Pokémon Sun/Moon: Novos pokémon, formas especiais e Z-Moves


Foi lançado um novo vídeo de Pokémon Sun e Moon, repleto de novidades (para além de novos pokémon, mas já chegamos lá). Houve ainda algumas surpresas inesperadas, que deixaram muitos fãs a falar, entre muita satisfação e ainda várias piadas.

Comecemos então, talvez, pela maior novidade, as Alola Forms! Ao contrário das tradicionais Forms que já temos acompanhado na série, estas são especiais pois sofreram alterações devido à sua presença em Alola, ao longo do tempo, que lhes deram aspectos bastante diferentes dos que estamos habituados.

(o meme do momento)

Estes são o Alolan Exeggcutor (Grass/Dragon) que ganha uma forma mais esguia, e extremamente longa e alta. Contudo seja um novo desenho do mesmo, este trata-se do aspecto original que Exeggcutor tinha, antes de o vermos em Kanto!

Foram também revelados o Alolan Vulpix (Ice) e Ninetails (Ice/Fairy) que, embora tenham desenhos semelhantes aos que conhecemos, têm tipos extremamente diferentes. Estes foram levados para Alola, por humanos, mas que acabaram por se isolar nas montanhas nevadas e adquiriram este aspeto. Também nessas mesmas montanhas temos os Alolan Sandshrew e Sandslash (Ice/Steel), que tiram partido da própria neve para se movimentarem, esconderem ou até mesmo atacarem!

Mas nem tudo são adaptações de antigos Pokémon, e este novo vídeo veio recheado de novas criaturas! Em primeiro temos Oricorio, um pássaro que assume uma forma e tipo diferentes ao beber o néctar de algumas flores. Estas são 4 formas (tantas como as ilhas em Alola): a Baile Style (Fire/Flying) que se assemelha a uma dançarina de flamenco; Pom-Pom Style (Electric/Flying) que nos lembra de uma cheerleader norte-americana; Pa'u Style (Psychic/Flying) que dança ao ritmo do hula e Sensu Style (Ghost/Flying) semelhante à dança Buyō, uma dança japonesa com leques.

Bastante curioso é Minior (Rock/Flying), um estranho "meteorito" que vive na estratosfera, onde passa o tempo a absorver os detritos que os rodeiam, para que, quando se tornarem pesados, caem na superfície do planta. O seu aspeto de rocha esconde um núcleo colorido, que após de ser atingido em combate o suficiente, expõe esse mesmo núcleo, cuja cor é uma incógnita até o vermos "abrir".

Surgem Formantis (Grass), um pokémon noturno que realiza a fotossíntese enquanto dorme, e a sua evolução Lurantis (Grass), que atrai os seus adversários para perto através da sua aparência e aroma semelhantes aos de uma flor.

Por último temos ainda Gumshoos (Normal) é a evolção de Yungoos, e por falar em evoluções (ou talvez pré-evoluções) foi revelado Mudbray (Groud), a pré-evolução de Mudsdale.


Avançando os novos pokémon, surgem novidades relativamente ao sistema de combate, que ganha o novo Z-Move! Estes são movimentos bastante poderosos, resultado da combinação da potência total do Treinador e do Pokémon, que só podem ser usados uma vez por batalha, e todos os pokémon podem usar estes movimentos. Para os utilizar é necessários o Z-Ring, uma bracelete usada no braço do treinador, onde este coloca os Z-Crystals, cristais com os diversos tipos presentes em Pokémon, e que, ao corresponder com o tipo do Pokémon a ser usado, resulta numa devastador ataque desse tipo.

Acompanhando o jogo será lançada uma Z-Ring física para o próprio jogador poder usar essa bracelete. Sempre que usamos um Z-Move, o Z-Ring acende, vibra e reproduz sons de acordo com o que está a acontecer no próprio jogo!

Por último surgiram novidades relativas à exploração da ilha de Alola, e o modo como vamos progredir no jogo! Na cultura de Alola temos o desafio da ilha, um ritual que leva a cada treinador viajar por uma das quatro ilhas, e ajuda-os a tornarem em bons treinadores. Posto isso, cada jogador terá de enfrentar esse desafio, e superar as provas em cada uma das quatro ilhas. Contudo não se tratam apenas de batalhas pokémon, e temos missões como encontrar itens ou completar testes de conhecimento.

Cada prova tem um capitão, estes que são treinadores que ajudam a orientar o jogador durante a aventura. Foram relevados Lana, capitã especialista nos pokémon tipo Water, que se dedica à sua família; Mallow, especialista em pokémon tipo Grass, que adora cozinhar (embora tenha por vezes um gosto particular); Sophocles, que usa pokémon tipo Electric e é bastante habilidoso com mecânica; e por último o capitão Kiawe, especialista em pokémon do tipo Fogo, que juntamente com o seu Marowak estuda danças da região de Alola. Este último é curioso, pois Marowak é do tipo Groud, mas com as Alolan Forms, este em Alola pode ser do tipo Fogo!

No final de cada prova enfrentamos um Pokémon Totem, estes que têm uma aura especial à sua volta e que podem ainda chamar aliados para os ajudarem, tornando-se depois ainda mais poderosos. Na (grande) prova final de cada ilha, o treinador terá de enfrentar um Kahuna, que lidera essa ilha. Estes líders são escolhidos pelos Pokémon guardiões de cada ilha. Ao superar todas as provas presentes, o treinador poderá, depois, seguir para a ilha seguinte, e continuar a sua aventura. Hala é o Kahuna da Ilha Melemele (onde começamos a nossa aventura em Sun e Moon) e é também o avô de Hau, o nosso rival. Hala é ainda famoso em Alola, devido à sua capacidade, e também é um personagem bastante importante para nós, pois será ele que nos dará o nosso starter desta geração.

Para terminar surgem as Poké Rides, que nos permitem usar diferentes pokémon como método de transporte, uma evolução do que já tínhamos em X/Y e OR/AS. É uma prática comum na região de Alola, e os pokémon que podemos usar não se juntam à nossa equipa, mas podemos pedir-lhes ajudas em qualquer momento.

Foram estas as novidades reveladas no vídeo que podem ver em baixo. Contudo em poucas semanas teremos ainda mais novidades sobre Sun e Moon, quem sabe, com novos Pokémon por revelar!

Latest in Sports