E3 2013: Novos pokémon e mecânicas em X/Y


O Nintendo Direct da E3 de 2013 começou de imediato com Pokémon. Juntamente com o anúncio do novo Fairy Type, rapidamente no trailer vimos novos pokémon, entre outros que ainda não tinham sido vistos nesta nova geração.

Em primeiro lugar, Pokémon X/Y serão lançados globalmente no dia 12 de outubro! Faltam apenas 4 meses para ter nas lojas a mais recente geração, e assim ficar a conhecer o mundo de Kalos e todos os seus novos pokémon.







Noivern é do tipo Flying/Dragon, e vem munido de umas fortes orelhas que emitem ondas sonoras capazes de destruir pedras. Também aprende o novo ataque Boomburst, que atinge todos os pokémon presentes na batalha, até mesmo os seus aliados!






Vivillon ganha asas após evoluir a partir de Spewpa, tornando-se Bug/Flying, que lhe permite criar fortes ventanias para atingir os seus inimigos. Também aprende o ataque Struggle Bug que baixa o Special Attack dos seus inimigos (para compensar a sua frágil defesa, talvez?)



As novidades não ficam por aqui. Durante a apresentação pudemos assistir ao novo modo Pokémon-Amie, do francês "Amigo". Esta nova mecânica recorda-nos de "Hey You, Pikachu!" (ou de Nintendogs), e é um ponto importante para desenvolver os laços que ligam os pokémon e o vosso treinador. Aqui podemos dar atenção aos nossos pokémon, brincando com eles,  fazer festas e coçar, ou até dando guloseimas. Eles reagem até ao modo como os observamos, e inclinam a cabeça se o fizermos. Enquanto que pokémon como Pikachu, de tamanho pequeno, ocupam um ecrã apenas, outros pokémon de grande porte como Snorlax já ocupam os dois ecrãs!

Dos mais engraçados aos mais ferozes!


Alguns pokémon são verdadeiramente grandes! Como será interagir com um Wailord?


Para quem não conseguiu acompanhar o Nintendo Direct, fica aqui o trailer que foi transmitido, também já disponível na eShop! Aguardamos agora pelo especial de Pokémon X/Y a decorrer esta noite!




Atualização: durante o evento fechado a jornalistas foram revelados alguns pokémon, tal como mecânicas de jogo, que poderão ver em baixo. Em primeiro lugar, novos pokémon!





Talonflame é uma evolução de Fletchling, e tem o tipo Fire/Flying. O seu ataque e velocidade atingem novos níveis, atirando-se aos inimigos e atacando com ataques de pontapé fortíssimos, e ao voar, as suas asas emitem chamas. Aprende ainda o ataque Brave Bird, um dos mais fortes do tipo Flying, mas enquanto o seu dano é elevado também atinge o próprio utilizador.






Clauncher é um pokémon crustáceo do tipo Water. A sua enorme garra não só permite agarrar nas suas presas como atirar água como um projétil. A curto alcance consegue destruir pedras e ainda usar o ataque Crabhammer, um forte ataque tipo Water que tem uma forte probabilidade de dar dano crítico.





O estranho Skrelp é um pokémon tipo Poison/Water que finge ser uma alga marinha (embora pareça um cavalo marinho). Quando uma presa se aproxima, ele mergulha-a em veneno, impedindo assim que ela lute. Ele aprende o ataque Sludge Bomb, que para além de causar muito dano tem uma forte probabilidade de envenenar o adversário.



Para além dos pokémon colocados no site oficial de Pokémon X/Y, a revista japonesa CoroCoro revelou novas criaturas e personagens. Nota, os nomes são da versão japonesa:



Ficamos a conhecer Kofukimushi, o primeiro estado evolutivo de Vivillon. Também vemos pela primeira vez o segundo estado, Spewpa. Pouco mais sabemos sobre estes dois pokémon, mas muito provavelmente será o primeiro Bug pokémon que encontramos neste jogo, o Caterpie da sexta geração.




Furabebe é um minúsculo pokémon do tipo Fairy, com 10cm de altura apenas. Ele aprende o novo ataque Fairy Wind.






Shishiko que parece uma cria de leão é do tipo Normal/Fire. Ele aprende o ataque Battle Cry que baixa o Attack do seu adversário.



Pansy (à esquerda) é uma jornalista que irá aparecer na série de animação de Pokémon, acompanhada por um Gogoat. Já Viola (na direita) é a primeira líder de ginásio, uma fotógrafa, e aparenta ser uma treinadora do tipo Bug.

As três personagens desta imagem serão treinadores da cidade inicial do jogo (Asame Town) e irão acompanhar a nossa aventura, talvez um pouco à semelhança de Cheren e Bianca no primeiro Black and White, e são eles, da esquerda para a direita, Thierno, Troba e Sana. Também como noutros jogos da série, o treinador do género que não escolhemos será uma personagem, e chamam-se Callum (treinador) e Selena/Serena (treinadora).

De volta à conferência de jornalistas e perguntas e respostas na E3, foram reveladas novas mecânicas do jogo, tal como novos modos de combate, e alguns detalhes foram apresentados. Nesta nova geração surgem 2 novos tipos de batalha, e um modo muito mais prático de jogar com amigos.

O primeiro novo sistema será o Encontro Horde, que testa a coragem do treinador e do seu fiel pokémon, numa batalha de 1 contra 5! É uma excelente oportunidade de testar a força dos nossos pokémon e ajuda-lo a crescer, mas no entanto, se não tiver ataques que dêm dano a múltiplos pokémon, a batalha será difícil. 

Outro sistema de batalha anunciado são as Batalhas Sky, onde apenas podem participar pokémon do tipo Flying ou que tenham a habilidade Levitate. Para tal basta procurar treinadores que estejam no topo de falésias ou em locais distantes.

Agora é possível ligar-mo-nos a outros treinadores que estejam a jogar Pokémon X e Y através do sistema Player Search System (PSS), seja localmente ou através da internet. Jogar com amigos torna-se bastante mais prático, e podemos até comunicar com treinadores com quem nunca tenhamos falado antes! Combater contra jogadores ou até mesmo efetuar trocas será bastante mais simples com este novo sistema.

Foram ainda discutidos alguns detalhes sobre o jogo na conferência:
  • a costumização de personagens vai para além do tom de pele/cabelo que decidimos no início do jogo e da roupa, como podemos observar na imagem em cima no sistema de PSS;
  • Gogoat não é o único pokémon em que podemos montar, por exemplo, andar num Rhyhorn é bastante útil em zonas montanhosas;
  • será possível escolher 1 de 7 línguas diferentes (não tem português no entanto);
  • câmaras dinâmicas nas batalhas, vista em ecrã dividido (como podemos ver na imagem em cima no sistema PSS);
  • informações sobre IV e EV mais intuitivas e com maior visibilidade;
  • a bicicleta continua no jogo;
  • amigos registados na 3DS serão automaticamente registados dentro do jogo;
Para terminar, mais um trailer!


Latest in Sports