The Game Awards 2023: vencedores e principais anúncios

Decorreu mais uma noite onde os maiores e melhores jogos do ano foram condecorados.
The Game Awards é um evento que tem vindo a ganhar cada vez mais peso na indústria. Os "Oscars" dos videojogos fazem acompanhar a entrega de prémios referentes a 2023 com revelações de trailers (os famosos "world premieres"), onde são anunciadas algumas das novidades que estão na calha dos mais variados estúdios.
Num ano onde a E3 não aconteceu e deixou muito espaço para outros eventos (Summer Game Fest, Gamescom, etc...) receberem grandiosos anúncios, o The Game Awards de Geoff Keighley acaba por ser sempre o evento mais esperado e que mais antecipa o que verdadeiramente está aí ao virar da esquina em termos de lançamentos para os anos de 2024 e 2025.
As expetativas são sempre altas para este evento!

Sem muitas surpresas, o grande vencedor da noite (e do ano!) foi Baldur's Gate 3! O jogo da Larian Studios levou o prémio de Game of the Year para casa, juntamente com o de Best RPGBest Community SupportBest MultiplayerPlayer's Voice e Neil Newbon ganhou Best Performance pelo seu papel como Astarion.

Os restantes prémios foram divididos entre vários jogos e séries, mas Alan Wake 2 da Remedy Entertainment e Epic Games Publishing destaca-se também ao receber 3 prémios, o de Best Game Direction, Best Narrative e Best Art Direction. A medalha de bronze pelo conjunto de prémios arrecadados vai para Forza Motorsport, o simulador de corridas da Turn 10 Studios e da Xbox Game Studios que ganhou os prémios de Best Sports/Racing e de Innovation In Accessibility.


De resto os prémios atribuídos foram os seguintes:
  • Best Action Game para Armored Core VI: Fires of Rubicon (FromSoftware e Bandai Namco);
  • Best Action Adventure Game para The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (Nintendo EPD/Nintendo);
  • Best Family Game para Super Mario Bros. Wonder (Nintendo EPD/Nintendo);
  • Best Fighting Game para Street Fighter 6 (Capcom);
  • Best Sim/Strategy Game para Pikmin 4 (Nintendo EPD/Nintendo);
  • Best Independent Game para Sea of Stars (Sabotage Studio);
  • Best Debut Indie Game para Cocoon (Geometric Interactive e Annapurna Interactive);
  • Best Ongoing Game para Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red);
  • Games for Impact para Tchia (Awaceb e Kepler Interactive);
  • Best Mobile Game para Honkai: Star Rail (HoYoverse);
  • Best VR/AR Game para Resident Evil Village VR Mode (Capcom);
  • Best Esports Game para Valorant (Riot Games);
  • Best Score and Music para Final Fantasy XVI, do compositor Masayoshi Soken (Square Enix);
  • Best Audio Design para Hi-Fi Rush (Tango Gameworks e Bethesda Softworks);
  • Most Anticipated Game para Final Fantasy VII Rebirth (Square Enix), com lançamento marcado para 29 de fevereiro de 2024 que teve também direito a um novo trailer durante a cerimónia:

Tivemos ainda os prémios de Content Creator of the Year para IronMouse, Best Esports Athlete para Lee "Faker" Sang-hyeok (em League of Legends), Best Esports Coach para Christine "potter" Chi (dos Evil Geniuses em Valorant), Best Esports Team para os JD Gaming (em League of Legends) e, por último, o prémio de Best Esports Event para 2023 League of Legends World Championship!

Mas, como foi mencionado no início, esta foi uma noite também marcada por trailers de jogos ainda por sair tais como; Final Fantasy VII Rebirth, Hellblade 2: Senua's Saga, Dragon Ball Sparking! Zero ou Metaphor Re:Fantazio, o próximo jogo da Atlus que pisca o olho à série Shin Megami Tensei.
Houve ainda espaço para uns bons lançamentos surpresa, com Final Fantasy XVI a receber o primeiro de dois DLCs, Echoes of the Fallen que já está disponível, sendo que a segunda parte "The Rising Tide" tem lançamento previsto para a primavera de 2024.

Baldur's Gate 3 também teve o seu lançamento para a Xbox após o evento mas, talvez, a grande surpresa vai para o lançamento do DLC gratuito rogue-like "Valhalla" para God of War: Ragnarök no dia 12 de dezembro. Também fantástico foi o anúncio que a SEGA havia guardado, com um pequeno trailer a anunciar o regresso de icónicas séries como Jet Set Radio, Golden Axe, Shinobi, Crazy Taxi, um novo Streets of Rage e... mais! Agora resta saber o que incluem no "mais".


Tivemos direito a um bom conjunto de revelações, com a Square Enix a anunciar Visions of Mana, o novo jogo da série que, até ao lançamento de Trials of Mana, parecia esquecida, um breve teaser de Marvel's Blade pela Arkane Lyon/Bethesda e Hideo Kojima marcou também presença no evento e revelou, finalmente, o projeto que está a desenvolver para a Xbox, com o nome OD/Overdose, com direito a um trailer algo... bizarro. Outra das surpresas da noite foi o anúncio de Monster Hunter Wilds, o próximo jogo da icónica série da Capcom, que teve direito a ser o ultimo trailer a ser exibido neste evento!


Entre outros anúncios surgem o remake de Brothers: A Tale of Two Sons, Harmonium The Musical, um musical de lingua gestual, do estúdio Finji (Tunic, Night in the Woods) surge Usual June, o RPG de ficção científica Exodus (de um novo estúdio formado por antigos membros da BioWare), No Rest For The Wicked do estúdio que nos trouxe a série Ori e, ainda, The Casting of Frank Stone, o novo jogo de terror da Supermassive Games. O nomeado (e polémico pela sua nomeação) Dave the Diver teve ainda espaço para apresentar uma atualização ao seu jogo, numa colaboração com Dredge, também ele nomeado para a mesma categoria.

Para finalizar a enumeração de alguns dos anúncios que foram feitos durante a cerimónia, deixamos aqui a informação de que o jogo THE FINALS da Embark Studios teve direto a shadow drop durante a emissão e já está disponível para ser jogado e que Sean Murray deu um salto ao palco não só para agradecer todo o apoio dado a No Man's Sky durante estes anos todos mas também para anunciar o seu novo jogo, Light No Fire, que promete tanto ou mais do que No Man's Sky... vamos é ver se entrega tudo ao jogador logo desde o primeiro dia.


Foi uma noite em cheio para finalizar um ano recheado de incríveis jogos, onde muitos dos nomeados podem não ter sido premiados, não por serem jogos menos bons, mas apenas porque tivemos um ano fora do comum.

Um evento que foi também ele marcado pela constante mensagem "Please Wrap It Up" para os vencedores não se esticarem nos discursos ao receberem o prémio e assim, e de uma maneira muito airosa, darem esse espaço temporal aos incontáveis anúncios dos patrocinadores do The Game Awards. Ai ai Sr. Geoff...

Numa noite cheia de presenças houve uma ausência que se destacou; a falta de menção aos inúmeros e avultados lay-offs que têm ocorrido na indústria ao longo do ano. Se é uma cerimónia para celebrar os videojogos, temos também de enaltecer e privilegiar quem os materializa e reconhecer as dificuldades inerentes e já sobejamente conhecidas da profissão.

Foi uma cerimónia que uniu muita gente e deixou muita gente acordada na Europa a assistir ao evento. Em Portugal foram muitas as streams que acompanharam o evento. Os destaques vão para as streams do Impakt/AndreTGV na Twitch e do RicFazeres no Youtube que teve a companhia do Rui Parreira (Split-Chicken). Ambas tiveram a determinada altura uma audiência de mais de 3000 espectadores o que revela a importância enorme que este tipo de eventos tem também em Portugal, tendo em consideração as horas a que foi transmitido.

Para assistir a toda a cerimónia, disponibilizamos o VOD em 4K que está disponível na página do Youtube do The Game Awards.

Podem também assistir em direto ou em VOD ao episódio especial do Glitch Gamecast que acontece no dia seguinte aos The Game Awards e onde serão dissecadas todas as incidências dessa noite. 

Para o ano haverá certamente mais celebração dos videojogos! 😁


(Artigo escrito em conjunto por Nuno Mendes e Gonçalo Martins)

Latest in Sports