Num evento que decorreu esta manhã no Japão, onde a Square-Enix revelou um vasto conjunto de jogos relacionados com a série Dragon Quest e que serão lançados nos próximos tempos nesse território, o anúncio mais bombástico do dia foi guardado para o final. A empresa está atualmente a desenvolver o muito aguardado Dragon Quest XI em duas versões diferentes, para as consolas Nintendo 3DS e PS4.
A versão PS4, desenvolvida em Unreal Engine 4, apresenta um estilo visual semelhante ao de Dragon Quest VIII e IX, embora muito mais detalhado. Já a versão 3DS tem uma caraterística bastante surpreendente: enquanto no ecrã de cima se poderá ver o jogo em 3D no mesmo estilo da versão PS4 (devidamente adaptado ao ecrã da portátil), no ecrã inferior será apresentado o mesmo estado do jogo, mas numa versão 16-bit semelhante aos jogos da série para a Super Nintendo. Assim, é possível jogar de forma moderna ou retro e alternar a qualquer momento, sendo que as batalhas irão decorrer em 3D ao entrar num combate controlando o jogo com o Circle Pad, ou em modo retro se se estiver a utilizar o D-Pad da consola. O vídeo em baixo exemplifica o funcionamento desta mecânica.
Não fosse este anúncio relativo à 3DS já bastante surpreendente, a empresa revelou ainda que Dragon Quest XI será lançado para a Nintendo NX, assim como o RPG online Dragon Quest X. Uma novidade que deixou os fãs da Nintendo de boca aberta e que poderá indicar que a consola terá suporte para o Unreal Engine 4, caso a versão do jogo para a NX seja baseada na versão PS4. Uma vez que ainda nada se sabe sobre a consola em si, ter esta fantástica série de RPGs a marcar o primeiro título anunciado para a consola é realmente uma grande notícia!