Pokémon X/Y: Novo trailer e mais informações


Novas informações sobre os títulos da 6ª geração de Pokémon têm chegado aos poucos, satisfazendo um pouco a ansiedade dos fãs que querem sempre mais. Pela primeira vez, estamos perante um lançamento em simultâneo em todo o mundo e sentimos agora na pele o que os japoneses já estão habituados, lidar com as novidades aos poucos e não saber de cor quais são todos os novos pokémon na altura em que recebem o jogo. Algo que não acontecia dantes, devido não só à nossa curiosidade, mas também à grande diferença de tempo entre os lançamentos no Japão e na Europa.


Comecemos pela nova região, que finalmente tem um nome: Kalos. Já sabíamos da sua clara inspiração na Europa, mais precisamente em França, como pudemos ver desde o primeiro trailer do jogo, mas agora temos finalmente um mapa em que podemos observar planícies verdejantes, florestas densas, rios extensos que terminam num grande oceano, montanhas e até mesmo zonas cobertas de neve! Podemos ainda observar diversos castelos, moinhos de vento, templos que nos lembram o Stonehenge, grutas e torres misteriosas e zonas encobertas por nuvens que possivelmente contêm ainda mais segredos!

Ficamos a conhecer a cidade que vimos com grande destaque no primeiro trailer, que nos lembrou imediatamente de Paris. E não podíamos estar mais longe da verdade, não só pela sua localização central em Kalos mas também o seu nome Lumiose City rapidamente nos lembra de La-Ville Lumière, o nome dado a Paris que significa "A Cidade da Luz".

Lumiose City, a cidade central e a mais importante de Kalos!

Sendo Pokémon, quando aguardamos por novidades só pensamos numa coisa, "novos pokémon!", e hoje ficamos a conhecer mais 4 criaturas desta nova região, que se juntam a Chespin, Fennekin, Froakie, os lendários Xerneas e Yveltal, a evolução misteriosoa de Eevee, Sylveon, cujo tipo ainda é desconhecido (embora muitos são os que indicam que será do novo tipo Fairy), e o Mewtwo com a sua nova Awakened Forme. Os novos pokémon são:


Helioptile é do tipo Eléctrico/Normal, um pokémon inspirado num lagarto. Ele consegue usar o ataque Parabolic Charge que cura o utilizador em metade do dano dado ao inimigo. Também sabemos que a luz do sol fornece-lhe energia, alimentando-o também, não precisando assim de comer!




Fletchling tem um belo chilrear, e é do tipo Normal/Flying e aparenta ser o primeiro pokémon voador do início do jogo, algo que já estamos habitados desde os jogos da primeira geração! É bastante popular entre os treinadores pois é muito feroz nas batalhas, embora a sua aparência pareça dizer o contrário. Está munido de fortes ataques, como é o caso de Flame Charge que para além do dano dado, aumenta a velocidade do seu utilizador.


Pancham é do tipo Fighting, e o seu olhar sério (e aspecto bastante adorável) tornaram-no rapidamente num favorito dos fãs da série nesta nova geração. Aprende Parting Shot, um novo movimento bastante útil que baixa o Ataque e Ataque Especial do alvo, e de seguida o utilizador troca de lugar com outro pokémon, sendo algo extremamente útil quando queremos colocar pokémon com pouca defesa. Embora use uma folha na sua boca para intimidar os inimigos, raramente é bem sucedido.



Gogoat é um pokémon que causou bastante furor, não muito por ele em si mas pela capacidade de transportar pessoas nas suas costas (o que imediatamente deixou muita gente curiosa se poderão usar outros pokémon como meios de transporte!). O seu tipo é de Grass, e pode usar o ataque Horn Leech que permite ao seu utilizador recuperar HP equivalente a metade do dano dado. Um pokémon bastante grande e que facilmente estabelece laços fortes com o seu treinador.

Uma primeira vista sobre o novo aspecto de Pokémon X/Y

Um ponto curioso a apontar é o novo Pokédex, com o seu aspeto futurista que nos faz lembrar dos tablets e dos seus grandes ecrãs, que estão bem presentes na sociedade europeia. Mas algo que despertou a atenção de muitos é sobre os pokémon da região de Kalos, que estão divididos em 3 tipos de categorias.
Uma nova região, com novos treinadores para enfrentar em todo o lado! 

Ainda não sabemos se poderemos usar Gogoat fora de Lumiose City, mas pensamos que nada o impedirá, colocando assim em risco o negócio de bicicletas no universo de pokémon, que nunca pareceu bastante rentável tendo em conta que sempre nos ofereceram uma em todos os jogos. Já no primeiro trailer podíamos observar que podemos andar de patins em linha, ou usar lianas para saltar de plataforma em plataforma numa zona específica, mas com o novo trailer tudo parece indicar que o controlo do personagem já não esteja preso a 4 direções como tivemos até agora, mas tenhamos finalmente um controlo livre da personagem, o que faz sentido tendo em conta o Circle Pad da Nintendo 3DS e o novo modo como podemos ver o mundo.


Quebrar com o controlo das 4 direções é algo já muito pedido pelos fãs da série, tal como poder andar em cima de pokémon. Será curioso ver se agora, ao usar Fly e Surf desaparecem as silhuetas genéricas e passamos a ver os pokémon em questão, o que poderá criar situações caricatas como voar usando um Fletchling. Ou talvez o uso de HMs como estes 2 será limitado ao tamanho do pokémon, e só pokémons de grande envergadura como Gogoat poderão transportar os seus treinadores? No entanto o mais provável é vermos novamente aquelas silhuetas azuis.

Outro ponto que já é muito pedido pelos fãs da série, e que agora sendo um jogo totalmente em 3D é possível, é a edição do nosso treinador. Já no primeiro trailer, após observar o treinador a olhar-se no espelho, muitos apontaram que agora seria possível editar a personagem, ou pelo menos mudar a roupa do mesmo. Foi finalmente confirmado que, para além de escolher 1 de 3 aspetos diferentes do treinador (mudando a cor de pele e cabelo), poderemos vestir o nosso personagem a nosso gosto!

Agora poderemos ter o nosso treinador feito à nossa medida!

Talvez estejamos mal habituados, e a fome por novas informações de Pokémon X e Y seja maior agora porque falta menos de meio ano para o lançamento e ainda sabemos muito pouco. Mas é isto que torna o lançamento mundial ainda mais especial, pois partimos para uma nova aventura e não temos como saber mais. O trailer com as novidades está em baixo, mas para ficar a saber tudo o que foi anunciado e conhecer ainda mais detalhes podem visitar o site oficial de Pokémon X/Y em português!


Por último, mas não menos importante, as caixas de ambas as versões. O seu estilo distancia-se bastante do que foi feito até hoje, e nelas podemos observar detalhes bastante interessantes, como o uso de texturas de motivos florais em Pokémon X, e as nuvens em Pokémon Y, que possivelmente nos dirão mais sobre os tipos de ambos os pokémon, ainda por anunciar.

Latest in Sports