Oirbo

Portugal começa a ficar no mapa com vários indies a chegarem às mãos dos jogadores em todo o mundo, Oirbo é outro projeto Made in PT criado por 2 pessoas e que está direcionado para os amantes de Metroidvanias. Fiquem a conhecer a nossa análise a este jogo com selo tuga.


Oirbo é um jogo Metroidvania que conta com obstáculos, armadilhas e inimigos numa enorme estação espacial que terá de ser explorada ao máximo, repleta de áreas que se interligam e habilidades para o nosso pequeno robot que darão a possibilidade progredir na aventura e assim descobrir toda a trama. Isto porque somos imediatamente colocados numa parte desta estação e não existe qualquer diálogo ou informação do que se passa, assim sendo, nós jogadores temos a obrigação de descobrir o que realmente se passa.

A ideia dos criadores foi colocar-nos nesta estação e descobrir por nós mesmos a trama envolvida em Oirbo, o que pode ser divertido devido a todo o mistério que rodeia o jogo, como pode também deixar alguns jogadores sem senso do que fazer ou ter em mente sendo que vão ter de explorar toda esta enorme estação espacial para realmente entender. O jogador irá depender de alguns painéis que vão indicar o que se encontra nas áreas seguintes, desde chaves que vão precisar para abrir portas, locais obscuros sem luz nenhuma ou os pontos de gravação que vão tendo ao longo da exploração desta estação. É claro que não dá para entender à primeira sendo que não há qualquer texto, mas com o tempo o jogador irá compreender o significado destes símbolos.


Vão apanhar vários fragmentos da narrativa, o problema será a ordem, isto porque será apanhado de forma aleatória, portanto a ideia será recolher e analisar de forma a entender o que realmente se passou e o porquê da situação.

O que pode por vezes parecer simples também pode trazer algumas complicações, pois inicialmente os comandos são básicos: temos apenas os movimentos e o botão de salto, com a habilidade de realizar um dash, o jogador terá mais liberdade e oportunidades à vista para ultrapassar certos obstáculos e isso fará toda a diferença na exploração. Mais ainda e sabendo que certos caminhos estarão bloqueados por falta dessa habilidade por exemplo, tendo que voltar para trás e encontrar uma alternativa, afinal de contas, estamos a falar de um Metroidvania e é verdade que nem toda a gente é fã precisamente por todo esse backtracking que por vezes temos de fazer.

  
Se gostam de um desafio, Oirbo tem vários apesar dos controlos básicos, faz até lembrar um pouco o Celeste em que o jogador terá de usar o dash com o timing certo para ultrapassar o obstáculo X ou Y, podendo vir a ser frustrante e se não gravarem o progresso no último ponto possível vão ter de percorrer um longo caminho sempre que perderem. Estes são pormenores que podem ser discutidos, muitos dos jogadores gostam de desafios a sério mas nem todos têm a paciência para tal e, por isso, pode não ser algo para todos embora os controlos sejam fluidos e fáceis de aprender, o que é realmente bom e pode ajudar a manter o jogador interessado.

Não podemos deixar de referir outros pontos positivos como o ambiente no espaço e a música que se insere bem no ambiente representado. É um jogo que criou bem a atmosfera em que se encontra e isso dá a sensação perfeita de estarmos naquela enorme estação espacial com portas e lasers, e tantos outros robôs à nossa volta, os próprios bosses são interessantes, não originais mas desafiantes.

Oirbo é um jogo interessante mas recomendamos para fãs do género pois apesar dos controlos serem responsivos e simples para qualquer pessoa pegar e jogar, não deixa de ser um Metroidvania e que obriga a explorar sem a existência de vozes ou diálogos ou qualquer texto, e isso pode deixar alguns jogadores um tanto aborrecidos. Nunca é uma aposta fácil especialmente quando existem tantos outros jogos do género hoje em dia, no entanto, é um jogo com o selo lusitano e não poderíamos deixar de experimentar e trazer ao nosso site a obra de mais um dos nossos conterrâneos.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Imaginationoverflow

Latest in Sports