Final Fantasy VII Rebirth (Nintendo Switch 2): primeiras impressões


Parece que anda tudo ao rubro com a trilogia remake de Final Fantasy VII! Pelo menos ultimamente só se têm visto entrevistas e muitas, mas muitas dicas sobre o eminente anúncio da terceira parte, provavelmente para este ano, que irá concluir esta nova visão para o clássico RPG da Square Enix. Depois do lançamento de Final Fantasy VII: Remake Integrade na Nintendo Switch 2 e Xbox Series X|S, eis que chega a altura de ambas as consolas receberem, também, Rebirth!


Bem, calma aí. Ainda vamos ter de esperar um mês e pico, pois o seu lançamento é "só" a 3 de junho, mas chegou agora a versão de demonstração, que trago aqui umas primeiras impressões sobre a jogo a correr na Nintendo Switch 2. Esta demo conta com os primeiros dois capítulos de Final Fantasy VII Rebirth, e aqui reforço: estamos mesmo a começar o jogo, sem o sentimento que é uma demo, a preparar terreno para o seu lançamento do jogo. Não é uma demo focada apenas no pequeno conto sobre o passado de Cloud e Sephiroth em Nibelheim, como aconteceu na PlayStation 5.

Foi curioso começar esta demonstração com Zack, contando logo o início de um jogo "bizarro" porque a história não era a que já conhecia, mas uma história paralela com eventos novos, deixando-me curioso com o desenrolar do resto do jogo, mas, não tardou muito e estava, efetivamente, no famoso capítulo sobre Nibelheim. A surpresa veio depois, com o segundo capítulo, que nos "atira" para a região de Kalm, logo a seguir aos eventos de Remake. Ali há mesmo, mesmo muito a explorar e que podem ir abrindo caminho e percorrer os cantos todos do mapa, enquanto esperam pelo lançamento do jogo!


Esta demo parece que foi feita mesmo para explorar a nossa curiosidade, sobre a performance do jogo na consola. E, honestamente, tal como Remake fiquei muito satisfeito com o trabalho que foi feito, pelo menos até agora, e atendendo a abertura do mapa no segundo capítulo encontrei aqui um belo tamanho de otimização! Dito isto, não está tão bem conseguido como o que havia visto em Remake, talvez muito devido à exigência dos mapas que encontramos em Rebirth, muito mais extensos que as zonas fechadas que temos em Remake.

O jogo mantém a fluidez dos 30 frames por segundos (quase) exatos, onde notei algumas falhas nos elementos gráficos que apareciam de surpresa ao longe, ou até mesmo texturas que se destacavam pela baixa resolução, que honestamente não sei se serão melhoradas até ao lançamento do jogo. Posto isto em muito o jogo está idêntico ao que encontramos em Remake, sendo uma boa continuação daquilo que assistimos nesse primeiro jogo, indo logo de seguida para o segundo como se nada fosse, até porque os lançamentos foram bem próximos um do outro.


A fluidez dos combates continua viciante, e o detalhe da resolução está tal e qual como Remake, com os cabelos a serem a principal origem da estranheza, principalmente quando vemos as personagens ao longe. Destaco que joguei esta demo principalmente no modo portátil, porque me foi muito mais conveniente

E é uma demo que recomendo muito a explorar, que já se encontra disponível! Mais do que apenas um primeiro capítulo linear, podemos explorar a jogabilidade das cinco personagens disponíveis na equipa, tal como as suas combinações e um bom leque de habilidades que, futuramente, serão usadas tão bem que não deixamos os inimigos respirarem. E, sim, é possível fazer algum grind daquilo que temos disponível, mas recomendo deixarem isso para o jogo completo: divirtam-se só a explorar Kalm e a região que rodeia a cidade.


Fico agora a contar os dias, as semanas até ao lançamento de Final Fantasy VII Rebirth a 3 de junho na Nintendo Switch 2, em paralelo com a versão para a Xbox Series X|S, que serve bem de desculpa para jogar novamente Rebirth e ver se não me escapou nada, de quando o joguei na PlayStation 5. Até porque é um jogo extenso, com um leque "absurdamente" enorme de sidequests e muitas coisas nos mapas a explorar, do início ao fim!

Latest in Sports