Nintendo eShop: Jogos do Ano 2011


Chegou a altura do ano em que se faz uma revisão dos últimos 12 meses passados e se tenta compilar o que de melhor se jogou. O ano 2011 assistiu ao lançamento da Nintendo 3DS e, com ela, a Nintendo eShop – a loja digital da Nintendo onde é possível adquirir novos jogos e aplicações para a 3DS, assim como todo o conteúdo de DSiWare também disponível nas consolas Nintendo DSi e ainda jogos de consola virtual. No nosso Top 5, decidimos incluir jogos 3DS e DSiWare, mas deixar de fora conteúdos de consola virtual, para evitar comparações injustas.

5 – Plants vs. Zombies (DSiWare)
Adaptado a partir da versão Nintendo DS, este lançamento da Pop Cap veio trazer à eShop um dos seus maiores sucessos em casual gaming. Apesar de não ter a qualidade gráfica de outras versões, o jogo mantém-se genuinamente viciante e repleto de minijogos adicionais para desbloquear. O seu único problema é ser tão difícil parar!

4 – Mighty Milky Way (DSiWare)
Este simples jogo, onde o objectivo é saltar de asteróide para asteróide, torna-se extremamente viciante muito depressa. O charme da WayForward é notável devido a uma orelhuda banda sonora, uma mecânica que qualquer um pode usufruir, e as personagens sempre carismáticas. Uma compra obrigatória pela boa curva de dificuldade, e desafios sempre melhores!

3 – Mighty Switch Force
O primeiro jogo da WayForward dedicado à 3DS é também um dos grandes lançamentos do ano. Esta mistura de puzzles e plataformas, acompanhada de um excelente estilo artístico e excelente banda sonora "retro", mostra como é possível fazer grandes jogos a partir de conceitos simples. Os níveis são geniais e o jogo é extremamente divertido, embora não muito grande. Um dos primeiros must-haves exclusivos da eShop!

2 – Zelda: Four Swords Anniversary Edition (DSiWare)
Apesar de ter sido lançado gratuitamente como celebração dos  25 anos da série Legend of Zelda, este jogo seria completamente digno de compra mesmo que fosse o mais caro da eShop. Não é só um remake de um clássico, mas também uma grande expansão do original. Um download obrigatório, e um jogo muito melhor quando jogado com amigos. [ver análise]

1 – Pullblox
O jogo de que a eShop precisava. Um excelente jogo de puzzles, desenvolvido pela Intelligent Systems, que consiste em puxar e empurrar blocos de forma a abrir um caminho na vertical. O conceito é extremamente simples, mas a complexidade dos puzzles torna-se verdadeiramente desafiante. Com bastante conteúdo e ainda um editor para criar os próprios desafios e partilhar com amigos, este é sem dúvida o grande título deste ano a surgir na eShop. Uma compra extremamente recomendada a todos os fãs de quebra-cabeças!

Caixa Postal Nintendo
Apesar de concluída a lista de jogos do ano 2011, não podíamos deixar de referir a aplicação que mudou por completo a utilização da lista de amigos da Nintendo 3DS. Completamente gratuita, a Caixa Postal permite enviar mensagens aos amigos da consola, quer seja por StreetPass ou por SpotPass, através da internet. Chegar a casa, abrir a consola e ver que se recebeu uma nova mensagem, pode ser um desenho, uma fotografia ou um postal animado. E a 3DS nunca mais foi a mesma!

Latest in Sports