Exoprimal

 

Eu tenho um carinho especial por certos animais selvagens e ferozes, o tubarão branco por exemplo é o animal que mete respeito e é assustador. Algo que me fascina desde pequeno mas acima disso como muitas crianças são os extintos dinossauros e claro que havia uma quantidade imensa deles desde os herbívoros aos carnívoros, mas sem dúvida que o T-Rex foi e será sempre aquele dinossauro que mais me fascinou. Um verdadeiro predador tal como os pequenos velociraptors, e por isso mesmo Exoprimal era um jogo que eu tinha mesmo de jogar e analisar.


Como referi, sou fã de dinossauros e sempre que há jogos com estes animais extintos, se for do género que me agrade, eu vou querer experimentar. Neste caso trata-se de um jogo da Capcom, empresa que apesar das polémicas com os seus conteúdos DLC e tudo mais, não deixa de saber o que faz quando se trata de mecânicas, de jogabilidade e até de grafismo. Não é por nada que tem no bolso séries de fama e qualidade como Resident Evil e Street Fighter entre clássicos como Mega Man e tantos outros que nem vale a pena mencionar.

Exoprimal é um jogo totalmente direcionado na componente online, não há como jogar offline nem sequer tem uma campanha para jogar a solo, obrigando o jogador a entrar no multiplayer e jogar com todo o mundo, o que para mim já não é algo que me agrade embora tenha jogado perfeitamente bem e as pessoas que estiveram a jogar eram minimamente competentes e jogavam com gosto e afinco. Pode-se dizer que inicialmente não tem muito que saber, para além de o jogo apenas ter o único modo de jogo War Games, que consiste em 2 equipas de 5 jogadores ultrapassar vários desafios até chegar a um objetivo final e a equipa que conquistar em primeiro lugar vence.


É um processo simples, mas que com o avançar da estória, os níveis e objetivos que nas primeiras horas são sempre os mesmos, que acabam por mudar com a progressão e isso dá um maior ânimo para continuar a jogar até ao final, e de referir que a batalha final é longa e memorável, tendo valido a pena terminar o jogo antes de escrever a análise completa de Exoprimal. A jogabilidade ajuda o jogador a estar envolvido e a querer jogar mais mas pode muito bem ser um jogo bastante repetitivo, apenas quando surge uma missão minimamente diferente com dinossauros e cenários diferentes é que vai ajudar o jogador a querer continuar a jornada e a entender o porquê dos acontecimentos.

As personagens não são propriamente carismáticas e o grafismo não está ao nível do que já vimos com o recém Resident Evil 4 Remake, mas cumpre o seu dever e a verdade é que o ponto fulcral do jogo é o online e a diversão de se jogar em equipa. No entanto há uma personagem que gostaria de referir sendo esta a Majesty que é claramente baseada na Regina da série Dino Crisis igualmente da Capcom e os fãs certamente vão reconhecer pelo seu cabelo vermelho.

Agora perguntam, e bem, se o jogo tem sequer uma estória e podemos afirmar que há uma estória por detrás e com as mais variadas cut-scenes e até chips para recolher durante as partidas que vão completar um “puzzle” que se encontra na aba dos arquivos no menu inicial. É um tanto confuso no inicio mas depois faz sentido. O que não faz sentido a meu ver é precisamente o sistema, isto porque as cut-scenes são desbloqueadas pelas vezes que vamos jogando o War Games, ou seja, X partidas e desbloqueia uma parte da campanha, a progressão funciona assim já que não há qualquer outro modo para tal. É esquisito, nunca vi semelhante, não achei a ideia de todo brilhante mas alguém decidiu que seria bom assim. O problema é que alguns do chips também trazem as cut-scenes e, por vezes, acontece que estamos a rever uma cut-scene tudo porque já tínhamos recolhido em forma de chip numa partida qualquer essa cut-scene.


Pode-se dizer que embora até seja interessante a narrativa, especialmente se jogarem até ao “final do jogo”, fica tudo mais perceptível com a progressão e até acaba por ser porreiro, mas no entanto mantenho firme a ideia de que não é de todo a melhor forma de contar uma história. Isto porque para terminar ainda podem contar com umas 30 horas, que por vezes acaba por ser repetitivo e como seria de esperar, para desbloquear novo armamento leva o seu tempo, não é impossível mas também não está entregue de mãos dadas. Portanto é preciso investir tempo a não ser que queiram investir com dinheiro da vossa carteira.


Por fim, referir que esperava muito mais de Exoprimal, sente-se um vazio, e embora que no final do jogo desbloquearem um modo especial e terem vários itens de personalização e perks para o vosso avatar, pode não ser o suficiente para certos jogadores mas certamente satisfaz para umas partidas online e dizimar centenas de dinossauros, incluindo o grandioso T-Rex, e outras vertentes que não iremos referir para não spoilar ninguém.


 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PS5, gentilmente cedido pela Ecoplay

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