Flash Reviews: Picross – Parte 2


Há imensas formas de jogar Picross, especialmente na Nintendo 3DS, com uma grande variedade de títulos disponíveis que assentam nesta mecânica. Desde o lançamento de Picross E na eShop, foram já lançadas mais 3 versões do mesmo título para a 3DS e um clássico da SNES para a Wii U. Após um conjunto de "flash reviews" dedicadas aos jogos presentes na altura, justifica-se agora uma segunda parte para apresentar as ofertas mais recentes. Todos os jogos incluem um breve tutorial a explicar as regras do jogo, sendo que a escolha de um título sobre outro será apenas uma questão de preferência pelas suas funcionalidades. Podem ler sobre os restantes jogos em Flash Reviews: Picross.


Picross E2 (Nintendo 3DS)

Para quem esgotou todos os puzzles em Picross E, esta edição oferece um conjunto de desafios completamente novos, embora dentro dos mesmos moldes, com grelhas de puzzle até 15x15 quadrados. A novidade, para quem não se contenta com apenas um pack de puzzles novos, é o modo Micross. Aqui, uma grelha gigantesca representa uma pintura famosa, dividida numa série de pequenos quadrados que são pequenos puzzles de picross. É uma ideia interessante, mas que acaba por se traduzir em puzzles menos estimulantes e não será vista como mais do que um extra.



Picross E3 (Nintendo 3DS)

Todos os jogos da série "Picross E" se baseiam essencialmente na mesma mecânica e oferecem um conjunto semelhante de puzzles, mesmo trazendo sempre novos desafios. No entanto, Picross E3 foi o primeiro desde "Picross 3D" a oferecer uma nova mecânica de jogo, com o modo Mega Picross. Aqui, alguns números abrangem duas colunas ou duas linhas, obrigando a um raciocínio bastante mais complexo do que o habitual. Esta versão foi, até ao seu lançamento, a mais adequada para os jogadores mais experientes e que sentissem falta de maior dificuldade.



Picross E4 (Nintendo 3DS)

De todas edições de Picross disponíveis na eShop até à data, Picross E4 é sem dúvida a melhor. Contendo um conjunto de puzzles mais interessante do que os restantes, especialmente para quem gosta das maiores grelhas de picross, inclui ainda novos desafios para quem gostou do modo Micross em "E2" e outros para os fãs do Mega Picross de "E3". Há ainda um conjunto extra de puzzles "presente", desbloqueados para quem tiver adquirido os jogos anteriores na eShop. Esta revela-se, então, a melhor opção de compra tanto para quem já conhece Picross como quem queira experimentar este puzzle pela primeira vez, especialmente por ser a que inclui a maior diversidade.



Mario's Super Picross (Wii U Virtual Console / SNES)

Lançado originalmente para a SNES em 1995, Mario's Super Picross nunca foi lançado no Ocidente para essa plataforma. Sendo assim, a versão que se encontra na eShop é a japonesa e quase se poderia considerar uma raridade, não fosse a distribuição digital algo acessível a todos os que tenham uma Wii U. Apesar do jogo estar em japonês, é muito fácil de navegar os menus mesmo sem perceber o que está escrito, o que justifica o seu lançamento. Os puzzles em si são idênticos ao que se encontra noutras versões de Picross, mas aqui o modo para iniciados é um pouco mais extenso. A principal desvantagem deste jogo é que os controlos permitem marcar quadrados "pintados" por cima de uma cruz onde o jogador já saberia que não devia pintar, uma falha acidental que não ocorre nas versões para a 3DS. Sendo atualmente a única forma de jogar Picross na Wii U, não deixa de ser uma boa opção para quem quer jogar um puzzle no GamePad enquanto vê algo na TV.


Latest in Sports