Pokémon X/Y: Mais pokémon, novos personagens e novas mecânicas

Já revelados na edição de julho da revista japonesa Coro Coro, chegam agora informações sobre os novos pokémon, tal como os tipos dos pokémon lendários de capa Xerneas e Yveltal e finalmente conhecemos os inimigos com quem iremos lutar nesta 6ª geração. Faltam precisamente 3 meses, e o entusiasmo continua!


Após muita especulação ficamos a saber que Xerneas é do novo tipo Fairy e tem a habilidade Fairy Aura que aumenta a força dos ataques de tipo Fairy de todos os pokémon presentes na batalha! Conhecido como Life Pokémon o seu ataque exclusivo é Geomancy, um novo movimento que emite as cores do arco-íris vindas do chão, em redor do seu utilizador.


Yveltal, o Destruction Pokémon é do tipo Dark/Flying e tem como habilidade Dark Aura que aumenta o poder dos ataques de tipo Dark de todos os pokémon em jogo. O seu ataque exclusivo é Oblivion Wing, um poderoso raio de luz vermelho devastador que queima o solo que atinge.




Pangoro é a evolução de Pancham, do tipo Fighting/Dark, e embora tenha um aspeto feroz e esteja sempre mal humorado, está sempre pronto a defender os mais fracos. A sua habilidade Iron Fist aumenta o dano feito por ataques do estilo murro, como Drain Punch e ataques elementais como Ice, Fire, Shadow Punch, entre outros.


Inkay é pokémon do tipo Dark/Psychic, o primeiro a ter esta combinação. As suas antenas, para além de servirem para comunicar com outros pokémon do mesmo género, fazem com que os outros pokémon percam a vontade de lutar. A sua habilidade Contrary faz com que os movimentos usados em Inkay que diminuaria as suas estatísticas aumentem-nas. Para trocar ainda mais as voltas aos seus inimigos, o novo ataque do tipo Dark Topsy-Turvy reverte todas as alterações das estatísticas do pokémon atingido.





Malamar é a evolução de Inkay, mantendo o seu tipo Dark/Psychic e a sua habilidade Contrary, mas com o seu aspeto e estatísticas diferentes, e o seu ar maquiavélico atrai muitas pessoas que o tencionam usar para os seus próprios fins. Consegue também aprender a habilidade Hypnosis que adormece os seus inimigos facilmente.






Swirlix é um pokémon tipo Fairy e é exclusivo da versão Pokémon X. Adora comer doces e não come mais nada, tornado o seu corpo numa nuvem doce e pegajosa como algodão doce. A sua habilidade Sweet Veil evita que os seus colegas de equipa adormeçam em batalha. Consegue ainda atingir os seus adversários com fios pegajosos que prendem os seus adversários.






Spritzee é do tipo Fairy e só pode ser encontrado na versão Pokémon Y. Consegue libertar uma fragância que enfeitiça quem a cheira, e essa fragância varia consoante a sua alimentação. A sua habilidade Healer por vezes cura os seus parceiros de estados especiais como Poison ou Paralysis.
Finalmente conhecemos o Professor Sycamore, o maior investigador de pokémon da região de Kalos, e será ele que nos irá ajudar bastante na nossa nova aventura, e encontramos-o pela primeira vez em Lumiose City. Para além de nos dar dicas na nossa aventura, de vez em quando também nos desafia para uma batalha! 


Pouco se sabe sobre os nossos antagonistas desta geração, mas a Team Flare facilmente se destaca pelas suas roupas vibrantes vermelhas, uma estranha organização que tem vindo a marcar uma forte presença na região de Kalos. Certamente nos irão dar muitos problemas durante a nossa aventura!








Grant é um novo líder de ginásio, adora fazer todo o tipo desporto mas destaca-se no ciclismo e montanhismo. Não se sabe que tipo de ginásio lidera (embora numa primeira impressão pareça do tipo Rock), mas é um treinador com um coração forte.




Clemont é um jovem líder de ginásio que adora ciência e criar novos dispositivos. Não se interessa apenas na força mas também no tempo que passa com os seus pokémon, e está sempre acompanhado pela sua irmã mais nova, Bonnie. Também não sabemos qual é o tipo de ginásio que tem, mas as suas roupas e aspeto relembra-nos do tipo Electric (mas quem sabe se não será antes Steel).



Já conhecemos a nova mecânica PSS (Player Search System) que nos permite entrar em contacto com outros jogadores em todo o mundo. Aqui os sistemas de GTS (Global Trade Station), luta e troca que tínhamos nos Pokécenter nos jogos anteriores estão sempre ao nosso alcance, o que irá facilitar bastante a nossa interação com outros jogadores. No entanto ficamos a conhecer novas mecânicas.

O Holo Caster é um curioso sistema que cria hologramas dos nossos amigos, seja os nossos parceiros de aventura ou até mesmo o Professor Sycamore. Este telecomunicador permite-nos receber mensagens de quem está longe, oferecendo-nos dicas diversas sobre os locais onde estamos e para a nossa jornada no geral. Com este sistema também podemos receber relatórios sobre os jogadores com quem nos cruzamos por StreetPass, e até receber notícias de Pokémon X e Y por SpotPass, e para tal basta ter a consola sempre ligada.

Com o Wonder Trade partilhamos pokémon mas nunca sabemos o que iremos receber em troca. A surpresa aqui é muita, nunca sabemos o que nos irão oferecer em troca, que pode ser desde os pokémon mais comuns aos mais raros!

Os O-Powers são uma evolução dos Pass Powers introduzidos em Pokémon Black/White, e são habilidades que nos irão ajudar bastante no nosso jogo. Existem vários poderes especiais, que vão desde aumentar temporariamente as estatísticas dos nossos pokémon, facilitar na captura de pokémon selvagens ou até mesmo receber mais experiência nas batalhas. Estes poderes também podem ser oferecidos aos nossos amigos, ou até mesmo usar esse poder diretamente, e trabalhar em conjunto para facilitar a sua aventura!

Por último temos o serviço de mensagens curtas Shout-Outs, algo que também já existia na mecânica de C-Gear em Pokémon Black/White mas agora para além de partilha de mensagens localmente, podemos também partilhar essas mensagens através da internet. Se estivermos em apuros com uma simples mensagem podemos lançar um aviso, avisando assim os nossos amigos.


Durante a nossa aventura iremos encontrar diversas paisagens que podemos agora captar numa bela fotografia a partir da câmara que está lá colocada, através da nova mecânica Photo Spots! Mas não podemos tirar uma fotografia de imediato, e tal como uma câmara verdadeira teremos de ajustar bem a velocidade do obturador, a luminosidade e até mesmo a focagem. Através do giroscópio da 3DS podemos inclinar a imagem a nosso gosto, e através da focagem capturar sejam grandes planos ou pormenores de objetos. Depois podemos partilhar as nossas fotografias e utilizar na nossa página inical do Pokémon Global Link.

Por último mais um trailer onde vemos algumas das novidades anunciadas!

Latest in Sports