Donkey Kong Country Returns 3D
Quando Donkey Kong regressou na Wii no formato de plataformas, foram muitos os que tiveram finalmente concretizado o desejo de ter um jogo ao estilo Country, onde as plataformas eram estrategicamente colocadas de modo a criar desafios, novos elementos eram introduzidos aos poucos que evoluíam e ficavam mais desafiantes. Um jogo de plataformas evoluído, dedicado aos jogadores mais experientes.
Considerado um dos melhores jogos da Wii, Donkey Kong Country Returns está de volta na 3DS e encontra-se bastante fiel à versão anterior. Continua visualmente deslumbrante, repleto de pormenores que dá vontade de observar atentamente, com os cenários devidamente adaptados mas sem grandes transformações para tirar melhor partido do efeito 3D, pois todos os pequenos acontecimentos nos níveis, tal como a profundidade dos cenários já existia na versão original, mas na 3DS todos eles ganham uma nova vida. Muitos foram até os que pensaram que o jogo deveria sair na 3DS porque parecia feito para ela, e foi um dos motivos que incentivou ao lançamento desta versão
Todo o jogo pode ser feito com um parceiro, através do modo de multi-jogador presente apenas no menu inicial. Infelizmente o jogo não permite que a qualquer momento alguém se possa juntar, sendo sempre necessário regressar ao menu inicial, e também com a falta do modo on-line as sessões de multi-jogador ficam bastante limitadas. É um jogo que se joga perfeitamente sozinho, e talvez com um parceiro podemos lidar com situações stressantes, mas ainda assim se esta opção fosse retirada seria bastante estranho, atendendo que o modo existe na versão Wii.
Existe ainda uma área nova, que temos acesso após completar o jogo, onde são introduzidos novos níveis com novos desafios. Talvez não seja um incentivo muito forte para voltar a pegar no jogo novamente, mas sendo possível gravar em qualquer parte do jogo é um bom jogo para ter sempre presente com a nossa 3DS, e como continua a ser um jogo bastante bom que ainda se mantém bastante atual, não é preciso muito mais para pegar nele novamente.
Esta é uma excelente oportunidade para todos os que não conseguiram jogar o original na Wii terem uma oportunidade de ficar a saber porque foi tão bem aclamado este jogo. Mesmo com uma redução significativa do frame rate para 30 frames (mesmo em 2D), comparando com os fluidos 60 frames por segundo na versão original, o jogo continua belo, continua a ter uma mecânica única e é, acima de tudo, um jogo emocionante.