Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire: demo e outras novidades


Aos poucos vão chegando novas informações de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, principalmente com o lançamento da demo do jogo já a partir de hoje, dia 15 de outubro. Estas versões de demonstração são especiais e limitadas ao stock existente, por isso aproveitem e vão buscar um código, podendo então preparar-se para o lançamento do jogo a 28 de novembro!

Para adquirir esta demo basta irem a uma das lojas Fnac, El Corte Inglés ou Media Markt e pedirem um código de download da demo do jogo. Mas para quem vive no Porto (e arredores) poderá adquirir uma destas demos através da loja PressPlay já no próximo sábado dia 18, e podem aproveitar e participar no torneio de Super Smash Bros. for 3DS que a loja irá lançar. Mais tarte também será possível obter uma versão demo através da Comic Con Portugal, a 5 de dezembro.

Surgiram algumas novidades relativas ao mundo de Hoenn e novas formas de o explorar, juntamente com o anúncio de novas Mega Evoluções de pokémon da primeira geração! Em primeiro lugar Mega Pidgeot, que ganha a habilidade No Guard, e vê o seu Special Attack melhorado. Também da primeira geração vem Mega Beedril que ganha a habilidade Adaptability, e também melhorias nas estatísticas de Agility e Attack.

Foram também finalmente revelados oficialmente Mega Latios e Mega Latias, pokémon que estão, de um certo modo, em Pokémon X e Y, e que terão um papel fundamental em Omega Ruby e Alpha Sapphire. Embora a sua aparência seja bastante semelhante, Mega Latios ganha melhorias nas estatísticas de Attack e Agility, enquanto que Mega Latias vê a Agility, Defense e Special Defense melhoradas. Para obter tanto Latios como Latias será preciso conseguir o Eon Ticket, cujo método de o obter será revelado mais tarde.

Com estes dois pokémon agora será possível explorar os céus de Hoenn e enfrentar alguns pokémon lendários de outras regiões. Deste modo será possível enfrentar Ho-Oh, Lugia, Dialga, Palkia, Reshiram e Zekrom, embora não sabemos se irá ser possível enfrentar outros pokémon como Giratina ou Kyurem, que também foram lendários principais de algumas versões de Pokémon.

Através deste novo método de voar podemos ainda ter batalhas no ar, mas desta vez não parecem estar limitadas a apenas os pokémon capazes de voar, como tínhamos em Pokémon X e Y. Há ainda vários segredos por revelar ao usar este método, e aterrar em pontos do mapa inacessíveis de outros modos.


O ecrã tátil agora será o palco para uma nova ferramente, o PokéNav Plus! Aqui teremos quatro aplicações: DexNav, AreaNav, BuzzNav e PlayNav.

A primeira aplicação DexNav apresenta-nos informações sobre os pokémon que estão na área em que nos encontramos, e ainda dizer um pouco mais sobre eles. Ao iniciar a aplicação podemos procurar informações sobre os pokémon escondidos, ou até mesmo, antes de uma batalha, saber que tipo de Ability ou ataques têm os pokémon que nos esperam!

Depois de capturar um pokémon, podemos procurar apenas pelo pokémon dessa espécie, ideal para os treinadores que se querem focar na procura de determinados pokémon. Aos poucos vamos também aumentando o nosso nível de pesquisa, que permite ser mais fácil procurar pokémon com Hidden Abilities!


Através do DexNav podemos ainda registar no nosso Pokédex pokémon que encontramos fora das batalhas, um pouco como Ash tem feito desde o início da série de animação de Pokémon! De resto, o DexNav conta com uma lista dos pokémon presentes na área que nos encontramos, e somos notificados de quando temos todos os pokémon dessa área.


A segunda aplicação é AreaNav, que se apresenta como uma versão melhorada do mapa que temos desde o primeiro jogo de Pokémon.

Através desta aplicação podemos saber onde encontrar vários pokémon, e até saber que treinadores estão nessas áreas, ficar a saber um pouco mais sobre eles, ou até mesmo ser notificados se estes estão prontos para uma desforra. Tal como em jogos anteriores, ao escolher uma cidade através deste mapa podemos saber que instalações estão presentes nela, e se tivermos um pokémon com Fly na equipa podemos voar para essa cidade diretamente do mapa.

Podemos também ver que pokémon estão presentes em cada uma das áreas, ou até usar o Trainer's Eye para saber que treinadores se encontram lá, e se já estão prontos para uma desforra. As Secret Bases que encontramos durante a aventura também estão presentes neste mapa, e também as árvores com bagas, onde podemos até ver em que estado estão as bagas que plantamos.

Outra aplicação é o BuzzNav, onde ficamos a saber as mais recentes notícias da região de Hoenn e dos treinadores com que nos cruzamos através do StreetPass, e deste modo somos logo notificados relativamente às Secret Bases. Podemos também assistir a Programas de TV com várias informações, repletos de informações sobre os pokémon. À medida que vamos passando por mais gente, mais informação será apresentada nestes Programas de TV, e por vezes podemos receber informações muito especiais!

Por último a PlayNav, que substitui o PSS (Player Search System) de Pokémon X e Y. Através deste sistema podemos facilmente combater contra outros jogadores, quer localmente ou através da internet, fazer trocas, ajudar outros jogadores através de O-Powers, brincar com os nossos pokémon através do Pokémon-Amie ou treina-los via Super Training. Volta também o Holo Caster, com informações relativamente a Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, onde ficamos a saber mais sobre futuras competições. Podemos ainda aceder ao GTS para trocar pokémon, ou novamente efetuar Wonder Trades.

Ficamos a saber um pouco mais sobre Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, a pouco mais de mês e meio para o seu lançamento. Até lá podemos ir treinando através da demo do jogo, onde novos segredos nos esperam. Entretanto, fiquem com um novo trailer!

Latest in Sports