En Garde!

En Garde! É a palavra de ordem no decorrer de toda a esgrima presente na aventura de Adalia Volador, a heroína do povo e em parte é a certeza que realmente os jogos de ação estão aqui para ficar. Este título vai conquistando os jogadores pela linha de aprendizagem super gratificante e que deixa qualquer jogador com vontade de aperfeiçoar as suas mecânicas.

Adalia é uma das pessoas que luta contra a tirania do regime do Count-Duke, o principal inimigo deste jogo. Nesse sentido o jogador terá de calçar as botas desta personagem para interpretar o papel principal. A história não será o principal foco, uma vez que é bastante linear ao longo de todos os episódios, mas serve de cola para que cada episódio tenha uma linha condutora desde o início até ao fim. Durante o desenrolar de toda a ação existem personagens aparecem pelo caminho, onde lhes é dado o tempo devido para irem construindo uma relação com Adalia situando-as neste universo e dando a conhecer todo o seu potencial. 


Á primeira vista os gráficos são o ponto principal que me saltou à vista. O setting the todos os capítulos introduzem algo novo, desde masmorras, esgotos, passando por uma mansão gigante, todos eles ambientados com modelos 3d que parecem pintados a aguarela. In fact, existe um pormenor interessante de desfoque entre o background e o que se passa bem junto à vista do jogador que faz com que o fundo se parece com um quadro. Existe também a inclusão de elementos platforming, que servem como momentos de pausa entre encontros contra inimigos, sem nunca transparecer aquela ideia de filler content.

Adalia não é apenas cortante e incisiva com os movimentos rápidos da sua espada, as suas falas apresentam sempre algum detalhe hilariante, quer seja nas cutscenes, quer seja nos momentos de combate contra os guardas. Até os comentários dos próprios guardas denotam pequenos pormenores de combates anteriores de Adalia, criando caminho para toda a notoriedade que uma anti-hero transporta. 


Após terminar todos os capítulos de En Garde! (em Hard), sinto que estou preparado para agarrar num souls like ou até mesmo Sifu e o seu combate extremamente técnico. Neste caso, ainda que não sendo demasiado técnico, o sistema de combate é divertido e apresenta uma linha de aprendizagem bastante vincada, principalmente nos momentos de encontros contra os Bosses onde é possível ter o ecrã repleto de inimigos. Adalia está equipada com a sua trusty sword, uma habilidade de esquivar e habilidades especiais que vão sendo desbloqueadas ao longo do tempo, que consumem a barra de Panache e que permitem aplicar dano a um só inimigo ou dano em área quando se encontra rodeada de inimigos. Todos os objetos que estejam presentes no momento de combate podem ser utilizados para desferir dano nos inimigos ou atrapalhar a sua locomoção.

É interessante perceber os diferentes padrões de ataques dos inimigos e o que se tem à mão para impedir que os mesmos apliquem dano. Ao atirar um frango assado, sim um frango assado, ou um balde ao inimigo torna-o passivo sem poder atacar durante uns breves momentos, ou até receber dano. Caixas, mesas, cadeiras são todos elementos que podem ser atirados a inimigos com um simples pontapé. Os inimigos apresentam uma barra por baixo da sua barra de vida, alusiva a diferentes tipos proteções. A amarela por exemplo, é necessário fazer parry ou atacar os inimigos até a mesma chegar a 0 para aí sim, se conseguir aplicar dano ao mesmo. A azul equivale à necessidade de atirar objetos como por exemplo caixas, até chegar até 0, para que como anteriormente, seja possível aplicar dano. A dificuldade aumenta quando existe a necessidade de defrontar vários inimigos, todos eles com diferentes padrões de ataque ou mecânicas de sofrer dano diferentes.   


A juntar ao modo história, existe o modo Arena. Como o nome indica o jogador irá defrontar waves de inimigos numa arena, com pequenas diferenças no combate, já que existem modifiers positivos e negativos. Relativamente ao positive modifier é possível escolher uma de 3 opções no início de cada ronda. É uma adição interessante para conseguir extender o tempo de jogo deste título, já que não senti vontade de repetir, pelo menos para já, os capítulos do modo história.  


En Garde! é uma aventura que em geral, demorará cerca de 5 horas a ser terminada. Dependerá, claro está, da destreza de dedos de cada jogador. Adalia é uma personagem principal divertida, que tentará marcar o seu espaço na memória do jogador. As mecânicas de combate e os confrontos contra os inimigos manteram o jogador atento a todos os pormenores que o rodeiam, com o intuito de se superar a cada movimento. Recomendado na sua integra a todos os jogadores, até mesmo aos mais casuais.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, adquirido pelo autor do artigo.

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