Starship Troopers: Extermination

Decorria o ano de 1998 quando foi lançado um filme de seu nome Starship Troopers, que conta a história de Johnny Rico depois de completar a sua graduação e de se juntar à infantaria para servir a sua nação. Sem dúvida era um filme bastante "adulto" para a minha pessoa na altura, sendo este um filme que mistura encontros contra uma espécie alienígena, com pernas gigantes que mais fazem lembrar aranhas, e muito sangue. Digo isto porque Starship Troopers: Extermination fez de tal maneira mexer comigo que tive de rapidamente ver o filme. De facto este título poderia ser uma experiência que glorificasse hordes infinitas de inimigos, tal como o filme, mas é um pouco mais do que isso.   


Starship Troopers: Extermination é uma experiência first-person intensa que conta com a presença de até 16 jogadores no mesmo campo de batalha, onde o objetivo principal será o de construir uma base principal, extrair o seu conteúdo seja minério ou informação relativa ao inimigo e fugir da confusão gerada até então. Sendo um jogo focado na sua experiência multiplayer PVE não existe nenhuma história associada. Tive a experiência de testar este título antes e depois de ver o filme e sem dúvida é possível aplicar-se horas de diversão mesmo sem se ter visto o filme, mas... após ver-se o filme é de facto um mimo contemplar todo tipo de construções, o ecrã pré-missão, as armas e todo o ambiente frenético das hordes tão bem construído e aplicado. 


Parece tudo bastante simples no papel, mas de facto as coisas podem tornar-se bastante complicadas em pouco tempo. Para se chegar ao objetivo principal é necessário completarem-se um par de objetivos secundários que passam essencialmente pela recaptura de zonas especificas cercadas por várias hordes de aliens. Após se recapturar estes pontos, é necessário chegar-se à zona principal e construir-se defesas que consigam atrasar o avanço das unidades inimigas. Digo atrasar porque eventualmente chegam sempre ao core da base. É bastante difícil parar estas hordes inimigas que fazem sem dúvida jus ao filme, tanto pelo seu número imenso de unidades, como pela diversidade de elementos da mesma espécie que apresentam ataques diferentes. É assim possível verem-se inimigos que atacam corpo a corpo, inimigos mais pequenos que se movimentam mais rapidamente, mas que são mais fáceis de abater, passando também Arachnids maiores que disparam uma espécie de rocket azul aplicando imenso dano às defesas construídas.  

De momento este é o único modo de jogo disponível, sendo este um título em early access é expectável ver-se o lançamento de novos conteúdos e quem sabe até mesmo um modo de jogo diferente. Imaginem um modo de jogo onde o objetivo fosse o de capturar o "The Brain Arachnid". Seria sem dúvida uma adição bastante bem-vinda. 


O jogador terá ao seu dispor a possibilidade de escolher uma de três classes diferentes. O Hunter (Assault Infatary), o Bastion (Heavy Infatary) e o Operator (Support Infantary). Cada classe conta com uma arma principal e secundária, um slot específico para "utility" e dois perks que são específicos da classe. O Hunter, como o nome deixa antever, é a classe focada principalmente no dano. Tem consigo habilidades que possibilitam a deslocação mais rápida, um jump pack e perks que ajudam no campo ofensivo como munições extra, entre outros. O Bastion, focado em Heavy Armor e que tem a possibilidade de levar consigo uma machine gun. E por último o Operator, focado no suporte ao grupo, já que é o único que pode dar heal. É claro que há medida que se evolui cada classe é possível desbloquear-se novos perks, ainda que muitos deles estejam ainda em desenvolvimento. 


Um dos problemas que encontrei em Starship Troopers: Extermination foi a falta de informação dada no tutorial. O tutorial apenas reflete o momento de construção da base e não o que cada classe faz em específico, o modo de combate contra inimigos ou até mesmo que botão clicar para fazer determinada tarefa. Enfim, talvez esteja a ser demasiado "picky", ou talvez tenha sido algo deliberado para preparar o jogador para as adversidades que poderá encontrar como retratado nos filmes.


Para já, basta-nos imaginar o que poderá vir nos próximos meses de produção de Starship Troopers: Extermination enquanto se tiram várias horas de diversão de um título que se apresenta bastante completo na sua jogabilidade. “COME ON APES, DO YOU WANT TO LIVE FOREVER?!?”

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, adquirido pelo autor do artigo.

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