Mario Sports Superstars


Os desportos fazem parte da nossa vida, e até nos videojogos isso se reflete. Na portátil da Nintendo acabamos de receber um jogo de desporto, errado, diria, 5 jogos em 1, todos eles relacionados com o desporto, Mario Sports Superstars. No Reino dos Cogumelos, o desporto também faz parte, e neste videojogo todos os personagens do universo Mario fazem parte dele. Voltamos então a jogar com Mario e seus amigos, tais como Luigi, a princesa Peach, Toad, Yoshi e muitos mais.


Podemos olhar para este jogo como uma compilação dos jogos que foram lançados ao longo dos anos pela Nintendo. Acho bastante positivo ter um pacote recheado, até porque com algumas horas de jogo começamos a familiarizar-nos com os jogos incluídos.

Falemos dos desportos que nos são apresentados nesta compilação. As modalidades oferecidas são o futebol, ténis, beisebol, golf e corrida de cavalos. A apresentação inicial está bastante engraçada, começamos por ver os tais 5 deportos apresentados no ecrã principal, a partir daí selecionamos o desporto que queremos jogar. Assim que o fazemos, outro menu surge no ecrã com as opções Single Player, Multiplayer e Stats, ou seja, estatísticas. Nas estatísticas, temos as vezes que jogamos com pessoas em modo local, amigos e online. Também é possível ver os torneios conquistados e a quantidade de horas que jogamos cada um dos desportos, como é obvio, estas opções são apresentadas em todas as modalidades que o jogo nos oferece.

Assim que iniciamos o modo Single Player, o menu apresenta-nos o modo torneio, amigável, treino e as instruções de como jogar, cada desporto tem as suas formas de jogar como é evidente. As personagens são 16, com a possibilidade de desbloquear duas, e cada uma delas apresenta as suas habilidades ao premir X.


Já estamos habituados a jogar a um Ténis ou um Golf nos jogos anteriormente lançados exatamente na mesma consola da Nintendo, mas agora questionam-se como funcionará o Futebol? Pois bem, nesta modalidade temos de ter uma quantidade enorme de personagens, e para tal vocês terão de escolher duas personagens principais. Após a escolha surge um menu com os Teammates, o que implica que escolham a equipa com quem vocês irão jogar. Dentro de campo o jogo tem um estilo arcade, divertido, e que pode até ser desafiante para quem quiser treinar arduamente e ser profissional nesta modalidade. Para tal é-vos indicado o modo treino, mas facilmente se habituam a jogabilidade simples que este apresenta. Já no Ténis, também nos podemos tornar jogadores de classe, embora se no jogo anterior o foram, este será fácil de controlar pois em nada mudou a sua jogabilidade, tal como acontece no Golf por exemplo.

Quanto ao Beisebol, inicialmente, não estava a entender muito bem as regras. Isto, porque nunca fui grande fã da modalidade, mas a verdade é que aprendi as regras do jogo de forma clara e precisa, e esta modalidade apresentou-se bastante divertida após um torneio que realizei no modo fácil. Embora tenhamos apenas de dar as tacadas ou de atirar a bola, a simplicidade como é executada torna-se viciante, e acredito que quem gostar do desporto vai gostar do seu estilo mais arcade e divertido como em qualquer outro jogo de desporto do universo Mario.

   

Entretanto em todas estas modalidades existe uma barra especial no vosso canto inferior esquerdo. Assim que esta barra estiver carregada ao máximo, temos a possibilidade de usar para benefício próprio. No futebol a barra serve para um remate especial, no Golf para uma tacada e assim sucessivamente em todos os desportos. A única modalidade que refresca este pacote é o Hipismo, no entanto a sua jogabilidade deixa um pouco a desejar, isto porque nas curvas o cavalo parece ter dificuldades em se controlar. No entanto, embora a jogabilidade não seja a melhor, todas as modalidades contam com uns controlos positivos, e por isso mesmo joga-se bem sem existirem grandes frustrações pelo meio.

Infelizmente o jogo não está localizado em português, todos os menus apresentam-se apenas em inglês, quando anteriormente, o Mario Tennis por exemplo, se encontrava localizado na língua lusa. O modo online funciona muito bem, e está disponível em todas as modalidades. Existe também a possibilidade do uso de cartas amiibos no jogo, uma função que infelizmente não tive oportunidade de explorar. O grafismo é bom, está bonito e apresentável, para o género de jogo está muito bem conseguido. As músicas adequam-se a cada estilo de jogo, e transpira deporto por todos os poros, deixa-nos de facto empolgados.


Para concluir, o jogo é divertido o suficiente, isto por ser um 5 em 1, e é o suficiente para nos divertirmos em viagens ou quando estamos de férias e queremos fazer uns jogos rápidos de qualquer uma destas modalidades. No meu caso a experiência foi positiva, pois atualmente estou de férias e tive o prazer de fazer uns jogos rápidos de cada uma das modalidades. Apesar do jogo incluir todas estas modalidades, sente-se um pequeno vazio. Embora as modalidades sejam boas, muitas delas são repetidas de jogos que anteriores. Podiam ter em conta outros desportos e trazer mais variedade. É um bom jogo não me interpretem mal, mas podia ser algo de especial, coisa que não o chega a ser, pois pode chegar a um ponto de saturação se jogarem offline, o modo multiplayer é que dá uma segurança maior ao jogo.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo 3DS, gentilmente cedido pela Nintendo

Latest in Sports