplo, se tivermos um sapo a queixar-se de solidão, que tal arranjar-lhe a companhia de uma rã? Ou se tivermos um animal feroz, que tal arranjar um ainda mais forte para o derrotar? Por outro lado, se não lhe queremos fazer mal, que tal atribuir-lhe um adjetivo como "inofensivo"? As possibilidades são imensas, o que conta é puxar pela imaginação e descobrir as possíveis interações.

O jogo está completamente traduzido para Português (BR), utilizando o idioma da consola mas sem opção para o alterar dentro do jogo. Um problema desta tradução é que muitas expressões nacionais acabam por não ter uma representação dentro do jogo, sendo por vezes mais fácil pensar na palavra inglesa para o que queremos dizer do que encontrar o seu significado no Brasil. Outro problema que encontrei no jogo foi o mapeamento dos botões. O botão que abre o menu para escrever também serve para o fechar, dou por mim a confundi-lo muitas vezes com o botão de salto e depois ao querer voltar atrás acabo por carregar sem querer no botão de confirmar. Talvez seja apenas problema da versão para a Nintendo Switch, cujo mapeamento de botões não está a seguir o "standard" da plataforma. Não será grave.


Scribblenauts Showdown parece um jogo idealizado para a Nintendo Switch e o seu conceito de partilha de comandos. É, sem dúvida, um jogo mais interessante para jogar a dois do que sozinho, com uma boa componente para até 4 jogadores. Infelizmente, a componente sandbox ficou um pouco em segundo plano, com apenas 8 cenários para explorar, o que não deixa de permitir incontáveis possibilidades de interação. Um divertido jogo para puxar pela imaginação!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Upload Distribution.

Latest in Sports