Iberanime 2023

E assim estamos de volta para mais um ano de Iberanime, um evento que tem vindo a contar com a nossa presença ano após ano e dá-nos a possibilidade de anotar os pontos positivos e menos interessantes de cada edição. Assim sendo, fiquem com a nossa opinião da edição de 2023 que decorreu nos dias 14 e 15 de outubro na Exponor.


Se para alguns é novidade, para quem vai há muitos anos o Iberanime pode até vir a ser mais do mesmo, no entanto acho que a edição deste ano foi bastante surpreendente a nível de conteúdo, ou seja, as tendas e a organização estavam impecáveis. É claro que há sempre melhorias a ter em conta, o facto de ser sempre um calor intenso no pavilhão não é propriamente agradável mas o espaço continua a ser o adequado para um evento desta envergadura e com a vasta quantidade de pessoas que foram este ano.

A Nintendo não podia ter faltado, melhor ainda, estava disponível a demo do próximo jogo do canalizador mais famoso do mundo, o Super Mario Bros. Wonder. Um jogo que promete ser mágico e um dos melhores da série que já se torna difícil de ter algum preferido, podendo dizer que, apesar de não ser uma avaliação final, adoramos a demo e de certeza que temos aqui um grande jogo!

 
Também não podiam faltar as tendas de merchandising que, normalmente, acabamos por conhecer bem e que costumam ser as mesmas, embora que o universo anime tenha expandido ano após ano em território nacional, havendo mais interesse e procura, sendo notório ao ver pela quantidade de gente presente e também pelas próprias novas tendas disponíveis. Tínhamos novidades, coisa que honestamente já me deixava um tanto desiludido por ser “mais do mesmo”, coisa que este ano surpreendeu-me imenso.

Cosplay também não faltava, havia gente a representar os seus animes e videojogos de eleição, onde cada ano encontramos novos cosplays como é expectável devido ao sucesso de alguns animes, geralmente mais main stream, tal como acontece com One Piece e o seu herói Luffy na sua forma mais recente, o Gear 5th. Já animes como Tengoku lançados este ano não existiam referências devido a não serem tão populares nem alguns com alguns anos que é o caso do Trigun que até teve uma nova versão lançada este ano precisamente.

Se de animes e jogos os pavilhões estavam recheados, não faltavam também os comes e bebes, embora sejam um tanto “puxados” para as carteiras, tal e qual os preços inflacionados espectáveis da grande parte da bancas presentes, algo que poderiam ter em conta em próximas edições e motivar um maior volume de compras pelos visitantes. Como é sabido o Iberanime é um evento dedicado a tudo relacionado com o oriente, mas curiosamente existia uma tenda que fazia promoção ao próximo filme da famosa série de filmes de terror Saw, neste caso o décimo capítulo, com um stand bem engraçado e no qual podiam ganhar bilhetes duplos para a estreia, tanto de "Saw X" como mais ao lado do mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki, que tinha um poster promocional da sua próxima obra de arte "O Rapaz e a Garça". Mais ao fundo havia também a possibilidade de comprar manga, onde neste caso encontrei um muito especial: Monster.


Os concursos de cosplay marcaram novamente presença tal como o fantástico concurso da melhor pose Jojo, um dos animes mais importantes da indústria e com maior relevância (este artigo é também um referência Jojo, cough cough). Adiante, a organização está de parabéns, foi um evento bem sucedido e esperemos que mantenha a qualidade ou até supere este ano. Creio que seja difícil pois pouco ou nada há mais a fazer. No entanto o trabalho, dedicação e esforços deste ano apresentaram excelentes resultados no final e, agora, venha o próximo!

Latest in Sports