EA Sports™ NHL® 24
Eu vivi na Suíça quando era pequeno e falava-se bastante no hóquei em gelo. Aliás, recordo-me de jogar na casa de um amigo numa SNES um dos jogos NHL que, honestamente, nem sei qual era, são apenas recordações. Entretanto por cá cheguei a jogar um ou outro jogo, inclusive tenho o NHL 2K7 para a PlayStation 3 e ainda joguei umas partidas. Após tantos anos chega-me às mãos o mais recente jogo da famosa liga de hóquei em gelo!
Pois bem, após tantos anos o que diz respeito a regras e a própria jogabilidade ou ideia de jogo, tinha tudo ido por água abaixo e tirando o óbvio: colocar o disco na baliza adversária. Portanto, é necessário iniciar um treino e praticar, sendo este é o primeiro passo pois isto não é um FIFA. Exige mais prática, os próprios passes e tacadas são bem mais difíceis de executar, por isso não podem de todo ignorar o treino. É aqui que aprendem o básico e podem aperfeiçoar a técnica de ofensiva e defensiva.Foi complicado no início, mas com um tempo passado no modo treino, ajudou a entender e a criar uma estratégia para um jogo rápido. Desde que me lembro, joguei sempre com os Penguins de Pittsburgh, se eu sei onde se encontram na tabela classificativa? Confesso que não faço ideia, apenas o facto de ter um emblema bonito com um Pinguim a jogar hóquei foi o suficiente para eu jogar em todos os jogos do género com esta equipa. Como correu? Não correu mal, apesar de perder por uns 3 pontos, foi um tanto renhido pois conseguir marcar 2 pontos, e já não foi mau.
Assim sendo para quem quiser jogar, o importante é começar com os treinos e, depois disso, podem dedicar-se aos modos restantes. É claro que não há hábito de seguir este desporto em Portugal portanto jogar o Hockey Ultimate Team será um tanto esquisito, ao contrário de jogarmos no FC 24 no qual temos o mínimo de conhecimento dos jogadores que surgem. Aqui é ver as caras de jogadores pela primeira vez na vida, no entanto tudo funciona da mesma forma. Não podia faltar um modo carreira, neste caso o “Be a Pro Career” no qual vão passar pela liga NHL com uma personagem criada de raiz por vocês, sendo claramente um dos modos mais interessantes com progressão e evolução que agarra o jogador.
Já no que diz respeito ao online o melhor é ter muita prática. Se no FIFA já o acontece, em NHL, nós leigos, temos de praticar imenso para ter uma partida bem disputada. Há o modo World of Chel onde criam uma personagem e competem online contra os vossos amigos ou podem apenas jogar a partida típica online no Online Versus, selecionando uma equipa ao vosso gosto e trocar umas tacadas um contra o outro ou em co-op.
O motor Frostbite dá um realismo ao jogo espetacular! Os festejos e músicas típicas estão devidamente introduzidas e as colisões como as quebras dos vidros terem uma física fantástica demonstram o quão este NHL está evoluído. Como dito antes, os jogadores não são do meu conhecimento mas foi possível verificar que há forma de jogar com jogadores de peso do passado da história do NHL, para fãs é certamente fantástico ter a possibilidade de jogar com um jogador que admiramos muito e que, por esta altura, já se tenha reformados as pistas de gelo.
Algo importante a referir é o facto de o jogo ter cross play, no entanto é preciso sublinhar que será um cross play apenas permitido entre gerações, neste caso PS4 com Xbox One e/ou PS5 com Xbox Series X/S. Não será um jogo muito vendido por cá mas pode acabar por interessar alguém no futuro e daí a nossa pequena e honesta análise ao NHL 24. Resumidamente, é um jogo bom que irá satisfazer os apreciadores do desporto, talvez pudesse inserir mais modos de forma a não ser tão focado nos modos de sempre, no entanto é preciso ter a noção de que uma liga de hóquei americana não abrange as mundiais como acontece com o FIFA. Assim a comparação nesse aspeto não resulta e acaba por ser limitado, se deixa de ser divertido ou interessante? Não, nem por isso, se há espaço para jogos com o MLB crescerem em território europeu, porque não o NHL?