Lisboa Games Week 2023
A LGW voltou, de 23 a 26 de Novembro enchendo dois pavilhões da FIL com jogos, jogadores e tudo que passa pelo meio. Uma infinidade de stands variados, desde equipas de esports a merchandise e arcadas, tinha de tudo um pouco e um pouco para todos. O palco principal merece destaque, montado com atenção ao detalhe que se pode observar durante as várias competições que ocorreram, tanto as amigáveis como as mais aguerridas.
A divisão dos pavihões também facilita a descrição e demonstra a organização: havia bancadas com merchandise para os aficionados de todas as franchises e toda uma divisão de board games onde mais do que comprar quem quisesse podia experimentar e conhecer com um número de jogadores escrito na caixa de cartão respectiva e com a ajuda de uma simpática equipa, sempre entusiasmada e pronta a ajudar. Uma secção de arcadas cobria várias épocas do gaming, permitindo a todas as faixas etárias encontrarem algo para tentar impressionar os amigos. As equipas de esports tinham os seus próprios stands onde se podia falar com profissionais e ainda jogar com e contra eles para avaliarmos as nossas habilidades contra quem o faz profissionalmente.
Em destaque, uma grande número de universidades e algumas companhias indie estavam presentes tanto para demonstrarem as suas mais recentes criações como mostrarem a qualidade do que já se faz cá e se pretende continuar a fazer e a melhorar cada vez mais. A Nintendo marcou também presença com um stand enorme com vários jogos para experimentar, incluindo fora do ecrã para diversão de todos os envolvidos.
Eventos como este ajudam-nos a compreender as várias vertentes do gaming e a criar ligações maiores entre as pessoas que gostam, tanto com o gaming como umas com as outras. Fossem famílias, amigos, profissionais, toda a gente tinha algo para desfrutar adequado e conhecer coisas novas. É certamente um sítio onde iremos voltar, paras jogar nas arcadas, para partilhar histórias de jogo com amigos ou para jogar uns contra os outro a ver quem paga o almoço.
4 dias de gaming e diversão, com conteúdo que encompassava todas as idades e interesses, é certamente uma semana a repetir e a revisitar.