Yo-kai Watch 2: Bony Spirits / Fleshy Souls
São o tipo de situações que pudemos assistir ao longo do primeiro jogo, contudo desta vez estes acontecimentos provocados por Yo-kai rapidamente são colocados um pouco de parte, dando lugar a uma história que desenvolve desde as suas personagens, ao passados da família Nathan (ou Katie, se escolhemos jogar com ela), do Yo-kai Watch, entre outros personagens, nomeadamente Yo-kai. Desta vez a história começa com o nosso protagonista a ter o seu Yo-kai Watch a ser roubado por um duo de estranhos Yo-kai que parecem ser bruxas, levando o jogo a uma espécie de recomeço como se os eventos do primeiro jogo não tivessem ocorrido. Rapidamente a situação resolve-se e o jogo parte para um conjunto de missões que acabam por marcar os capítulos do mesmo, como se estivéssemos a assistir a um episódio da série de animação.
Para quem não conhece, este trata-se de uma série de video-jogos e de animação, com um tremendo sucesso no Japão. Cá em Portugal é acompanhada entre o público mais novo, e embora aparente ser semelhante a algo do género Pokémon, é na realidade um RPG mais convencional, com as suas próprias mecânicas de captura e coleccionismo. A exploração é também mais dentro do género que a Level-5 nos tem vindo a habituar em Inazuma Eleven, onde exploramos apenas a cidade e arredores.
Um ponto bastante diferente é na mecânica de combate, que em pouco muda face ao primeiro jogo: os Yo-kai atacam automaticamente, sendo que de vez em quando podemos usar o ataque especial através do ecrã tátil, numa espécie de mini-jogo. Temos alguma estratégia, como escolher o inimigo ou parte do mesmo que queremos atingir, e o próprio sistema de captura envolve oferecer comida a Yo-kai inimigos, e alguma sorte para este ficar interessado e juntar-se. Existem ainda mecânicas de evolução, mas no geral, é possível concluir o jogo sem grandes dificuldades, usando os mesmos personagens.
Mas o combate não seria vital sem a existência de Yo-kai, e desta vez contamos com imensos novos Yo-kai para coleccionar, aumentando ainda mais o Medallium (o Pokédex cá do sítio). Eles estão em todo o lado, desde árvores, debaixo de coisas, no topo de postes de electricidade, etc. Alguns tomam-nos de emboscada em pontos do mapa onde andam livremente, mas em lado algum o jogo conta com as random-battles que podemos encontrar nos RPGs mais tradicionais. Jibanyan tem algum destaque no jogo, existindo várias formas diferentes do mesmo para encontrar e capturar.
O jogo torna-se mais interessante quando voltamos 60 anos atrás no tempo, onde desvendamos vários mistérios importantes sobra o universo Yo-kai e as suas personagens. Aqui conhecemos o avô de Nathan ou Katie, e num ponto curioso o jogo muda um pouco dependendo do protagonista que escolhemos, mudando desde personagens importantes à história que acompanhamos. Outra escolha importante é a versão a comprar, quer Bony Spirits ou Fleshy Souls, mas esta decisão muda os Yo-kai que temos disponíveis para coleccionar, embora seja possível trocar criaturas com outros jogadores.
Se seguirmos apenas a história principal, o jogo é extremamente curto, mas existem imensas side-quests para explorar, muitas delas que nos dão itens valiosos, desbloqueiam coisas que nos facilitam a aventura ou até mesmo encontrar Yo-kai que não conseguimos de outras maneiras. Infelizmente muitas das missões, mesmo as obrigatórias para a história, são enfadonhas, levando-nos a andar de um lado para o outro da cidade (ou cidades) em tarefas monótonas. Como exemplo, em algumas ocasiões somos obrigados a andar de comboio e até mesmo passar por "todas" as estações, em que entre elas temos curtos diálogos, e várias vezes vi conversas repetidas e desnecessárias.
Mas fora a aventura principal existem várias coisas a explorar, muitos Yo-kai para capturar, insectos e outros itens valiosos, e um post-game que prolonga o jogo, com missões e novos Yo-kai. Temos ainda alguns mini-jogos que vamos encontrando pelo jogo, e até pequenas sequências de animação. Existem também códigos QR para desbloquear Yo-kai e itens importantes, entre outros conteúdos adicionais para desbloquear pela internet. Há várias coisas para obter para além de seguir a história até ao fim, que consegue cativar ainda mais se quisermos completar o nosso Medallium.
Funcionando como uma sequela direta dos eventos do primeiro Yo-kai Watch, a sequela talvez não evolua muito em termos de jogabilidade ou nos levar a explorar mais este mundo. Mas viajar no tempo, tal como desvendar alguns pontos importantes para a história acaba por ser interessante dentro do universo Yo-kai. Os fãs da série podem contar com muitos novos Yo-kai para coleccionar, e um melhor desenvolvimento da história do universo do jogo.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo 3DS, gentilmente cedido pela Nintendo