Showgunners


Divertido, muito divertido, mas muita atenção, atenção a tudo que nos rodeia, Showgunners é um jogo de estratégia ao estilo de Xcom e é evidente que este não será um jogo para todos os leitores, mas sim para os que gostam do género. No entanto sublinha-se que novatos podem ver aqui uma boa entrada no estilo de jogo que conquistou-me há uns anos atrás.


Uma bastante agradável surpresa, Showgunners traz chacina e brutalidade, é pura violência gratuita em modo tático com uma narrativa que mais parece retirada de um filme dos anos 90, toda essa busca incessante pela vingança, o motivo do qual a nossa protagonista se inscreve para um show televisivo para capturar o responsável por um homicídio horrendo, mas onde é que eu já vi isto? Squid Game? Nada disso, o verdadeiro clássico de cinema protagonizado por Arnold Schwarzenegger, The Running Man, bem, pelo menos no que diz respeito aos jogos mortais.

Para quem nunca viu o filme que referi, The Running Man é, resumidamente, a luta entre gladiadores em tempos modernos. Isto significa que as armas de fogo vão ser as armas principais para eliminar os adversários nos campos de batalha. Para quem viu o filme, já sabe o que esperar, é quase sem tirar nem pôr, a premissa é simples, mas o que importa mesmo é o gameplay e isso está muito bom, mas não é revolucionário.

 
Jogamos com Scarlett, ex-agente da polícia que se candidata para este perigoso e cruel jogo de matança autêntica que é transmitida na TV e pode igualmente ser assistida ao vivo. O início do jogo irá ensinar os passos base para aprenderem a jogar, no entanto quem está acostumado ao género, vai safar-se super bem com as primeiras horas. Devo de salientar que é um jogo bom para todos que tenham a vontade de aprender e pelo menos tentar apreciar este género, confesso que gostava que fosse mais valorizado, é realmente interessante e para uma lufada de ar fresco, é impecável.

Os jogadores começam com um equipamento base, arma de fogo e pouco mais, com a progressão vão poder fazer os respetivos upgrades, comprar novas armas que contam com perks e habilidades únicas para auxiliar nos níveis que têm pela frente. Rapidamente podem contar com um aliado, aqui as coisas acabam por se tornar mais interessantes e apelativas pois cada personagem tem as suas próprias características, fazendo com que o jogo não se torne aborrecido ou repetitivo ao usarmos todas estas especialidades.

Embora estejamos sempre dentro do mesmo ambiente, os cenários mudam de episódio em episódio, até as próprias armadilhas e a forma como as devemos evitar ou cancelar. Não me refiro durante os encontros com os inimigos, mas sim no próprio mapa, pois essa é uma novidade que achei agradável, tanto acontece com Showgunners como com outra análise da minha parte, o jogo Miasma Chronicles. Há agora um mundo semiaberto para explorar antes de selecionarmos os níveis em cada episódio. Temos um cenário para explorar, ao contrário do clássico método de iniciar batalha, terminar, cut-scene e venha a próxima e assim consequentemente, desta vez, embora haja um intervalo por cada transação de episódio, o jogador terá a oportunidade de procurar por itens espalhados nos cantos dos cenários e inclusive dar autógrafos ao público que o irão ajudar a ganhar patrocínios, fama e apoiantes, isso dependerá da vossa resposta ao assinar esses autógrafos, o karma está na mesa, a escolha é vossa.


Por vezes, enquanto exploramos, somos atacados numa emboscada, normalmente estes confrontos não são longos, dois ou três inimigos para eliminar e passar à frente, mas podem causar danos e juntamente com as armadilhas expostas por todo o cenário, podem vir a ter problemas. Menos mal que existem também pequenos postes com saúde para restaurar e até lojas para comprar novas armas e upgrades. Vão também ter níveis secundários em cada episódio, estes vão ajudar a acumular pontos e aconselho a realizarem, no entanto nem todos são de uma dificuldade ao nível da vossa qualidade. Por vezes o risco é demasiado alto e podem não ter mesmo como terminar esses níveis, pois eles apresentam vários objetivos distintos, uns devem de premir botões espalhados pelo campo de batalha para evitar um derrame de ácido ou de explosivos, já outros objetivos obrigam o jogador a eliminar todos os inimigos e por vezes são hordas deles. Por isso nem sempre o nível de dificuldade condiz com o selecionado no modo história, são precisamente desafios secundários.

Deixei o combate para o final pois é realmente parecido com o Gears Tactics, mais básico talvez já que é um indie, sem qualquer desrespeito muito pelo contrário, é realmente um jogo que me agarrou e nem sempre é assim, portanto, Showgunners é no fundo um excelente tributo aos jogos do género e totalmente recomendável para os fãs. Resumindo, é o ponto fulcral e é o que está melhor no jogo, a jogabilidade, o vício, acabamos uma partida queremos continuar e não é pela narrativa, é mesmo porque é divertido, e isso é o mais valioso. Sem esquecer de mencionar a banda sonora espetacular que motiva mais o jogador neste tiroteio ganancioso.


Para finalizar, foi referido antes e será referido novamente, Showgunners é um título de um género de nicho, mas se derem a oportunidade de pelo menos experimentar, pode ser que seja o ponto de partida para chamar mais jogadores para um género que tem anos, mas não tem adeptos, creio que Showgunners pode ter esse efeito nos jogadores que não têm qualquer conhecimento e por isso mesmo, temos aqui um jogo muito bom para novatos e veteranos de jogos táticos.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Steam, gentilmente cedido pela Good Shepherd Entertainment

Latest in Sports