Star Fox 64
Em estágio para o lançamento de Star Fox Zero na Wii U, a Nintendo trouxe para a Virtual Console o grande clássico Star Fox 64. Esta é a versão americana de Lylat Wars, o clássico da Nintendo 64 lançado em 1997 e que trouxe ao mundo uma inovação que até hoje permanece nos comandos de todas as consolas de videojogos: a vibração!
Na altura, era realmente espetacular: A cada dano sofrido na nave, a cada grande explosão, ou até quando se pilotava a alta velocidade, bzzzzzt! O comando da consola vibrava e tornava a experiência muito mais empolgante! Mas se esse terá sido o principal argumento de venda nos anúncios do jogo dessa altura, a verdade é que o jogo em si é excelente - uma space opera com animais antropomórficos, cheia de ação e sequências cinemáticas impressionantes. Dentro das limitações da época e da própria Nintendo 64, o jogo parecia um filme!
Esta edição na Virtual Console é uma boa adaptação desse jogo e permite reviver esses momentos tanto na TV como no GamePad. A versão americana, relativamente ao Lylat Wars, difere praticamente apenas no nome e na ausência das vozes alternativas de "Lylat" (um gibberish incompreensível), mantendo toda a jogabilidade e o clássico voice acting de que todos se lembram. No entanto, há uma desvantagem em jogar desta forma: o comando da Nintendo 64 tinha uma configuração de botões muito particular, pelo que será conveniente ter atenção ao mapeamento de botões da Wii U para uma melhor experiência – basta aceder ao menu e personalizar.
Apesar disso, a não ser que se procure a experiência mais "purista" possível, recomendo a quem tiver uma Nintendo 3DS que opte por jogar o remake Star Fox 64 3D, com os níveis fielmente recriados na portátil, com novas opções de controlo e melhor integradas com o sistema e os visuais atualizados.
Nota: Esta análise foi feita com base em código do jogo para a Wii U, gentilmente cedido pela Nintendo.