Mario and Donkey Kong: Minis on the Move – Primeiras Impressões


Chega já amanhã, dia 9 de maio, o novo título da série Mario vs. Donkey Kong (agora subtilmente alterado para Mario and Donkey Kong), em exclusivo para a eShop da Nintendo 3DS. Esta saga, ao longo de vários jogos em diferentes plataformas, sofreu grandes alterações, sendo este um forte exemplo disso mesmo: esqueçam os jogos anteriores, porque este é um novo estilo de puzzle. A convite da Nintendo, tive a oportunidade de o experimentar após o anúncio no último Nintendo Direct, pelo que seguem umas breves impressões do jogo:

Um dos níveis de introdução
De uma forma simples, o jogo consiste num conjunto de painéis fixos com um caminho definido e espaços vazios entre esses painéis, que devemos preencher com um conjunto de painéis que vão ficando disponíveis aos poucos. O objectivo é abrir um caminho para o Mini Mario atravessar desde o Green Pipe até à estrela, podendo colecionar 3 moedas coloridas pelo caminho. O problema é que, quando o Mini Mario começa a andar, já não vai parar, pelo que é preciso pensar cuidadosamente onde colocar cada peça. No entanto, não há tempo para pensar demasiado, pois os níveis têm um tempo limite e a zona onde surgem novos painéis pode "rebentar" se tiverem demasiado. O factor stress de sermos obrigados a pensar rapidamente faz com que seja um jogo simples, mas bastante desafiante.
Níveis já bem mais avançados!
E este é apenas o modo principal de jogo. Conforme se avança, para além de outros modos, vai-se ganhando acesso a 4 viciantes minijogos de arcada, que são comparáveis aos que vinham incluídos com o Super Mario 64 DS e o New Super Mario Bros., dos tempos da velhinha Nintendo DS. São jogos simples que dão usos criativos ao sistema dual-screen e que nos agarram por horas, mesmo já não havendo hoje em dia o factor "wow" que marcou aqueles tempos dos primeiros jogos portáteis com ecrã tátil. Tendo em conta que é um título eShop e ficará instalado na 3DS, os minijogos serão de certeza um motivo para abrir o jogo sempre que se quiser alguma diversão rápida.

Alguns minijogos
Mario and Donkey Kong: Minis on the Move está mesmo a chegar e, desta vez, vem com uma série de vícios, tanto para testar o raciocínio em puzzles intensos ou testar as capacidades de bater a melhor pontuação nos minijogos de arcada. E como o jogo em si é bastante diferente, recomenda-se mesmo a quem jogou os anteriores "Mario vs. Donkey Kong" até à exaustão!

Latest in Sports