Lisboa Games Week 2023


Mais uma edição da Lisboa Games Week, com muita competição, snacks picantes e actividades para todos os gostos.
A LGW voltou, de 23 a 26 de Novembro enchendo dois pavilhões da FIL com jogos, jogadores e tudo que passa pelo meio. Uma infinidade de stands variados, desde equipas de esports a merchandise e arcadas, tinha de tudo um pouco e um pouco para todos. O palco principal merece destaque, montado com atenção ao detalhe que se pode observar durante as várias competições que ocorreram, tanto as amigáveis como as mais aguerridas.


Para além do público, também várias figuras conhecidas do gaming passaram por lá: developers que deram entrevistas muito relevantes sobre o panorama actual de quem trabalha atrás das cortinas para que todos estes universos sejam possíveis, streamers conhecidos e até jogadores profissionais. A apresentação no palco principal também esteve muito bem entregue nas vozes de personagens já conhecidos e que nos vão entretendo dentro e fora de palco.

A divisão dos pavihões também facilita a descrição e demonstra a organização: havia bancadas com merchandise para os aficionados de todas as franchises e toda uma divisão de board games onde mais do que comprar quem quisesse podia experimentar e conhecer com um número de jogadores escrito na caixa de cartão respectiva e com a ajuda de uma simpática equipa, sempre entusiasmada e pronta a ajudar. Uma secção de arcadas cobria várias épocas do gaming, permitindo a todas as faixas etárias encontrarem algo para tentar impressionar os amigos. As equipas de esports tinham os seus próprios stands onde se podia falar com profissionais e ainda jogar com e contra eles para avaliarmos as nossas habilidades contra quem o faz profissionalmente.


Uma série de experiências do VR a ecrãs do mais alto calibre estavam também disponíveis para que todos os detalhes na cara do Ronaldo Edição Especial de Corrida fossem vísiveis, com apresentação das tecnologias que o permitem pelas pessoas presentes. Ainda, e não fosse o patrocinador uma marca de snacks, estavam os mesmos constantemente a serem distribuídos por toda a arena, nunca faltando algo para mordiscar enquanto se visitava as diferentes actividades. Falando na comida, havia uma secção interna e parte entre pavilhões com comida e bebida para todos os gostos.

Em destaque, uma grande número de universidades e algumas companhias indie estavam presentes tanto para demonstrarem as suas mais recentes criações como mostrarem a qualidade do que já se faz cá e se pretende continuar a fazer e a melhorar cada vez mais. A Nintendo marcou também presença com um stand enorme com vários jogos para experimentar, incluindo fora do ecrã para diversão de todos os envolvidos.


Eventos como este ajudam-nos a compreender as várias vertentes do gaming e a criar ligações maiores entre as pessoas que gostam, tanto com o gaming como umas com as outras. Fossem famílias, amigos, profissionais, toda a gente tinha algo para desfrutar adequado e conhecer coisas novas. É certamente um sítio onde iremos voltar, paras jogar nas arcadas, para partilhar histórias de jogo com amigos ou para jogar uns contra os outro a ver quem paga o almoço.

4 dias de gaming e diversão, com conteúdo que encompassava todas as idades e interesses, é certamente uma semana a repetir e a revisitar.

Latest in Sports