Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire: novas Mega Evoluções, shiny Beldum e outras novidades


Continuam a chegar as novidades de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, juntamente com o anúncio de regresso de velhas mecânicas da "Geração Advance" que certamente irá despertar muita nostalgia entre os fãs que jogaram os Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald. Faltam pouco mais de 3 meses para o lançamento destes dois novos jogos de Pokémon!

Ficamos a conhecer 3 novas Mega Evoluções, uma delas que estava entre as mais pedidas pelos fãs já desde Pokémon X/Y, e outra de um pokémon que apareceu pela primeira vez numa região que não a de Hoenn:

Em primeiro lugar Mega Altaria, que muda o tipo de Altaria para Dragon/Fairy e a sua habilidade para Pixelate, que torna todos os seus ataques Normal no tipo Fairy. As suas estatísticas de Ataque, Ataque Especial e Defesa recebem também um aumento significativo.

Surge também Mega Salamance, que embora mantenha o seu tipo Dragon/Flying, a sua Defesa sobe bastante e ganha ainda a habilidade Aerilate, que muda os seus ataques do tipo Normal para Flying. A sua mudança de aparência deve-se à união das suas asas, que agora são uma grande lâmina capaz de cortar tudo.

Por último Mega Lopunny, um pokémon da região de Sinnoh a receber esta evolução, que o torna um pokémon Normal/Fighting com a habilidade Scrappy, que permitem que os seus ataques Normal e Fighting consigam dar dano ao tipo Ghost.

Já que falamos de Mega Evoluções, há pouco tempo atrás foi revelado Mega Metagross, e essa não era a única surpresa reservada para esse pokémon. Semelhante à distribuição de Torchic com o lançamento de Pokémon X/Y, a acompanhar o lançamento no dia 28 de novembro será distribuído um Beldum Shiny já equipado com a sua Mega Stone, preparado assim para a sua Mega Evolução. Uma excelente adição para a equipa, pois a sua força certamente nos irá ajudar na aventura!

Mas nem tudo são novidades, e irão voltar velhas mecânicas de Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, juntamente com outras que surgiram nesta sexta geração de pokémon, como é o caso das Horde Encounters, batalhas onde apenas um dos nossos pokémon enfrenta um grupo de 5 pokémon selvagens, ideal para receber bastante experiência de uma vez só. Mas agora temos também estas batalhas contra 5 treinadores em simultâneo, e durante o jogo iremos encontrar este desafio.

De regresso estão também os contests que tivemos na 3ª geração, desta vez intitulado "Pokémon Contest Spetacular", onde temos de exibir o talento dos nossos pokémon e impressionar um júri e a audiência para conseguir vencer. Lisia é a estrela destes concursos, e irá dar-nos uma grande ajuda para nos introduzir a este mundo do espetáculo.

Existem 5 concursos diferentes: Coolness; Beauty; Cuteness; Cleverness; Toughness; e são 4 os níveis de dificuldade para enfrentar, sendo o objetivo elevar o nosso pokémon ao Master Rank. Para tal temos de escolher o pokémon com as melhores estatísticas para os concursos, estas que podem ser melhoradas através dos Pokéblocks, uns pequenos petiscos que damos aos nossos pokémon.

Para criar estes Pokéblocks temos de usar o Pokéblock Kit (que nos é oferecido por Lisia) e usar de 2 a 4 Berries, senda a combinação destas importante para o resultado final, pois cada Berry tem propriedades diferentes que vai influenciar o tipo de Pokéblock que obtemos. O regresso da mecânica e Pokéblocks faz com que voltem também as 5 estatísticas "extra" importantes para estes contests. Esta mecânica era também vital para a evolução de Feebas para Milotic, que só evoluía se tivesse a Beauty no máximo, e este sistema está novamente de regresso neste jogo.

De volta aos concursos, estes estão divididos em duas fases. A abrir o espetáculo está a Introduction Round, onde os nossos pokémon são avaliados pela sua aparência, que é melhorada através dos Pokéblocks que damos aos nossos pokémon. Logo de seguida temos a Talent Round, onde exibimos os nossos pokémon através de dois ataques, onde devemos criar sequências dos mesmos para impressionar ainda mais o público. Existem várias possibilidades, e tal como nas batalhas cada ataque tem as suas características únicas, por isso o ideal é explorar bem os ataques dos nossos pokémon.

Ficamos também a saber mais sobre o Cosplay Pikachu, que veste várias roupas para incarnar diferentes papeis. Este é um Pikachu especial que recebemos ao completar o nosso primeiro Pokémon Contest Spectacular, e é também uma estrela desses concursos, chamando à atenção com os seus ataques únicos que um Pikachu normal não consegue aprender. Mas este Pikachu disfarçado não é apenas para o espetáculo, e podemos usá-lo nas batalhas!

Para participar o nosso personagem veste também uma roupa especial que muda o aspeto do nosso personagem durante estes concursos (mas nada sabemos sobre se poderá vestir essa roupa fora dos concursos, tal como o cosplay Pikachu). Aos poucos vamos também ganhando fãs que, ao ter uma melhor prestação nos darão itens como berries para criar melhores Pokéblocks para usar nos nossos pokémon. Uma novidade é também a possibilidade de tirar fotos a nós próprios com os nossos pokémon durante estes concursos com a câmara da Nintendo 3DS, onde podemos fazer uma pose juntamente com o nosso pokémon favorito.


Foram estas as novidades, juntamente com o regresso de velhas mecânicas presentes nos jogos Pokémon da 3ª geração. Faltam poucos meses para regressar a Hoenn, e re-descobrir toda uma região e os pokémon que nela surgiram, e agora, descobrir novas Mega Evoluções que serão um novo trunfo para vencer a Team Magma e Team Aqua.

Latest in Sports