The Legend of Zelda 40th Anniversary Direct: as novidades

Anunciado recentemente, mas com expectativas altíssimas, tivemos uma Nintendo Direct dedicado a The Legend of Zelda, mais especificamente ao 40.º aniversário da série! Apresentação esta bem aguardada, até porque depois do breve teaser do remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, nada mais soubemos do jogo... até agora!

Não viram esta Nintendo Direct? Fiquem com a apresentação na íntegra em seguida:

Com cerca de 30 minutos, esta Nintendo Direct começou com uma breve retrospetiva da série, bem acompanhada com uma melodia orquestrada de um medley do tema principal da série, com os temas de Zelda e Ganondorf incluídos nesta melodia, que podem agora ouvir através da aplicação Nintendo Music. Juntamente com Link, vimos as várias encarnações das três personagens, que ao longo de quatro décadas receberam várias transformações, estilos artísticos, histórias e uma história que os tende a unir para a eternidade.

Falando em música, embora revelado bem mais adiante nesta apresentação, teremos também uma série de concertos dedicados à série, e pode ser desta que tenhamos a oportunidade de ouvir as músicas da série ao vivo, quando tivemos há longos anos algo parecido, mas cancelado. Na Europa, a 3 de abril em 2027 teremos o concerto em Londres, por isso, convém começar a planear a viagem!

Terminando este arranque, falando de uma série que começou com The Legend of Zelda em 1986, até ao mais recente Echoes of Wisdom em 2024, Miyamoto apresentou-nos as diferentes novidades! Falando um pouco das origens da série, das mecânicas que foram adicionadas ao longo dos jogos, até ao "regresso às origens" com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, olhamos para o futuro.

O remake de Ocarina of Time surgia mais para o fim, mas até lá foram muitas as novidades!

Uma das novidades é o filme live-action que chega aos cinemas a 30 de abril, no próximo ano, e ficamos a saber um pouco mais do que nos espera, sem revelar muito. O filme não tem nenhum subtítulo, pois é um novo capítulo independente dos jogos, mas pegando no histórico da série de videojogos. A Triforce surge em destaque, até porque não podíamos ter algo de The Legend of Zelda, sem usar este símbolo.

Passando para as diferentes celebrações, temos novidades para o Museu da Nintendo em Quioto, a terra natal da companhia. Durante um período de tempo ele irá ser parcialmente transformado, para celebrar as quatro décadas da série, através de ilustrações, alguns espaços e ainda uma réplica da Master Sword no local, para podemos tirar uma foto! Surge também um restaurante dedicado às diferentes séries da Nintendo no futuro.

Houve literalmente uma rajada de anúncios uns atrás de outros em breves segundos, onde nem sequer tivemos tempo de processar cada um! Temos um novo set LEGO de The Legend of Zelda, novas figuras, ilustrações, até mesmo cartas da Panini para colecionar e trocar, que só espero que não seja uma febre louca como aconteceu há meses, onde era impossível as encontrar à venda.

Com isto já havia passado metade do tempo dedicado à apresentação, com o remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time na Nintendo Switch 2 a finalmente ser apresentado como deve ser! Um jogo que não vamos ter de esperar muito pelo seu lançamento, marcado já para 5 de novembro! São menos de dois meses de espera, e para muitos será o grande lançamento deste ano, perfeito para o acabar em grande.

Vimos bastante da jogabilidade, focada no início da aventura numa Kokiri Forest bem mais detalhada, abraçando por completo o aspeto mais realista que já o jogo original havia tentado em 1998 na Nintendo 64, mas agora com uma evolução com umas décadas em cima. Com gráficos totalmente reformulados, das personagens às texturas de tudo o que é coisa, o jogo apresenta-se muito mais fluido e direto, levando-nos aos diferentes locais sem loadings, pelo menos quando exploramos alguns locais.

A jogabilidade sofreu também uma evolução, sendo agora mais fluída, precisa, permitindo-nos simples coisas como poder saltar, algo que parece irrelevante, mas recordo que tal não era possível no jogo original. Algumas personagens como Saria foram apresentadas, e embora no início deste vídeo de jogabilidade não o apresentasse, vínhamos saber mais à frente que o jogo conta com voice-acting, embora em momentos mais precisos. Falando nestes momentos, as personagens têm os seus diálogos reformulados, com mais detalhe para realçar as suas personalidades (ou, pelo menos assim nos é prometido).

Vimos um pouco da Great Deku Tree, tal como o seu interior que contém a primeira grande masmorra do jogo, aqui totalmente recriada, mas mantendo muito o familiar layout que os fãs já devem conhecer de cor, ao ponto que facilmente conseguimos ver o que se mantém, e o que acrescentaram de novo (mesmo sendo ligeiros pormenores). Estando a jogabilidade também mais refinada, o combate apresenta-se muito mais fluído, direto, com o bem familiar lock nos inimigos para dar foco na ação.

Passando para o Hyrule Field vemos a total grandiosidade do campo que liga tudo o que são zonas do jogo, que agora podemos ver em mais detalhe à distância, mantendo aquela sensação que "vamos para ali" bem presente nos jogos open-world, mesmo que este não seja um jogo assim. Também Hyrule Castle Town foi apresentada, esta que além de estar extremamente mais detalhada, conta com mais sítios a explorar, locais estes que se remetiam apenas a uma imagem, pois no original muitos dos cenários eram pré-renderizados, e impossíveis de explorar.

Há mecânicas novas, temos os Thread of Time que nos ajudam a recordar dos objetivos que temos a fazer, uma tapeçaria que se vai desvendando à medida que avançamos na história. Sendo a Ocarina um instrumento fundamental no jogo, que podíamos tocar as mais diversas melodias para todo um conjunto de mecânicas, agora podemos simplesmente trautear a melodia que a consola a reconhece. Se quisermos, podemos até adquirir uma réplica física dessa Ocarina, tocar as melodias e a consola também as reconhece!

Já em reta final da apresentação, algumas novidades:

  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time recebe também suporte na aplicação para dispositivos móveis Nintendo Switch App, através dos Zelda Notes, com algumas novas funcionalidades como o Today's Diary, que regista todos os momentos importantes que passamos no jogo;
  • Também nos Zelda Notes podemos ver quantos inimigos derrotamos, entre outros registos, inclui uma espécie de caça ao tesouro (que nos leva a procurar por determinados locais), e há ainda um quiz para testar o nosso conhecimento da série;
  • Transformar o nosso dispositivo móvil numa Ocarina, criando até músicas que podemos partilhar;
  • Dois novos amiibo serão lançados, um de Jovem Link e outro de Jovem Zelda, que desbloqueiam máscaras que podemos usar no jogo, com um toque bem retro;

A grande notícia para muitos surgia mesmo no final, com a revelação de uma Nintendo Switch 2 temática dos 40.º Aniversário de The Legend of Zelda! Lançada a 29 de outubro, ela vem com Joy-Con 2 especiais, uma base e a própria consola decoradas com vários apontamentos inspirados no mundo de Hyrule, com a Triforce em destaque! Acompanhando este lançamento, teremos também um Comando Pro da Nintendo Switch 2 temático da série, que conta com uma versão que inclui uma base especial, tal com uma bolsa para guardar a nossa consola. Voltando à consola em si, atenção, pois ela não inclui o remake de The Legend of Zelda: Ocarina of Time (como já era habitual nas edições especiais da Nintendo Switch).

Atualização: embora apareça atualmente esgotada, o preço oficial da consola é de 519,99 €!

Foi com um novo trailer de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, o remake agora aguardado por muitos, e que felizmente não vamos ter de esperar muito até ao seu lançamento a 5 de novembro, que terminou esta Nintendo Direct dedicada aos 40 anos da série! Neste trailer vimos muitos locais familiares, uma recriação do ecrã de início do jogo lançado em 1998, e foi aqui que vimos um pouco mais de Link, agora adulto, a enfrentar tudo o que são desafios, que nos esperam novamente em breve!

Uma Nintendo Direct bem especial, que apesar de tudo ainda trouxe umas quantas surpresas. Apresentação que não vem sozinha, pois afinal, amanhã a 9 de setembro teremos um novo Nintendo Direct!

E, agora, é só esperar por 5 de novembro!

Latest in Sports