Over & Out 2023


Foi no passado dia 21 de Julho de 2023 que a Licenciatura em Videojogos e Mestrado de Game Design apresentou os seus projetos de final de ano lectivo no evento Over & Out 2023 no Campus da Universidade Lusófona. Durante este evento participaram também empresas ligadas ao desenvolvimento de jogos e meios de comunicação social especializada em jogos.

O Meus Jogos também esteve presente e fez parte do júri que avaliou todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos estudantes desta licenciatura.

As propostas foram variadas, criativas e acima de tudo reveladoras de que todos os alunos sem excepção estiveram focados em que o seu projeto fosse o expoente máximo da sua visão, paixão e vontade de aplicar todos os conhecimentos que até agora adquiriram.

Como já referi, o júri foi presenteado com uma saudável variedade de videojogos. Tivemos à disposição demos de shooters, jogos de corrida, cozy games com capivaras, roguelikes, jogos de estratégia e até podemos mergulhar no oceano com a ajuda da realidade virtual ou visitar as terras de um Monsanto medieval.

Mas a variedade não ficou apenas demonstrada na panóplia de estilos de jogo apresentada, a nível de controladores alternativos a criatividade e engenho esteve forte e tivemos oportunidade de experimentar inputs completamente fora da caixa; desde um jogo de tetris onde literalmente éramos nós que tínhamos as peças na mão e as movimentávamos, passando por um incrível e hilário jogo de charadas onde a mecânica principal passava pelo uso de um telefone e acabando no momento "Por favor não chamem o CPCJ!" onde o input era, nada mais nada menos, um Nenuco com um joystick alterado e embutido nele e que tínhamos de abanar com veemência e dar palmadas no rabo para evitar que fosse possuído por um demónio... Freeeeaky!

Aqui fica a lista de jogos que foram avaliados no Over & Out 2023:

  • Shadow Chase (Rafael José, Rodrigo Gomes, João Correia)
  • Assimilation (Daniel Fernandes)
  • Van Helsing (David Mendes, João Neto, João Silva, Vasco Caleiro)
  • Tetris (João Freire, Rodrigo Pires)
  • BomberMan (João Fonseca, João Inácio, Micael Teixeira)
  • The Dive (José Reis, Madalena Cagido, Tiago Berlim)
  • The Call (José Reis, Madalena Cagido, Tiago Berlim)
  • Shades of Insanity (José Reis, Madalena Cagido, Tiago Berlim)
  • Kurofune (Pedro Silva, Pedro Ferreira, Pedro Passos, André Sebastião)
  • Monsanto (Pedro Osório, Pedro Fernandes, Hugo Silva, Leonor Figueiredo)
  • Akarya (Diogo Freire, Sónia Raposo, Steven Hall)
  • Batalha no Deserto (Pedro Osório, Pedro Fernandes, Hugo Silva, Leonor Figueiredo)
  • World Cook (Pedro Ferreira, Pedro Passos)
  • Dino Sombrero (Sónia Raposo, Steven Hall)
  • Telephone Noir (Daniel Pinhão, Pedro Torres, Alexandre Teixeira)
  • Exorcism Baby (André Figueiredo, Tomás Franco, Anni Paz)


Após algumas horas de experimentação, o júri deliberou e foram anunciados os vencedores das várias categorias e prémios:

Categoria - Melhor Sistema Desenvolvido num jogo
Kurofone: Descobrimentos Portugueses de Pedro Silva, Pedro Ferreira, Pedro Paços e André Sebastião
(Atribuído pelo Professor Diogo Andrade)

Categoria - Melhor Conceito num jogo
The Call de José Reis, Madalena Cagido e Tiago Berlim
(Atribuído por Nuno "Mike" Silva do podcast The Games Tome)

Categoria - Melhor Arte num jogo
Assimilation de Daniel Fernandes
(Atribuído por Gonçalo Martins do site Meus Jogos)

Prémio - Jogo mais Inovativo
Tetris de Rodrigo Pires
(Atribuído pelos Alumni Afonso Lage e Gonçalo Vila Verde)

Prémio - Jogo com maior Impacto Social
Dino Sombrero de Sónia Raposo e Steven Hall
(Atribuído pela professora Carla Sousa)

Prémio - Incentivo à Cultura
Kurofone: Descobrimentos Portugueses de Pedro Silva, Pedro Ferreira, Pedro Paços e André Sebastião
(Atribuído por Pedro Ramalho e Pedro Marques da Bee Engineering)

Prémio - Especial 42
Shadow Chase de Rafael José, Rodrigo Gomes e João Correia
(Atribuído por Luís Casanova da Infinity Games)

Prémio - Melhor jogo de controlos alternativos (Ctrl. Alt.)
Exorcism Baby de Anni Paz
(Atribuído por Micaela Fonseca)

Prémio - Melhor Jogo do Ano
Kurofone: Descobrimentos Portugueses de Pedro Silva, Pedro Ferreira, Pedro Paços e André Sebastião
(Atribuído pelo professores Filipe Luz e Ivan Barroso)

Filipe Luz e Ivan Barroso entregaram o prémio de melhor jogo a Pedro Silva, Pedro Ferreira, Pedro Passos e André Sebastião pelo seu trabalho em Kurofone.

A título pessoal não posso deixar de destacar 3 jogos que experimentei e que para mim foram aqueles que mais se destacaram neste evento.

Visualmente Assimilation apresentou uma pixel art bem acima da média, muito detalhada onde se notou que foi dada grande atenção a este aspeto em particular. Mas não é só disso que vive este jogo, Assimilation é um roguelite onde a nossa destreza e reflexos são a nossa maior arma numa autêntica corrida contra o tempo.

Em Shades of Insanity, José Reis, Madalena Cagido e Tiago Berlim revelaram uma grande maturidade criativa e de desenvolvimento, bastante acima do que para mim seria de esperar por parte de 3 alunos que só agora irão iniciar a sua vida profissional. Pedindo emprestado um pouco da sua identidade a The Stanley Parable, neste jogo brincamos muito com a perspectiva dos objetos para resolver puzzles e superar obstáculos sempre num ambiente de terror psicológico.

Kurofone: Descobrimentos Portugueses foi a estrela do dia e isso garantiu-lhe o prémio de melhor jogo do ano neste Over & Out de 2023. Um jogo de gestão dos recursos que retrata os descobrimentos portugueses com um nível de complexidade e de mecânicas de jogo bem definidas e uma forte vertente histórica. Um excelente trabalho por parte de Pedro Silva, Pedro Ferreira, Pedro Paços e André Sebastião.

Tal como em edições anteriores, da parte do Meus Jogos fica o nosso agradecimento pelo convite para participar num evento onde nos foi apresentado tanto talento, criatividade e paixão. Os nossos votos são para que todos os alunos que participaram e criaram estes projetos tenham um futuro pleno de sucesso na área dos videojogos.

Latest in Sports