Rogue Aces
Admito
que sempre que leio rogue lite ou
derivados que me encolho um bocado e quando recebi este Rogue Aces para
analisar, os olhos já estavam mais do que revirados. Mente aberta, pedi-me, e lancei-me.
Não há
muita história por onde pegar, pois o sumo está na destruição desenfreada de
tropas inimigas em terra, mar e no céu. Há acrobacias aéreas e quedas
aparatosas se não acertarem com os controlos. Uma vez ejectei-me e consegui a
proeza de roubar um avião inimigo em pleno ar. Por momentos entusiasmei-me, mas
depois aterrei na água. Saber ejectar e abrir o paraquedas é fulcral para não
perdermos pilotos, digo vidas. Vejam lá esses timings.
As
minhas investigações levaram-me a descobrir que há cem cenários e vários itens
para desbloquear, o que é óptimo para expandir o tempo de vida deste tipo de
jogos sem conteúdo digno desse nome.
Apesar
de as minhas palavras serem frias, o jogo tem o seu quê de divertido. Assim que
ganhamos o hábito e começamos a sacar manobras como se estivéssemos no Red Bull
Air Race achamos que somos os ases dos ares, destruindo corredores de inimigos
como se não houvesse amanhã. Para isso até os controlos são simples, com o
analógico esquerdo para dirigir o avião para cima ou para baixo ou em piruetas.
O R dispara a arma principal e o L acelera, mas ao custo de combustível. Quando
obtiverem misseis e bombas, estarão nos restantes gatilhos. O A ejecta o piloto
e um segundo toque abre o paraquedas. O analógico direito controla a velocidade
para conseguirem aterrar. Uma tarefa necessária para abastecer e reparar a
aeronave. Se tiverem dificuldades, podem activar a opção para aterrarem
automaticamente, mas serão penalizados no final do nível.
Quanto
mais tempo ficarem no céu, mais poderosos ficarão, uma técnica ardilosa para
manter o jogador agarrado. Pequenas injecções virtuais de adrenalina que,
juntamente a cenários intermináveis, contribuirão para uma enorme duração de
jogo.
A nível
técnico não há nada que se destaque, os visuais são básicos assim como a banda
sonora. Caótico, divertido q.b.,
esquizofrénico, mas facilmente desinstalado da consola quando chegar algo
melhor. Não me será memorável.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack.